''Mimbó'', documentário do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, concorre ao Prêmio TAL 2023

Divulgação

A Rede TAL Televisión América Latina, que reúne canais públicos e culturais da região, promove anualmente o Prêmio TAL, reconhecendo produções de destaque de diversos canais dos países que integram a rede. Para a 11ª edição agora em 2023, o documentário ''Mimbó'', do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, foi indicado na categoria “Unitario Documental”.  

“Mimbó” ressalta a realidade do quilombo que dá nome ao filme. Ele surgiu a partir de quatro escravizados fugidos e que viveram por 30 anos dentro de uma caverna, sem saber que, nesse período, a abolição havia sido aprovada. O Quilombo do Mimbó reúne cerca de 600 pessoas na comunidade piauiense de Amarante, a cerca de 160km da capital Teresina.  

Nesses 200 anos de existência, a líder comunitária Idelzuíta Paixão, de 68 anos, neta de um dos fundadores, resume bem o papel da comunidade quilombola: “A gente existe porque resiste”. “Mimbó” foi o vencedor do 12º Doc Futura, lançado em 2021, e, em 53 minutos, exalta a força da comunidade nas atividades de educação e trabalho, além da importância da união em torno da reivindicação dos títulos de posse da terra, para que evitem ações de despejo na comunidade. Após o Doc Futura, o quilombo, com mais de 70 famílias, recebeu a titularidade de suas terras, que somam 2.800 hectares, por ação do governo estadual. Além dessa conquista, Idelzuíta, como matriarca da comunidade, foi agraciada com o título de Patrimônio Vivo do Estado do Piauí, pelo Governo do Piauí e instituições culturais. 

“A indicação ao Prêmio TAL 2023 foi imediatamente compartilhada com a comunidade e companheiros de trabalho. Claro, não poderia ser diferente pela construção coletiva que fizemos nesse filme desde o início. A alegria foi geral e ainda com aquela sensação de não acreditar. Mas é isso…o movimento do universo, através da ancestralidade, é circular. Ele está nos devolvendo o plantio. Que bom!!”, comemora o diretor Chico Rasta. 

''Ao concorrer ao pitching do doc Futura no ano de 2021, o projeto do Mimbó se destacou por mostrar uma sociedade matriarcal construída por antigos escravizados, que conseguiram com muita luta manter a comunidade unida e sem deixar nenhum para trás. Nesse contexto o enredo se insere totalmente no conteúdo que procuramos sempre trazer para a grade do canal, que é o da inclusão das populações periféricas, diversas e que podem ser transformadas através da educação. Um tema que com certeza abrange toda a América Latina'', acrescenta Tatiana Milanez, líder de produção de conteúdo do Canal Futura.  

''Mimbó'', que também está disponível no Canal Futura dentro do Globoplay, disputa o Prêmio TAL 2023 na categoria “Unitario Documental” com outros seis concorrentes da América Latina: 
  • Los medios de la guerra – Agencia Nacional de Noticias Télam – Argentina 
  • Mujeres de mi patria – Canal Encuentro – Argentina 
  • Atacama Hadal, un viaje al Inframundo – NTV Chile (Señal 2 de TVN) – Chile 
  • Darién, el infierno de los imigrantes – Departamento de Prensa (Señal 1 Televisión Nacional de Chile) – Chile 
  • Del otro lado – RTVCPlay – RTVC Sistema de Medios Públicos – Colômbia 
  • Tiempo de juego – Señal Colombia – RTVC Sistema de Medios Públicos – Colômbia 
Nessa edição de 2023 do Prêmio TAL, foram reunidas 37 categorias, com 682 candidatos de 66 canais e 14 países. Do Brasil, além de Mimbó, outros 11 filmes e/ou programas foram indicados este ano. A premiação será em novembro, em local e data a serem confirmados. Desde 2013, o Futura já conquistou 12 Prêmios TAL. 

Mimbó também foi selecionado para o Science Film Festival, em cartaz até dezembro 

“Mimbó” também está entre os 48 filmes brasileiros selecionados pelo Science Film Festival (SFF), o maior festival de cinema científico do mundo, cuja 5ª edição está em cartaz no Brasil até 20 de dezembro. Todo o festival é gratuito e basta se inscrever no formulário online para ter acesso aos filmes, que podem ser vistos na plataforma Vimeo do SFF. 

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato