Segunda temporada de "Último Pouso", da TV Cultura, chega ao fim neste sábado

Divulgação TV Cultura

Neste sábado (18/11), a partir das 22h, vai ao ar na TV Cultura o quarto e último episódio da segunda temporada de Último Pouso - A História Vista de Cima, série original da emissora. O capítulo final vai tratar das breves histórias de companhias aéreas brasileiras que não duraram, mas que surgiram em momentos importantes da aviação no país.
 
Um desses momentos foi o chamado pós-guerra, o período que sucedeu a 2ª Guerra Mundial. Inúmeras iniciativas surgiram em todo o Brasil com a compra de aviões excedentes do conflito, em destaque os Douglas DC-3. 
 
Nessa época, várias companhias aéreas nasceram e começaram a operar serviços regionais, ligando pequenas comunidades a algumas capitais estaduais. Suas autorizações de tráfego, na maioria dos casos, limitavam-se às regiões que serviam. São empresas como Lóide Aéreo, NAB, Nacional, Paraense, Savag, Catarinense, Linhas Aéreas Paulistas, Bahiana, entre outras. Essa febre durou até os anos 1960, e o episódio conta que fim levaram essas empresas, e por que não foram bem-sucedidas.
 
Três décadas depois, outro fenômeno semelhante surgiu, de empresas aéreas de curta duração. Porém, por causas e constituições distintas. se destacaram ao menos dois tipos: regulares e charters (de fretamento). São empresas como Air Vias, Skyjet, Fly Linhas Aéreas, Via Brasil, BRA Transportes Aéreos, Nacional, Pantanal, Trip, Webjet e Itapemirim, entre outras. 
 
A série encerra a temporada mostrando que, até os dias de hoje, ainda surgem empresas buscando um lugar no mercado. No entanto, muitas não sobrevivem à competição e acabam por não ter outra escolha a não ser realizarem seu último pouso.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato