Em quadro criado por TV Cultura e Tintas Coral, Projeto Arquitetas Negras aborda a arquitetura afro-brasileira no programa Estação Livre

Divulgação

O Estação Livre, da TV Cultura, programa que valoriza a cultura negra e a diversidade do Brasil, ganhou um novo quadro, que segue pelo mês de dezembro. Chamado Arquitetura Afro-brasileira, o espaço criado em parceria com a Tintas Coral conta com a curadoria do Instituto de Fomento à Arquitetura Afrobrasileira e aborda, em episódios semanais, temáticas importantes neste segmento. 
 
''Para nós é extremamente gratificante termos a presença dessas mulheres num programa como o Estação Livre que, ao longo do tempo, tem se afirmado como um espaço de celebração e discussão das questões da população preta no Brasil. A integração disso com o posicionamento de marcas importantes – como a Coral – com certeza, vai amplificar ainda mais esse espaço'', diz Eneas Pereira, diretor de Programação e VP executivo da TV Cultura.

Logo no primeiro episódio, o espectador conhece o Projeto Arquitetas Negras (@arquitetasnegras) que, recentemente, fundou o Instituto de Fomento à Arquitetura Afro-brasileira. Gabriela de Matos, Audrey Carolini, Thamires Mendes falam sobre os primeiros passos do projeto, suas conquistas em cinco anos de existência, expectativas e planos para o futuro.

"Após cinco anos de existência do Projeto Arquitetas Negras, acumulamos conteúdo, experiência e ideias que agora se desdobrarão em ações que serão realizadas com a potência e visibilidade que acreditamos que nossas produções merecem ter”, afirma Gabriela de Matos, diretora Executiva do Instituto de Fomento à Arquitetura Afro-brasileira. “Esse quadro no Estação Livre é mais um passo para exposição de assuntos que consideramos relevantes compartilhar com a sociedade'', completa.

Outros temas abordados ao longo de seis episódios que vão ao ar toda sexta-feira à noite são Cultura arquitetônica negra, com a participação de Gabriela de Matos, Sheroll Martins e Vilma Patrícia Silva; Como é o empreender dos profissionais negros na arquitetura, com Kaísa Isabel e Yara Elias; A importância das cores na representação da arquitetura, com Audrey Carolini e Josi Benegate; Tem obra, e agora?!, com Nauany Xavier e Thamires Mendes; e Representação no decor|artes, com Thamires Mendes e Monique Silva.

''Estamos entusiasmados em apoiar uma iniciativa como essa, que dá visibilidade a temáticas que precisam ser conhecidas pela sociedade, discutidas pelas pessoas no segmento e fora dele, sob a ótica de quem vive a realidade do mercado de arquitetura e construção civil. E precisamos também falar sobre resgatar a cultura e arquitetura afro-brasileira apagadas pelo tempo. É nosso papel fomentar a representatividade e a diversidade no mercado de trabalho'', comenta Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel Latam, fabricante da Coral. 

Espaços para dar voz e discutir a importância de maior representatividade feminina e negra ganham ainda mais relevância quando levantamentos como o realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em 2020, mostram que somente 4,33% dos arquitetos e urbanistas se autodeclaram negros, enquanto 78,14% se denominam brancos. A mesma pesquisa apontou que 27% dos arquitetos e urbanistas desempregados são mulheres negras, assim como as arquitetas negras sofrem 16 vezes mais assédio sexual no ambiente de trabalho e seu rendimento salarial é quase a metade do que um homem branco ganha.

''Essa sub-representação não é restrita à arquitetura. As mulheres têm habilidades que as capacitam no segmento de construção civil em geral. Na nossa empresa, lideramos um grupo de empresas que, ao nosso lado, torna possível o Coral Mulheres na Cor, um projeto que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade como pintoras profissionais, tornando-as elementos transformadores não somente de suas vidas, mas de suas comunidades. Na área de pintura profissional, elas são apenas 10% da mão de obra. São realidades como essas que precisam ser repensadas e mudanças fomentadas'', completa.

Lançado em março de 2021, o programa é apresentado por Cris Guterres, jornalista e empreendedora considerada pela revista Forbes Brasil uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Estação Livre vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 22h, com reprise aos sábados, às 6h, na TV Cultura. O programa também pode ser visto no YouTube.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato