Indicado ao Oscar, "O Quatrilho" é destaque na telinha da TV Brasil

Divulgação TV Brasil

A TV Brasil apresenta o filme "O Quatrilho" (1995) na sessão de cinema deste domingo (5), às 14h. Com direção do saudoso cineasta Fábio Barreto, a produção inédita no canal revela paixões envolvendo dois casais. O longa nacional que combina romance e drama foi um dos finalistas do Oscar e concorreu ao Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. A história de amor e traição fica disponível no app TV Brasil Play. 

Baseada no livro homônimo de José Clemente Pozenato, a trama tem Glória Pires, Patrícia Pillar, Bruno Campos e Alexandre Paternost no núcleo principal. O elenco ainda reúne grandes nomes da dramaturgia brasileira como os já falecidos Gianfrancesco Guarnieri, José Lewgoy, Cecil Thiré e Cláudio Mamberti. 

Considerada uma das obras que marca a retomada do cinema nacional na década de 1990, a película foi premiada no circuito internacional. "O Quatrilho" deixou legado para a produção brasileira e abriu portas para outras grandes produções da sétima arte do país em mercados como os Estados Unidos e a Europa, como os filmes "O Que é Isso, Companheiro?" (1998), de Bruno Barreto, e "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles. 

O longa-metragem obteve reconhecimento no Festival de Havana (Cuba) nas categorias Melhor Atriz (Glória Pires), Melhor Música e Melhor Direção de Arte e no Festival de Viña del Mal (Chile) nas categorias Melhor Atriz (Glória Pires) e Melhor Concepção Técnica. A trilha sonora do filme dirigido por Fábio Barreto foi composta por Caetano Veloso, com arranjos de Jaques Morelenbaum. 

A atração se insere na mostra especial da emissora pública com clássicos brasileiros das telonas realizados pela produtora L.C. Barreto, que em 2023 completa seis décadas de atividades. A programação já trouxe outros sucessos como "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976) e ainda conta com a ficção "Beijo no Asfalto" (1980) e os documentários "Garrincha, Alegria do Povo" (1962) e "Isto é Pelé" (1974). 

Enredo revela envolvimento de casais 

A trama de "O Quatrilho" se passa em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul habitada por imigrantes italianos nos anos 1910. Dois casais muito amigos se unem para sobreviver e decidem residir na mesma casa.  

O convívio próximo sob o mesmo teto faz com que uma das mulheres, Teresa (Patricia Pillar), esposa de Angelo Gardone (Alexandre Paternost), passa a se interessar por Máximo (Bruno Campos), marido da outra mulher, Pierina (Glória Pires), sendo correspondida pelo amante. 

Com o tempo, os dois apaixonados decidem fugir e recomeçar outra vida. Teresa e Máximo deixam para trás seus antigos parceiros que vivem uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato