Coletivos periféricos são destaque no Estação Livre desta sexta-feira

Divulgação | Larissa da Silva Marques 

O Estação Livre desta sexta-feira (29/9) fala sobre a força da coletividade que leva lazer, cultura, informação e educação para regiões periféricas de todo o país. Com apresentação de Cris Guterres, edição inédita vai ao ar às 22h, na TV Cultura.
 
Nas regiões mais afastadas dos grandes centros é comum que equipamentos do Estado não cheguem a toda população, para conseguir melhores condições, a comunidade se organiza em coletivos que buscam levar aos moradores as necessidades básicas. E muita coisa boa sai dessa união de pessoas em prol do bem comunitário.
 
É sobre este assunto que o jornalista, produtor cultural e pesquisador do OCCP-USP Joselício Junior e a produtora cultural e coordenadora executiva do Instituto Pólis Canec, Cássia Caneco, falam no estúdio. “A cultura é onde as pessoas organizam a luta, constroem sua resistência e desenvolvem um censo de coletividade”, afirma Cássia.
 
O programa apresenta reportagens sobre diversos coletivos, como o Cine Campinho, que leva o cinema para a Zona Leste de São Paulo; Favela Instrumental, que estimula a prática da música instrumental também na Zona Leste e Papel Mulher, que incentiva a poesia pelo Brasil.
 
Além de ainda falar do Gumboot Dance, que reúne bailarinos pretos e periféricos; o Coalizão Negra por Direitos, presente em pleitos eleitorais e o coletivo de artes Frente 3 de Fevereiro – responsável por criar a primeira mulher negra brasileira por inteligência artificial. Por fim, destaca o coletivo jornalístico Nós, Mulheres da Periferia.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato