Divulgação |
Confira os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 04 a 10 de dezembro.
SEGUNDA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO
A Hora da Estrela (1985) (96’)
[Mostra Festival de Brasília]
Horário: Segunda, 04/12, às 18h30
Classificação: 12 anos
Direção: Suzana Amaral
Sinopse: Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).
TERÇA-FEIRA, 05 DE DEZEMBRO
Santo Forte (1999) (80’)
[Mostra Festival de Brasília]
Horário: Terça, 05/12, às 18h30
Classificação: 12 anos
Direção: Eduardo Coutinho
Sinopse: Entre uma missa campal celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo e, meses depois, a comemoração do Natal, o documentário penetra na intimidade dos católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca. Cada um a seu modo, eles crêem na comunicação direta com o sobrenatural através da intervenção de santos, orixás, guias ou do Espírito Santo.
QUARTA-FEIRA, 06 DE DEZEMBRO
Lavoura Arcaica (2001) (172’)
[Mostra Festival de Brasília]
Horário: Quarta, 06/12, às 18h30
Classificação: 14 anos
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Sinopse: Em um mundo futurista e totalitarista, um grupo de jovens participa de ações terroristas, em nome de uma misteriosa entidade revolucionária, e é perseguido pelas forças de repressão policial. Membros do grupo começam a se rebelar após receberem uma missão quase suicida e a organização começa a ficar dividida. A aventura musical conta com a participação das bandas Ultraje a Rigor, Titãs e Lobão.
QUINTA-FEIRA, 07 DE DEZEMBRO
Branco Sai Preto Fica (2014) (93’)
[Mostra Festival de Brasília]
Horário: Quinta, 07/12, às 18h30
Classificação: 12 anos
Direção: Adirley Queirós
Sinopse: Tiros em uma festa de música negra fora de Brasília feriram dois homens que ficam marcados para a vida. Um terceiro homem vem do futuro para investigar o que aconteceu e provar que tudo isso é culpa da sociedade.
SEXTA-FEIRA, 08 DE DEZEMBRO
Candango: Memórias do Festival (2020) (118')
INÉDITO
[Mostra Festival de Brasília]
Horário: Sexta, 08/12, às 18h30
Classificação: 14 anos
Direção: Lino Meireles
Sinopse: Em 1965, um ano após o início da ditadura militar brasileira, um oásis de liberdade foi inaugurado na capital do país: o Festival de Cinema de Brasília, marco da resistência cultural e política. Este documentário conta a trajetória do evento a partir de relatos das pessoas que construíram a história do festival, entre elas a cineasta e atriz Helena Ignez, o diretor Ruy Guerra, o ator Rodrigo Santoro e o crítico Rubens Ewald Filho. O filme propõe o resgate da memória do que se passou em mais de 50 anos de celebração do cinema brasileiro pelas lembranças de mais de 50 entrevistados.
SÁBADO, 09 DE DEZEMBRO
Carandiru (2003) (145')
[Maratona Milton Gonçalves]
Horário: Sábado, 09/12, às 20h35
Classificação: 16 anos
Diretora: Bruno Barreto
Sinopse: Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.
DOMINGO, 10 DE DEZEMBRO
Vai Trabalhar Vagabundo (1973) (100’)
[Centenário Wilson Grey]
Horário: Domingo, 10/12, às 12h15
Classificação: 16 anos
Direção: Hugo Carvana
Sinopse: Recém-saído da prisão, um vagabundo decide enganar um falso milionário, que apenas aparenta ser rico.