'Jornal Hoje' exibe série especial sobre os 50 anos do programa de vacinação no Brasil

Divulgação Globo

Um dos maiores programas de vacinação do mundo, que transformou a saúde pública no Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa 50 anos no próximo dia 18. Para lembrar a sua trajetória e reforçar a importância da vacinação em prol da saúde da população, o 'Jornal Hoje' estreia nesta terça-feira, dia 12, uma série especial de quatro episódios. As reportagens foram conduzidas pela repórter Raquel Honorato, com produção de Paloma Rodrigues, imagens de Fernando Rodrigues e edição de Carol Manhani e Samuel Gonzaga. 
 
''A gente fez o caminho da vacina: desde quando ela é pesquisada, produzida, a chegada dela ao maior centro de distribuição da América Latina, e a distribuição para locais desafiadores - como a Região Norte do país. Fomos até uma comunidade ribeirinha às margens do Rio Amazonas. E mostramos a estratégia brasileira para proteger a população'', conta Raquel.  
  
As reportagens mostram a história do programa, que começou quando o país enfrentava um surto de varíola e ele foi realmente testado para combater a poliomielite – que foi eliminada do Brasil em 1994. A equipe percorreu seis estados e conversou com um dos pesquisadores mais influentes do mundo quando o assunto é vacina - Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos; além de autoridades do país, como a ministra da Saúde, Nísia Trindade e o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa; e dezenas de brasileiros que também escrevem essa história. 
  
A série também explora o impacto das fake news na queda das taxas de vacinação nos últimos anos - desde 2019, o Brasil não atinge a meta de nenhuma das vacinas – e mostra quais os caminhos dos governos federal, estaduais e municipais para tentar mudar esse cenário. 
  
A série especial vai ao ar de 12 a 15 de setembro no ‘Jornal Hoje’. 

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato