'Globo Repórter' percorre bares do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte atrás de histórias curiosas e que despertam memórias afetivas por trás dos botequins

Divulgação Globo

Inspiração para boas conversas e boas histórias, ele pode ser considerado uma expressão cultural. Local ideal para reunir os amigos, apreciar uma boa comida e uma cerveja bem gelada, até mesmo iniciar novos relacionamentos. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 8, vai falar de uma instituição brasileira das mais populares: o boteco. Os repórteres Carlos Eduardo Alvim, Luiza Vaz e Rogério Coutinho percorrem bares de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, atrás de histórias curiosas e de amor por trás desses estabelecimentos.   
  
Belo Horizonte é considerada a ‘capital dos botecos’. Uma pesquisa da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que a capital mineira é a campeã em número de botequins por habitantes. São 178 bares para cada 100 mil moradores. O repórter Carlos Eduardo Alvim visita um dos botecos mais antigos da cidade. Há 85 anos funcionando no mesmo lugar, o local é famoso pelo prato conhecido como Kaol, que leva cachaça, arroz, ovo e linguiça. E também um botequim em que os pets são os clientes principais. No cardápio, cãopcake de cenoura com creancheese adaptado e cãoxinha de frango. “Falar dos bares de BH é falar de casa, encontro, família e paixão. Uma cidade inteira que se conecta nesses estabelecimentos. Somos a capital nacional do boteco não é à toa. O programa vai contar um pouco dessa essência, o que os espaços significam para a nossa cidade e as delícias da nossa culinária”, explica Carlos Eduardo.   
  
Em São Paulo, a repórter Luiza Vaz vai até Taubaté para conhecer a história de Jéssica e Mateus, um casal unido pelo amor aos botecos. Os dois resolveram eternizar o momento mais especial da vida deles num local que fosse marca registrada do casal. Saíram do casamento direto para um bar, onde fizeram registros bem-humorados. “O boteco é o refúgio do brasileiro.  É o lugar para onde muita gente corre quando está triste e é um dos melhores endereços para as celebrações. A Jéssica e o Matheus levaram isso muito a sério e - para não dar muito spoiler - só posso dizer que, pessoalmente, acho que eles estão certíssimos”, conta Luiza.  
 
No Rio de Janeiro, o repórter Rogério Coutinho mostra a história do professor de história Evandro Von Sydow, que encontrou nos botecos uma paixão. Ele começou a fotografar tudo o que caracterizava um botequim entre as décadas de 50 e 70. Tesouros que fazem de um boteco uma espécie de volta ao passado. “A gente faz um mergulho na história dos botequins e tenta descobrir o que se transformou em obra de arte, que é realmente o boteco raiz. Muitas pessoas vão para o bar por causa da arquitetura, da decoração, que é original e remete a outras épocas. É uma viagem no passado com muito estilo e muito charme”, ressalta Rogério.  
  
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 8, logo após a partida entre Brasil e Bolívia pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026.  

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato