Divulgação Globo |
Consagrado internacionalmente, o chef brasileiro Alex Atala é o convidado do 'Conversa com Bial' desta segunda (30) e terça-feira (31). Aos 31 anos, o paulistano de São Bernardo do Campo abriu o restaurante D.O.M, na capital paulista, onde desenvolveu um trabalho com ingredientes brasileiros que chamou a atenção de especialistas pelo mundo, se tornando detentor, dentre outras premiações, de duas estrelas no prestigiado Guia Michelin e listado nos melhores restaurantes do mundo. Sobre a ideia de abrir o restaurante, ele garante: “Eu não sabia o que estava fazendo. A única coisa que queria naquele momento era pagar a minha vida [...]. Mas sempre tive obstinação por fazer comida brasileira, por conseguir levar esses sabores”. Em conversa com Pedro Bial, o chef relembra os momento da infância com a família e a relação com a comida: “Aos seis, sete anos eu e meu irmão já sabíamos limpar peixe, o que acabou sendo um grande diferencial depois que eu virei cozinheiro. Quando eu entrei na cozinha essa lida bruta eu já tinha”. No programa da noite desta segunda-feira, Atala fala sobre o propósito de sua cozinha, como encara os prêmios e as críticas que recebe e do mercado da alta gastronomia. ‘Eu sou um apaixonado pelo Brasil, viajei pelo mundo, morei fora, aprendi a cozinhar de verdade fora do Brasil e nesses mais de 35 anos cozinhado eu posso falar uma coisa: eu não sei qual é a melhor cozinha do mundo, se é a francesa, a italiana, espanhola, japonesa, árabe, mas uma coisa eu tenho a certeza que a nossa não é pior’, afirma.
Na terça-feira (31), a entrevista com Atala continua na companhia do pesquisador da EMBRAPA, agrônomo e mestre e doutor em ciência dos alimentos Ricardo Elesbao Alves. A conversa abrange as questões da vasta rede da cadeira de alimentação, da terra ao prato. Atala e Ricardo falam sobre como seus respectivos trabalhos se cruzam, da atuação da estatal em comunidades produtoras, tanto no que se refere ao desenvolvimento de suas produções quanto à preservação desta cadeia. Na conversa, Atala comenta ainda sobre o trabalho do seu Instituto ATÁ e o seu livro Mandioca: Manihot utilissima Pohl.
Na programação da semana, o ‘Conversa’ recebe, na quarta-feira (01), o economista e advogado Luiz Barsi Filho e sua filha Louise Barsi. Conhecido como o Rei dos Dividendos, com um patrimônio estimado em 2 bilhões de reais só em ações, ele lançou recentemente uma autobiografia em que conta como as pessoas podem garantir uma aposentadoria robusta como a dele aprendendo a investir. Uma conversa sobre investimentos e educação financeira com o maior investidor individual da bolsa brasileira. Já na quinta-feira (02), Pedro Bial recebe o cantor e compositor Toni Garrido para falar sobre os 25 anos do filme ‘Orfeu’, em que interpreta o personagem que dá nome ao longa. Garrido também fala sobre os novos projetos. Fechando a semana do ‘Conversa’, na sexta-feira (03), o programa vai tratar sobre a estreia do filme ‘Mussum, o Filmis’, recebendo os atores que interpretam o personagem: Yuri Marçal (Mussum Jovem) e Ailton Graça (Mussum Adulto). A dupla conta ainda sobre seus outros projetos atuais.
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa pode ser assistido em simulcast no Globoplay, de graça e para todo o país, ou no canal internacional da Globo. As entrevistas também podem ser ouvidas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.
Tags
Programação