Divulgação |
A nostalgia está literalmente no ar nesta segunda-feira, dia 27, com a chegada dos novos canais FAST 'Viva 70 fast' e 'Viva 80 fast' ao Globoplay. A partir de hoje, os fãs de novela poderão assistir gratuitamente, no ‘Viva 70 fast’, ‘A Sucessora’ (1979), ‘Locomotivas’ (1977) e ‘Dancin´ Days’ (1978) e, no ‘Viva 80 fast’, ‘Baila Comigo’ (1981), ‘Amor com Amor se Paga’ (1984), ‘Sassaricando’ (1988) e ‘Fera Radical’ (1988). Novelas emblemáticas que ocupam um lugar especial na memória afetiva não só do público, mas também daqueles que ajudaram a contá-las.
A atriz Suzana Vieira, por exemplo, relembra com carinho sua personagem Marina, em 'A Sucessora', e comemora o fato de a novela poder ser vista por novas gerações. “É uma grande alegria saber que vou ter o prazer de rever minhas primeiras novelas neste canal. Muito feliz em ter a minha trajetória eternizada. E mais feliz ainda em poder mostrar isso para o meu filho, meus netos e fãs”, diz.
Na trama, a personagem vive um casamento marcado por uma estranha obsessão. No Rio de Janeiro dos anos 1920, a inocente Marina se casa com o rico viúvo Roberto Steen (Rubens de Falco), proprietário de uma elegante mansão na Rua Paissandu, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além das dificuldades para se adaptar ao luxo, ela convive com a adoração do marido por Alice, sua primeira mulher. A governanta Juliana (Nathalia Timberg), apaixonada pelo patrão, não deixa que a falecida seja esquecida e cria um clima sombrio na casa.
Glória Pires, que fez parte da icônica ‘Dancin’ Days’ no papel de Marisa, filha da ex-presidiária Júlia Matos, interpretada por Sônia Braga, fala sobre a importância da obra pessoalmente e para a teledramaturgia: “Dancin´ Days foi um marco na tv brasileira. Havia bastante preconceito e essa foi a novela que rompeu as barreiras de classe social, gênero e idade. Me lembro de passar pela orla de Copacabana no horário em que era apresentada e ver todos os apartamentos com a luz da tv acesa e a rua vazia. Pessoalmente me marcou muito. Além de ganhar o prestigioso prêmio APCA como atriz revelação, fui convidada para protagonizar a novela Cabocla”.
A atriz Cláudia Raia também tem um carinho muito especial por sua eterna Tancinha, personagem que brilhou em ‘Sassaricando’ como uma feirante carismática e espontânea, dona de um sotaque inconfundível e que se via dividida em meio a um triângulo amoroso. “Que alegria poder rever a Tancinha de ‘Sassaricando’ no novo canal Viva 80 fast. Uma personagem icônica e que marcou minha carreira como atriz. Aliás, diversos personagens maravilhosos e um elenco incrível deste clássico da dramaturgia brasileira. Que bom que esse grande sucesso estará disponível gratuitamente, pelo Globoplay, para todos”, afirma.
Já Tony Ramos fala do quão especial foi viver os gêmeos idênticos Quinzinho e João Victor que não sabiam da existência um do outro em ‘Baila Comigo’. “A novela ‘Baila comigo’ foi muito especial para mim. Não só por ter feito gêmeos, mas também pelo encontro que eu tive com grandes atores, enormes atores, como Lílian Lemmertz, Fernando Torres, uma turma enorme. Comecei a gravar a novela em Portugal porque um dos gêmeos vivia em Portugal, o João Victor, e o outro vivia no Rio de Janeiro, o Quinzinho. Uma novela que fala sobre a alma brasileira, a grande classe média brasileira e, ao mesmo tempo, mostrando o outro irmão, que não sabia da existência do Quinzinho, vivendo dentro da elite europeia. Uma novela com atrativos dos mais variados. Tive uma felicidade muito grande em poder ter participado dessa grande obra de Manoel Carlos. Estou muito feliz com os novos canais FAST, uma nova forma de você poder oferecer a dramaturgia clássica e outras que virão, evidentemente, o que nos enche de alegria, nós atores que lidamos com a dramaturgia”, diz.
Os canais ‘Viva 70 fast’ e ‘Viva 80 fast’ estão disponíveis gratuitamente e podem ser encontrados no trilho de conteúdo ao vivo do Globoplay, na aba “Agora”.