"Uýra – A Retomada da Floresta" estreia no Canal Brasil com a história de uma artista trans indígena

Divulgação

O Canal Brasil exibe o inédito "Uýra – A Retomada da Floresta" na sexta, dia 8 de setembro, às 18h45. O documentário de Juliana Curi acompanha Uýra Sodoma, uma artista indígena trans que viaja pela Floresta Amazônica e, através da arte performática, ensina jovens sobre suas ancestralidades. O filme recebeu prêmios em festivais internacionais, como Melhor Documentário pelo Júri Popular no Frameline International LGBTQ+ Film Festival em São Francisco; Melhor Longa-Metragem Indígena no Bend Film Festival; e Prêmio do Júri na London Film Week. 

No longa, Uýra utiliza sua arte para educar jovens e lidera um movimento que promove a união e inspira movimentos LGBTQIAP+ e ambientalistas no coração da Floresta Amazônica. As performances da artista são motivadas principalmente pela natureza e pelas lutas sociais e retratam a destruição do solo e a violência contra a vida, que são vencidas pelo surgimento de plantas jovens que abrem caminho para um novo e mais forte ecossistema. 

Uýra – A Retomada da Floresta (2022) (70’)
INÉDITO
Horário: Sexta, 08/09, às 18h45
Direção:  Juliana Curi
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando arte performática e mensagens ancestrais para ensinar jovens indígenas e enfrentar o racismo estrutural e a transfobia no Brasil.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato