CNN Brasil estreia a série ''Petróleo na Amazônia'' no CNN Prime Time

Divulgação CNN Brasil

A CNN Brasil estreia na próxima segunda-feira, 18 de dezembro, no CNN Prime Time (20h), uma série exclusiva sobre a exploração de petróleo na Amazônia. ''Petróleo na Amazônia'' é apresentado pelo analista de política Caio Junqueira com imagens do repórter cinematográfico Djalma Sena. Ambos foram até a região acompanhar de perto como anda o debate.
 
Serão cinco episódios, com duração de até sete minutos cada um, exibidos de segunda a sexta-feira durante o jornal, além de um episódio especial com todas as reportagens. Haverá também matérias produzidas para o site da CNN Brasil assinadas por Caio Junqueira.
 
De um lado, existe a possibilidade de que o empreendimento petrolífero possa gerar bilhões de reais em royalties e melhorar as condições de vida dos estados que serão beneficiados com a exploração, como o Amapá, um dos mais pobres da região. As reportagens mostram como o projeto uniu tradicionais adversários políticos, mobilizou grupos de resistência e virou tema de discussões acadêmicas. No entanto, por outro lado, há risco ambiental e a responsabilidade sobre utilização de dinheiro público.

Caio Junqueira e o Djalma Sena viajaram por cerca de dez dias pela Região Norte do país, acompanhando de perto como está essa discussão, levantando histórias, conhecendo pessoas e retratando realidades que podem ser diretamente impactadas a partir da extração do “Petróleo na Amazônia”.

Estreia

No episódio de estreia, é apresentado o modo de vida de quem mora no Amapá e convive com a esperança de que a exploração do petróleo na região costeira do estado possa gerar mais empregos e levar mais qualidade de vida à população. A simples discussão sobre o projeto já mexe com a economia local, com empresários investindo em infraestrutura para atender à futura demanda da Petrobras. Governador e prefeito da capital, Macapá, adversários políticos, se unem para apoiar a exploração. Enquanto isso, a população está dividida com 36,3% dos moradores da região norte apoiando com ressalvas e 18,3% sendo totalmente contra a exploração, de acordo com uma pesquisa Atlas Intel exclusiva pra a CNN Brasil.

Episódio 2

No segundo episódio, estão relatos de lideranças comunitárias da região e acadêmicos que estudam esse projeto de exploração de petróleo por parte da Petrobras no Amapá. Enquanto políticos e governo federal são a favor do projeto e veem grandes oportunidades econômicas, líderes religiosos, entidades não governamentais e comunidades indígenas pedem mais explicações sobre o projeto e estão apreensivos sobre o impacto dessa exploração no ecossistema local.

Episódio 3

No terceiro episódio, são entrevistados pesquisadores da região sobre as questões científicas envolvendo o empreendimento: a possibilidade de um eventual vazamento à costa brasileira e a existência de um sistema de recifes submerso na área de exploração. Quem mora perto do ponto de exploração e trabalha nos arredores também pensa em como o mar e os ribeirinhos podem ter o seu cotidiano afetado.

Episódio 4

O quarto episódio traz uma viagem até o Oiapoque, município amapaense que pode virar a nova capital nacional do petróleo. A cidade é uma das mais pobres do país, rodeada de casos de corrupção entre gestores locais e com moradores esperançosos de que o projeto da Petrobras traga mais desenvolvimento e gere emprego.

Episódio 5

No quinto e último episódio, o analista de política Caio Junqueira entrevista o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a respeito dos pontos mostrados nas reportagens anteriores.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato