Na Serra dos Órgãos, 'Globo Repórter' explora uma das paisagens mais bonitas do país

Divulgação Globo

Uma região que encanta e desafia os cientistas. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 13, percorre uma das travessias mais bonitas do Brasil, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Junto com pesquisadores e guias experientes, o repórter Pedro Bassan desbrava o caminho dos pioneiros em um dos cartões postais do Brasil, em plena Mata Atlântica. Especialistas em biodiversidade e geodiversidade mostram o que as montanhas contam sobre a formação do planeta. 

''A travessia da Serra dos Órgãos é um desfio muito grande, mas extremamente recompensador. São algumas das montanhas mais lindas do mundo, com formato incrível, variado. Enfrentar a montanha é muito cansativo, são caminhadas e subidas longas, mas quando você chega nos lugares e contempla a paisagem, você tem a certeza de que todo o esforço valeu a pena e de que está olhando por um ângulo único para um tesouro do Brasil. Não tem um metro igual a outro nessa caminhada. Não tem um quilômetro que se repita e seja igual ao quilômetro anterior. Em todo o tempo de subida ou descida vemos coisas novas, animais novos, pássaros. É um privilégio e um desafio, mas um desafio superável. Não precisa ser especialista em montanha para conhecer o Parque, visitar, fazer uma trilha. É acessível a qualquer pessoa. E é recompensador. O programa vai refletir exatamente o nosso carinho por essa região tão bonita”, diz o repórter Pedro Bassan.  

O bioma guarda uma das maiores riquezas em biodiversidade do planeta, garante nascentes de água pura para grande parte das cidades do país e resiste à devastação de quase 80% da vegetação original. Na expedição, a equipe de reportagem conhece os brasileiros que moram perto da mata e ajudam a localizar e a identificar os bichos que vivem ali. Os irmãos gêmeos Daniel e Gabriel Mello, guias de observação de aves, registram o canto das aves para contribuir com o trabalho dos pesquisadores. Eles contam ao programa como aprenderam a língua dos pássaros, ainda na infância. 

A equipe do ‘Globo Repórter’ também reencontra o montanhista Francesco Berardi, de 83 anos, que guiou Glória Maria em trilhas do Rio de Janeiro, em 1984. Francesco já conquistou os 27 cumes mais altos do Brasil, além de ter feitos escaladas e caminhadas em vários países da Europa, África e América do Sul. “A montanha significa tudo para mim. É a minha vida”, diz. O programa faz uma viagem no tempo até a época do botânico Von Martius, um dos primeiros naturalistas que pisaram na região.  

O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 13, vai ao ar logo após ‘Todas as Flores’.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato