Divulgação Globo |
A pé, de ônibus e até de barco. De diferentes pontos do Brasil, milhões de estudantes que sonham com a universidade se deslocaram para realizar as provas do Enem nos dois últimos domingos. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 14, conta as histórias e os desafios dos candidatos para não desistirem de estudar e acompanha a maratona dos professores de cursinho às vésperas do exame.
Sonhando em cursar Direito ou Relações Internacionais em uma das universidades públicas do Pará, Adria Letícia Gomes, uma das estudantes ouvidas pela repórter Mayara Teixeira e pelo repórter cinematográfico Eduardo De Paula, está fazendo a prova do Enem pela terceira vez. Sua família vive em um igarapé no Baixo Acará, localizado no estado do Pará. Para chegar até o local da prova, em Belém, o caminho de Adria é longo. Barco, caminhada, moto, mais um barco, ônibus e mais uma caminhada são parte da rotina da estudante que deseja ser a primeira pessoa da sua família a ter ensino superior.
Na periferia de São Paulo, a repórter Danielle Zampollo acompanha o encontro de alunos de um cursinho preparatório popular. Além de estudar para o vestibular, Eduardo Boneso, de 21 anos, que trabalha como garçom em uma lanchonete na zona sul de São Paulo das 20h às 4h, quando encerra sua jornada de trabalho e começa a viagem de duas horas no transporte público para chegar em casa já pela manhã, no dia da prova. "Eu me sinto em desvantagem em relação aos outros alunos. Eu queira muito poder chegar mais cedo em casa, revisar o conteúdo, mas não tenho tempo. Estou sempre trabalhando. Cansado, óbvio, mas correndo atrás do meu sonho", conta Eduardo que planeja estudar arquitetura em uma universidade pública.
O cursinho gratuito atende mais de 200 jovens estudantes. Muitos deles são os primeiros de suas famílias a tentar ingressar em uma universidade pública. Ana Carolina Nilton, coordenadora do curso, fala sobre as dificuldades desses alunos em acessarem o Ensino Superior. "Se você é um jovem da periferia, muitas vezes você tem que escolher entre trabalhar, ter o que comer e onde morar, ou estudar e entrar em uma faculdade. O que a gente quer é que nossos alunos entendam que, mesmo sendo preto, pobre e periférico, eles têm o direito de entrar na universidade. Que tem um lugar para ele na USP, Unicamp, Unesp", afirma.
Na véspera da primeira prova do Enem, o repórter Thiago Jock acompanha uma maratona de aulas de um grande cursinho da cidade de São Paulo, onde mais de oitenta professores se dedicam a revisar o conteúdo de um ano inteiro em dois dias. A professora de Redação Maria Aparecida Custódio destaca o que considera uma das principais dificuldades dos alunos. "Um problema entre os estudantes é a interpretação de texto. Eles não conseguem se concentrar para ler textos simples", avalia. Na reta final, os professores procuram tranquilizar e incentivar os alunos.
O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar na noite de terça-feira, dia 14, logo após ‘Todas as Flores’.
Tags
Programação