Sabor & Arte apresenta documentário Ulekẽi sobre busca de sabores do Xingu

Divulgação/Vinicius Lima

Palavra indígena da língua Aruak que significa comida, ulekẽi, é também o nome de um documentário que estreia no Sabor & Arte neste domingo (1º/10), às 21h30. Ulekẽi: A Busca pelos Sabores do Xingu mostra a viagem do chef Fábio Vieira à região do Xingu, em Mato Grosso, para conhecer o potencial e a simplicidade das comidas preparadas pelos nativos.

"Foi uma experiência fantástica. Eu experimentei as receitas e depois as reproduzi, com a licença do cacique. O arroz e feijão deles é o biju – feito a partir da mandioca – cheiroso, delicioso e leve. Os peixes saem do rio e vão ao moquém, embaixo da goiabeira. A fumaça das frutíferas cozinha e defuma o peixe, trazendo notas deliciosas'', recorda-se Fábio Vieira.

Outras preparações também aguçam o paladar do chef. Ele revela, por exemplo, que o sal é feito a partir de um aguapé. Já o wakula é uma espécie de pirão feita com peixe inteiro e espessada com massa de mandioca, que é a sobra da fabricação do biju.

A ideia do projeto se fortaleceu após um encontro casual. Pertencente à etnia Mehináku, o indígena Yatapi se surpreendeu ao encontrar no restaurante de Vieira uma obra da etnia. Criou-se um laço e, com isso, o desejo do chef de cozinhar à beira d’água no Xingu começou a tomar forma.

"Eu me considero um homem sortudo por ter uma amizade sincera, conhecer toda a comunidade e criar mais vínculos. Como cozinheiro encantado pelo meu país, foi um privilégio. Acredito que o principal legado do documentário Ulekẽi são as descobertas sobre a natureza e sua simplicidade, com poucos ingredientes e técnicas empíricas. Como a abundância e a preservação, seja ela cultural ou ambiental, é importante'', declara o chef.

Repleto de experiências gastronômicas, Ulekẽi levou cinco anos para ser produzido.Além da distância entre São Paulo e a região do Xingu, a pandemia da Covid-19 também impactou o cronograma de filmagens. O documentário terá reapresentações ao longo do mês, inclusive em 16 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.

"Assistam ao documentário, fruto de uma amizade que bateu à minha porta e me proporcionou a possibilidade de conhecer a minha cultura ancestral. Todos deveriam tirar o chapéu a eles e ter orgulho desse povo que nos representa", convida Vieira. Ele divide o roteiro com Vinicius Lima, da VLC Filmes, que também dirigiu o documentário e foi seu parceiro nessa jornada.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato