Zinho relembra sua época no Flamengo e fala sobre a evolução do clube: ''Financeiro de nível europeu''

Divulgação @CBF

Completando 20 anos do famoso episódio do anúncio da Waldemar no Flamengo neste sábado (14), o clube rubro-negro será tema da mais nova produção original da ESPN: ''Por que Waldemar? Eis a Questão no Futebol Brasileiro''. O documentário parte do acontecimento que virou meme e mostra como isso se tornou o estopim para a evolução na gestão de futebol do time de maior torcida no Brasil, além de outros clubes da elite no cenário nacional.

Revelado nas categorias de base do Flamengo, campeão brasileiro no clube e integrante da equipe nas décadas de 80, 90 e nos anos 2000, Zinho é um dos grandes nomes do futebol nacional desta geração. Campeão Mundial com o Brasil na Copa de 1994, Zinho atualmente é comentarista dos canais ESPN e relembrou a gestão do clube rubro negro, com destaque ao acontecido no anúncio de Waldemar Lemos, e revelou o motivo de sua saída na primeira passagem:

''Não estava lá na época do Waldemar, mas eu vivi o que era o Flamengo antigamente. Eu mesmo saí do Flamengo porque estava com o salário atrasado havia três meses e só fui vendido para o clube conseguir pagar o que estava atrasado para todo o elenco. Foi esta a situação que provocou a minha venda, tanto que antes o clube teve oportunidades de me vender e recusou. Então havia muito amadorismo na gestão, dirigente mais torcedor do que gestor, e claro, tinha também pessoas sérias e corretas. Mas era muita influência de cartolas torcedores e a administração era muito ruim. Tanto que esse fato do Waldemar foi um absurdo, chega a ser cômico. Hoje em dia a gente dá risada, mas foi algo constrangedor para o Waldemar e para os dirigentes na época'', comenta Zinho.

O primeiro episódio de “Por que Waldemar? Eis a Questão no Futebol Brasileiro” estreia neste sábado e retrata justamente a realidade do clube carioca e o que levou ao acontecimento que se tornou meme. A produção conta com depoimentos de 4 ex-presidentes do clube rubro-negro, Kléber Leite, Hélio Ferraz, Edmundo Santos Silva e Eduardo Bandeira de Mello, do ex-dirigente Eduardo Moraes (Vassoura), protagonista deste anúncio, de Cícero Mello, repórter da ESPN e autor da pergunta que dá título ao documentário, e outras figuras relevantes do Flamengo na época, como os campeões mundiais Vampeta e Edilson, e o próprio Waldemar Lemos.

Relembrando os gritos de “Fora Waldemar” durante o anúncio do treinador, Zinho complementa: “Antigamente, além de ter torcida organizada na apresentação, como no caso do Waldemar, tinha sala de torcedores dentro do clube, na Gávea. Então eles tinham uma influência grande dentro do clube. Até porque alguns dirigentes também faziam parte das organizadas. Então era um amadorismo absurdo. A sorte é que tinha muito talento e muito jogador bom no Flamengo e no Brasil como um todo”.

Também ponto de destaque da produção, a evolução na gestão do clube também foi exaltada pelo ex-jogador que conquistou o tetra com o Brasil: “Hoje a gente vê erros de escolha, mudanças nos projetos e demissão de treinadores, mas nada comparado ao que era antes. Existe uma estrutura e uma equipe de trabalho muito maior. O Flamengo tem um dos CTs mais modernos da América do Sul e se tornou uma potência na parte financeira e administrativa, atingindo um nível que a gente vê nos clubes da Europa”.

A série documental também contará com nomes reconhecidos nacionalmente e personalidades ligadas à equipe rubro-negra: Antônio Tabet (roteirista e humorista),  Renê Simões (ex-treinador e dirigente), Sandra de Sá (cantora e compositora), Nunes (ídolo do Flamengo), Igor3k e Davy Jones (apresentadores do Flow e torcedores do Flamengo), além de imagens exclusivas do arquivo da ESPN com depoimentos de Zico, Júlio César, Romário e outras figuras de destaque.

A série “Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro” foi escrita e dirigida por Wagner Patti e Mendel Bydlowski. O primeiro episódio do conteúdo exclusivo das plataformas Disney irá ao ar na televisão no dia 14 de outubro, na ESPN, e a série completa ficará disponível On Demand no streaming do Star+. Na TV, o segundo capítulo irá ao ar no dia 21 e a parte final será destaque no dia 28.

A produção é mais um investimento da ESPN, que em 2023 lançou os títulos originais: “Zico em Família”, “Mulheres do Microfone”, Sonho de Menino, com Fernando Diniz” e “Gerações – A Evolução do Futebol Feminino”, todos com a temática esportiva e feitos pela equipe brasileira do grupo Disney.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato