Cena de Memoria. Divulgação |
A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, anuncia o especial Escolhido a dedo por Selton Mello, com uma curadoria realizada pelo ator com alguns de seus filmes favoritos já disponíveis na plataforma.
Selton Mello, uma das figuras mais notáveis do cinema brasileiro, com uma trajetória de filmes de sucesso de bilheteria, personagens inesquecíveis e produções cults, comemora 40 anos de carreira em 2023. O ator, diretor, roteirista e dublador é o primeiro curador brasileiro convidado pela MUBI para participar da coletânea “Escolhido a dedo”, que já teve a colaboração de Paul Schrader (First Reformed), Ira Sachs (Passagens), Martín Rejtman (Silvia Prieto) e Tsai Ming-liang (Vive l’amour).
Escolhido a dedo por Selton Mello reúne quinze grandes obras: O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla), O Rei da Comédia (Martin Scorsese), In The Mood For Love, (Wong Kar-Wai), O Pântano, (Lucrecia Martel), Melancolia (Lars von Trier), Gosto de Cereja (Abbas Kiarostami), Pixote: A Lei do Mais Fraco (Héctor Babenco), Wasp (Andrea Arnold), As Praias de Agnès (Agnès Varda), Clube da Luta (David Fincher), Memoria (Apichatpong Weerasethakul), The Great Buster: A Celebration (Peter Bogdanovich), Força Maior (Ruben Östlund), Dois Dias, Uma Noite (Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne) e Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência (Roy Andersson).
''Escolhi filmes que mexeram com os meus sentidos, embaralharam minhas normas. Filmes que me azucrinaram, me encantaram, me comoveram. Espero ajudar alguém com a indicação dessas pedras preciosas'', afirma Mello sobre esta coleção eclética. ''Abro a lista com meu filme brasileiro preferido de todos os tempos: O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, um filme de Cinema à frente de seu tempo ainda hoje. Afrouxem os cintos, aproveitem as dicas e boa viagem''.
O ator está presente com sua voz marcante no filme da campanha institucional da MUBI deste ano, ''Somos o Que Assistimos'', com veiculações em salas de cinema, no Festival do Rio e Mostra de SP. Ainda como parte da parceria entre a MUBI e o ator, em novembro chegam à plataforma alguns filmes de sua brilhante filmografia, como O Cheiro Do Ralo, de Heitor Dhalia, e Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho.