Reprodução |
A TV Brasil transmite, ao vivo, a grande final do Brasileirão Série D com a decisão Ferroviário (CE) x Ferroviária (SP) neste sábado (16), a partir das 15h30. A emissora pública faz um esquenta de 30 minutos antes do jogo que começa às 16h, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, capital do Ceará.
André Marques narra a partida que vale a taça do campeonato. Os comentários sobre o duelo são de Waldir Luiz e Sharon Prais. A arbitragem do confronto final da competição é comandada pelo experiente árbitro Leandro Pedro Vuaden.
Os adversários ficaram no empate por 0 a 0 no jogo de ida, realizado na Fonte Luminosa, em Araraquara, no estado de São Paulo, na última quarta-feira (13). Caso o resultado da segunda disputa permaneça com igualdade no placar, a decisão do título será nas cobranças de pênaltis.
Os dois times já asseguraram vaga na Série C da próxima edição do Campeonato Brasileiro. Na fase anterior do mata-mata, Ferroviário (CE) e Ferroviária (SP) eliminaram Caxias (RS) e Athletic (MG), respectivamente. Os quatro clubes que chegaram às semifinais garantiram o acesso para 2024.
Com a melhor campanha na Série D e único invicto até a decisão, o Ferroviário (CE) acredita no retrospecto positivo como mandante para conquistar o troféu. A equipe venceu dez dos 11 confrontos nos seus domínios. O elenco cearense marcou 29 gols e levou apenas cinco no estádio Presidente Vargas.
Já a Ferroviária (SP) aposta na arrancada que deu a partir da metade da fase de grupos da competição. Com méritos, o time alcançou a final após uma surpreendente reação. Até a sétima rodada da primeira etapa, quando goleou o Cascavel (PR) por 5 a 1 como visitante, o clube não havia vencido na Série D.
A transmissão da Série D na telinha da TV Brasil ocorre em parceria com as emissoras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública. A iniciativa de conferir visibilidade nacional ao campeonato faz parte da estratégia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora do canal, de investir na cobertura esportiva.
Fórmula de disputa da Série D
O Campeonato Brasileiro da Série D em 2023 segue o formato dos últimos anos. A competição envolve 64 times organizados em oito grupos regionalizados com oito equipes em cada. Na primeira fase, os clubes encaram adversários da própria chave em dois turnos com partidas como mandante e visitante no sistema de pontos corridos. Ao todo serão disputadas 14 rodadas.
As quatro agremiações esportivas melhores colocadas de cada grupo se garantem na segunda fase. Os 32 times classificados se enfrentam sucessivamente no conhecido modelo de mata-mata, com jogos de ida e volta. Os quatro clubes que avançam à semifinal asseguram o acesso para a Série C do Brasileirão em 2024.
Tags
Programação