Pê-efe dos paraenses é o tema do próximo episódio de 'Prato Feito Brasil'

Divulgação Globo/Ana Mendes

No episódio de 'Prato Feito Brasil' dessa sexta-feira (01), Rita Lobo visita o Pará pela primeira vez para conhecer o pê-efe dos paraenses. A viagem começa pelo famoso Ver-o-Peso, em Belém, um dos mercados públicos mais antigos do Brasil. A apresentadora percorre as barracas, conversa com os comerciantes, conhece temperos, variados tipos de carnes e o pê-efe que mais se consome no local: arroz, feijão, peixe frito, açaí e farinha. Por conta da proximidade com os rios, o Pará é o segundo estado em que mais se come peixe no país e só no Ver-o-Peso é possível encontrar mais de 40 tipos de pescados. "A geografia do lugar define o que as pessoas irão comer, mas a estrutura do pê-efe é a mesma em todo o Brasil", constata Rita, que, através de depoimentos de especialistas em nutrição e saúde, mostra que o arroz com feijão pode substituir as carnes para quem não come, pois juntos eles equivalem a uma proteína de alta qualidade. 

No Ver-o-Peso, Rita encontra a chef de cozinha Danielle Serrão, que a apresenta todos os alimentos que não podem faltar no prato feito dos paraenses. Durante a caminhada e bate-papo pelo mercado, Rita descobre que uma pessoa que trabalha com Danielle faz um feijão realmente especial e decide conhecê-la. Com Dilcilene, Rita prepara o famoso feijão adubado – que leva legumes entre os ingredientes – e quer ir mais fundo na história da receita de família. Ela parte para a casa da tia de Dilcilene, Dona Dionéia, que fica em Acará, uma comunidade próxima de Belém. Junto dessa família – a tia, irmãos, filhos e primos – ela se comove com as memórias afetivas que todos guardam da matriarca já falecida, a autora das receitas que passam de pais para filhos.       

Para garantir o prato feito na mesa todos os dias, a família pesca o próprio peixe e Rita decide acompanhar Clayton, irmão de Dilcilene, na tarefa. No caminho para o igarapé, a apresentadora se impressiona com o conhecimento que ele tem das plantas da floresta. "Ele me deu uma aula, tem o conhecimento que pessoas estudam muito para obter", elogia Rita. De volta à casa com um tambaqui e alguns temperos da floresta, é hora do preparo do prato feito – peixe, feijão adubado, arroz e salada – e mais muita conversa e histórias emocionantes em volta da mesa.           

'Prato Feito Brasil' é exibido às sextas, após o 'Globo Repórter'. No GNT, vai ao ar aos sábados, às 20h. A série documental em quatro episódios tem direção de Patrícia Carvalho, produção de Natália Daumas, roteiro de Luciana Tezoto e direção de gênero de Mariano Boni.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato