Divulgação Globo/Leonardo Rosário |
Quadro mais longevo do 'Fantástico' atualmente, no ar desde março de 2019, ''Mulheres Fantásticas'' tem neste domingo uma edição especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A jornalista Glória Maria, que apresentou por mais de uma década o 'Show da Vida' e morreu em fevereiro deste ano, é uma das personagens retratadas neste episódio. Mãe de duas meninas, ela ficou marcada pelo pioneirismo de ser a primeira jornalista negra da televisão brasileira, e também a entrar em uma transmissão ao vivo. Viajou por mais de 160 países e terá mais detalhes de sua história contada, através de animação, com a narração da atriz Sheron Menezes.
Divulgação Globo/Leonardo Rosário |
Também nesta edição do quadro, a apresentadora Poliana Abritta vai à Casa Branca, em Washington, conversar com a mineira Natalícia Tracy, que lá trabalha desde setembro de 2021. Filha de uma dona de casa com um carpinteiro, Natalícia deixou o interior de Minas Gerais ainda na adolescência para ser babá nos Estados Unidos. Fez mestrado, doutorado, e atualmente é conselheira-chefe de Segurança e Saúde do Trabalhador na capital americana. "Se eu tivesse que voltar e mudar alguma coisa, eu acho que eu não mudaria nada, porque foram as minhas experiências dolorosas que criaram a pessoa que eu sou hoje e os meus valores", ressalta Natalícia, que tem nove irmãos. "Eu consegui resgatar a minha dignidade. E trabalho todos os dias para que outras pessoas também tenham essa oportunidade".
Reconhecido nacional e internacionalmente, considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil, o samba é o tema do terceiro episódio de “Música Preta Brasileira”, que também vai ao ar no ‘Fantástico’ deste domingo. Ao lado de Alcione, Martinho da Vila, Xande Pilares, Teresa Cristina, Moacyr Luz e os músicos do Samba do Trabalhador, os apresentadores Maju Coutinho e Rael reverenciam a cultura afro-brasileira, a ancestralidade e resistência do samba. O episódio, gravado no Rio de Janeiro, reúne os convidados em uma grande roda de samba e de conversa sobre a história do gênero musical, e exalta nomes como o de Noel Rosa, Cartola, Fundo de Quintal, entre outros tantos outros compositores e intérpretes. "Qualquer lugar onde tinha, no passado, uma senzala em que as pessoas batucavam, ia surgindo o samba. Aí, aqui no Rio, ganhou um jeitinho carioca que tem o seu jeito de cantar, o seu jeito de tocar”, diz Martinho.
Apresentado por Maju Coutinho e Poliana Abritta, o ‘Fantástico’ deste domingo começa logo depois do ‘Domingão com Huck’ e traz também as últimas informações sobre as eleições na Argentina. O repórter Álvaro Pereira Jr. está em Buenos Aires acompanhando o clima no país às vésperas da escolha do novo chefe de Estado.
Tags
Programação