Divulgação |
Após impressionar público e crítica com seu retrato do submundo das influentes famílias de bicheiros no Rio de Janeiro, 'Vale o Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho' agora vai compartilhar os desafios dos bastidores da série documental, além de mais histórias sobre os chefões da contravenção e os personagens que os rodeiam. Nesta segunda (27), estreia no Globoplay 'Vale o Escrito – O Podcast', que traz conteúdos inéditos e complementares à obra. Ao todo serão quatro episódios, publicados às segundas e quartas, com apresentação de Pedro Bial, que assina a supervisão artística da docussérie, e participação de Fellipe Awi, criador e diretor do projeto, e Ricardo Calil, diretor e roteirista. O trio comenta sobre o desenvolvimento da obra e apresenta trechos de entrevistas que não foram ao ar.
“Desde que a série foi lançada no Globoplay com grande sucesso, percebemos a enorme curiosidade da audiência em entender como conseguimos falar com tantas pessoas que nunca tinham se exposto antes. Por isso, achamos que seria interessante falar dos bastidores, do nosso processo de apuração e gravação. Ao mesmo tempo, também vimos no formato de podcast uma grande oportunidade de incluir histórias que ficaram de fora por falta de espaço, mas que ajudam a revelar ainda mais as personalidades de nossos personagens principais”, explica Fellipe Awi. Os espectadores poderão ouvir novos relatos sobre figuras importantes como Sabrina Garcia, viúva do bicheiro Maninho, e José Caruzzo Escafura, o bicheiro ‘Piruinha’.
Para Pedro Bial, trabalhar sem o recurso de imagens costuma ser desafiador, mas está longe de empobrecer o material. “O desafio de transformar um produto audiovisual em um conteúdo predominantemente de áudio é sempre constante. No entanto, esse produto é construído a partir de frases espetaculares, de declarações contundentes, de histórias arrepiantes, que o podcast pode até valorizar o caráter dramático e toda a narrativa da obra. Eu acredito que podcast e ‘Vale o Escrito’ são feitos um para o outro”, destaca.
Ricardo Calil conta que houve o cuidado de estruturar a série em áudio de forma que fosse atrativa tanto para uma nova audiência, que ainda não conhece o universo apresentado pelo projeto, quanto para quem já mergulhou na narrativa sobre a disputa de poder pela operação do Jogo do Bicho. “A expectativa para o podcast é a melhor possível. Esperamos que as pessoas se envolvam com esse novo formato com a mesma paixão que dedicaram até aqui à versão audiovisual”, avalia.
O título faz parte do portfólio de podcasts companion da Globo, modelo já popular no mercado americano com conteúdos em áudio derivados de programas da TV aberta, da TV por assinatura, do streaming, da literatura e do cinema. Além da série documental ‘Vale O Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho’, produtos de sucesso como ‘Mussum - o Podcastis’ (Globo Filmes), ‘Os Outros – O Podcast’ (Globoplay), ‘Linha Direta’ (TV Globo) e ‘Rita Lee – Outra Biografia’ (Globo Livros) ganharam novos produtos nesse formato, que oferece uma experiência complementar para suas histórias, ampliando o seu alcance e reverberação.
'Vale o Escrito – O Podcast' é um Original Globoplay, produzido pelo Conversa.doc, núcleo de documentários do ‘Conversa com Bial’. Com quatro episódios, dois lançados por semana, o conteúdo está disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio.
Sobre o primeiro episódio
O episódio de estreia recapitula o histórico do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. Pedro Bial, Fellipe Awi e Ricardo Calil se aprofundam nos eventos trazidos pelos dois primeiros episódios da série, passando pela história de ascensão e morte do bicheiro Maninho. Para ouvir, clique aqui.