Série inédita do canal Curta! discute o apagamento da identidade e da cultura negras e como elas enriqueceram a história do Brasil

Detalhe de ''Valongo ou Mercado de Escravos no Rio'' (1824), de Augustus Earle, exibido em ‘A Ética do Silêncio’. Divulgação / Curta!

Chega ao Curta! a série ''A Ética do Silêncio'' que, em cinco episódios, deseja trazer à tona o passado, a cultura e a identidade dos afrodescendentes, apagados de forma sistemática pela história oficial. Apresentada pelo próprio diretor, Joel Zito Araújo, a produção se utiliza dos recursos do gênero documental — com depoimentos de especialistas no tema — e de performances de atores e cenas de filmes que ajudam na narrativa.
 
O título da série é como Joel Zito e os entrevistados chamam esse apagamento, que propositalmente exclui a contribuição de negros e negras da historiografia. Esse sistema os transporta para um lugar subalterno e submisso — ou até mesmo invisível — no imaginário popular brasileiro. Por isso, há em “A Ética do Silêncio” a intenção de recuperar o protagonismo dos afrodescendentes e recontar a História sob nova perspectiva.
 
No primeiro episódio, a série fala de pessoas pretas que não eram escravizadas — ou que foram libertadas — e que realizaram grandes feitos no século XIX, como André Rebouças e Luís Gama. E ainda contesta a ideia de que a abolição da escravidão no Brasil foi uma condescendência da então família imperial, mais precisamente da Princesa Isabel, que ficou conhecida como “A redentora” por ter assinado a Lei Áurea.

''A ética do silêncio não apenas escondeu toda a resistência de pessoas escravizadas e de homens livres que, de fato, fizeram a abolição, como forjou novos estereótipos. Desse mito da dádiva da princesa, a abolição passou a ser construída no imaginário nacional como a obra da raça branca emancipadora em favor da raça negra emancipada'', explica Joel Zito.
 

“A Ética do Silêncio” também estará no Curta!On – Clube de Documentários, streaming disponível na Claro TV+ e no site oficial do CurtaOn. Novos assinantes do site têm sete dias de degustação gratuita. A estreia no Curta! é na Sexta da Sociedade, dia 17, 23h.

Maratona da Consciência Negra:
mais de 24h dedicadas às questões raciais no Curta!

Por mais um ano, o Curta! apresenta a Maratona da Consciência Negra que, desta vez, se estenderá por mais de 24h durante o fim de semana que antecede o Dia da Consciência Negra — comemorado na segunda-feira, 20 de novembro. Serão 26 produções relacionadas às questões raciais

A Maratona começa no sábado, dia 18, às 22h, com “Maya Angelou: Ainda me levanto”. No domingo, a programação traz biografias de pessoas pretas de destaque em suas áreas, como “Carolina Maria de Jesus”, “Toni Morrison – Os Fantasmas da América” e “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”; produções sobre História e racismo, como “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” e “A Última Abolição”; sobre religiosidade de origem africana, como “Caminhos dos Orixás”; entre outros temas sempre dedicados às reflexões sobre raça.

No CurtaOn – Clube de Documentários, será disponibilizada uma pasta especial com 70 conteúdos entre filmes e episódios de séries relacionados à temática, incluindo: “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”, “Meu Amigo Fela”, “Teatro Experimental do Negro” e “Caminho dos Orixás”. A seleção vai estar disponível na Claro TV+ e no site oficial do CurtaOn. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 13/11

23h – “George Harrison: Living In The Material World” (Documentário em 4 partes) - Episódio 3 - INÉDITO

O cineasta Martin Scorsese retrata a trajetória do ex-beatle George Harrison, desde suas raízes em Liverpool até se tornar um dos músicos mais talentosos e influentes de sua geração. Através de entrevistas com o músico, Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, Eric Clapton, George Martin e Phil Spector, além de farto material de arquivo, incluindo performances, o filme nos oferece um vislumbre raro da mente criativa por trás do lendário guitarrista. Direção: Martin Scorsese. Duração: 44 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de novembro, terça-feira, às 03h e às 17h; 15 de novembro, quarta-feira, às 11h; 18 de novembro, sábado, às 16h30.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 14/11

20h30 – ''Designers do Brasil - 2ª Temporada'' (Série) - Episódio: ''Fernando Prado e Ana Neute'' - INÉDITO

Fernando Prado e Ana Neute exploram as funcionalidades e possibilidades poéticas do design de equipamentos de iluminação. Cada um à sua maneira, com produção em escala industrial ou artesanal, concebe objetos voltados para as moradias contemporâneas. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 15 de novembro, quarta-feira, às 00h30 e às 14h30; 16 de novembro, quinta-feira, às 08h30; 18 de novembro, sábado, às 18h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 15/11

20h – ''Diretores de Arte'' (Série) - Episódio: “Marcos Flaksman'' - INÉDITO

Uma conversa com Marcos Flaksman, que abre as portas de sua casa e nos leva ao cenário de seu mais recente trabalho no teatro. O episódio apresenta detalhes da sua trajetória no audiovisual e o seu olhar sobre o ofício da direção de arte, através de trechos de filmes que levam sua assinatura, como "Garota de Ipanema", "O Xangô de Baker Street" e "Se Eu Fosse Você". Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 16 de novembro, quinta-feira, às 00h e às 14h; 17 de novembro, sexta-feira, às 08h; 18 de novembro, sábado, às 19h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 16/11

22h – “Toni Morrison – Os Fantasmas da América” (Documentário)

Escritora, editora, professora universitária e primeira mulher negra a receber o Nobel de Literatura, Toni Morrison tem seu legado analisado neste documentário. Descrita como um “tesouro nacional” pelo ex-presidente Barack Obama, Toni — falecida em 2019 — produziu uma obra composta por 11 livros, traduzidos em diversos idiomas, profundamente impactada por questões raciais e com uma narrativa influenciada pela forma como seus antepassados contavam histórias. “Toni Morrison te leva para dentro de um ser humano, de maneira que nenhum de nós está preparado para imaginar”, afirma o diretor de teatro Peter Sellars. Além de Peter, outros entrevistados relembram a potência da escritora, entre historiadores, ativistas e outros escritores. Entrevistas com a própria Toni também compõem o fio narrativo do documentário. O filme não se preocupa tanto com minúcias de sua vida pessoal quanto com acontecimentos que impactaram diretamente sua visão de mundo e, consequentemente, sua escrita. A maioria deles está relacionada ao preconceito racial, às terríveis histórias de seus antepassados escravizados e à luta pelos direitos civis. Parte da mesma geração de Martin Luther King, Toni esteve ao lado de grandes ativistas, entre eles Angela Davis, de quem se tornou amiga e editora. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de novembro, sexta-feira, às 2h e às 16h; 19 de novembro, sábado, às 17h; 20 de novembro, domingo, às 10h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 17/11

23h – ''A Ética do Silêncio'' (Série) - Episódio: “Brasil Monárquico - O silêncio constitucional” - INÉDITO

Após a independência brasileira, em 1822, a escravidão permaneceu sendo um pilar da nova nação. Sob o silêncio racial da lei, a cor da pele condicionava a liberdade da ampla maioria desses cidadãos. Desde então, um conjunto de códigos e práticas policiais implementados no período forneceram os fundamentos do racismo institucional, que é discutido até os dias atuais. Direção: Joel Zito Araújo. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de novembro, sábado, às 03h e às 10h45; 19 de novembro, domingo, às 21h; 20 de novembro, segunda-feira, às 17h; 21 de novembro, terça-feira, 11h.
 
Sábado, 18, e domingo, 19/11

Maratona Consciência Negra – Mais de 24h de programação sobre questões raciais

Programação completa:

18/11

22h - Maya Angelou: Ainda me levanto (Bob Hercules, Rita Coburn Whack)

19/11

00h – O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King (Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams) – Episódios 1, 2, 3 e 4

04h - Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana (José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre) – Ep. “Terra de liberdade”

10h - Inconveniências Históricas (Belisario Franca, Pedro Nóbrega) – Ep. “Liberdade Para Inglês Ver”

10h30 - Sobre Sonhos e Liberdade (Marcia Paraiso, Francisco Colombo)

11h45 – Clementina (Ana Rieper)

13h10 - O Lobo do Lobo e a Literatura Latino Americana (Daniel Augusto) – Ep. “Conceição Evaristo”

14h10 - Libertem Angela Davis (Shola Lynch)

16h – Carolina Maria de Jesus (Vanessa de Araújo de Souza)

17h - Toni Morrison - Os Fantasmas da América (Claire Laborey)

18h – Balanço Black (Flávio Frederico) – Ep. “Laço Negro”

18h30 – A Última Abolição (Alice Gomez)

20h – Caminhos dos Orixás (Betse de Paula) – Ep. “Exu - O mensageiro entre dois mundos”

20h40 – Grandes Cenas (Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno) – Ep. “Kbela”

21h – A Ética do Silêncio (Joel Zito Araújo) – Ep. “Brasil Monárquico - o silêncio constitucional”

22h30 – Companhias de Teatro Brasileiro (Roberto Bomtempo) – Ep. “Teatro Experimental do Negro”

23h - Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro (Catherine Bernstein, Martine Delumeau)

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato