Globo exibe a segunda temporada de 'Segunda Chamada' na próxima terça-feira (22)

Divulgação Mauricio Fidalgo/Globo

Uma obra corajosa e necessária, que destaca o poder transformador da educação com histórias emocionantes. A partir do dia 22, a segunda temporada de 'Segunda Chamada', série Original Globoplay em parceria com a O2, vai ao ar na Globo. Os episódios serão exibidos às terças e quintas após ‘Rensga Hits!' e, às quartas, depois de 'Segue o Jogo'.
 
Na trama, o diretor Jaci (Paulo Gorgulho) e os professores Lúcia (Debora Bloch), Marco André (Silvio Guindane), Sônia (Hermila Guedes) e Eliete (Thalita Carauta) estão de volta para o início de mais um ano letivo no curso noturno de jovens e adultos da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus. No entanto, as poucas matrículas são insuficientes para manter os portões abertos, e se inicia uma batalha para que os estudantes não voltem para casa sem o tão sonhado diploma.
 
Para a professora Lúcia, a possibilidade de que o curso noturno deixe de existir é inimaginável. Se na primeira temporada ela já tomava para si a responsabilidade de não perder um aluno sequer, agora não terá sossego até encher as salas de aula, e ela vê na busca por estudantes além das redondezas da comunidade onde fica a escola a solução para o problema. Além disso, a iniciativa se enche de um novo propósito: Lúcia convida pessoas que moram nas ruas para voltar a estudar, e o colégio precisa se preparar para acolher esses indivíduos que vivem sob os viadutos e pontes de São Paulo, ignorados por grande parte da população. Com incertezas iniciais, Jaci, Eliete, Sônia e Marco André decidem apoiar a ideia de Lúcia. Ainda sem saber o impacto que a chegada do novo grupo pode provocar na vida dos poucos estudantes já matriculados, os professores estão decididos a seguir em frente. Juntos, eles se posicionam para distribuir os uniformes e dar as boas-vindas aos novos alunos deste ano: Hélio (Angelo Antonio), Valdinei (Pedro Wagner), Néia (Rejane Faria), Leandro (Tamirys O'Hanna), Palito (Gustavo Luz), Sandro (Flávio Bauraqui), Dona Carmem (Nena Inoue) e Evelyn (Nataly Rocha). Alunos, professores e funcionários vão precisar aprender a criar modos próprios de exercitar a a empatia, para que todos possam conviver em harmonia, respeitando as diferenças.
 
A segunda temporada de ‘Segunda Chamada’ também desenvolve as histórias pessoais dos professores do colégio. Neste ano, Lúcia faz as pazes com o seu passado e decide não ignorar o chamado de sua vocação, voltando à escola que tanto ama. A professora de Português encontra seus colegas que, assim como ela, estão mudados pelos acontecimentos que marcaram o ano anterior. Lúcia se surpreende ao ver como Sônia está decidida a assumir as rédeas da própria vida, após se livrar do marido violento e acreditar ser merecedora do respeito e do amor de seus filhos e, principalmente, de Marco André. O professor de Artes também espera ansioso para construir um futuro com Sônia, mesmo que a recente descoberta sobre seu passado não saia de seus pensamentos. Lúcia se prepara ainda para reencontrar o casal Eliete e Jaci, que, apesar das diferenças, encontra-se em uma relação estável.
 
Entusiasmada com a estreia da segunda temporada da série na TV Globo, Debora Bloch revela em entrevista abaixo os motivos que fazem de 'Segunda Chamada' um dos trabalhos mais especiais de sua extensa e vitoriosa trajetória como atriz. Pelo desempenho na primeira temporada, Débora foi eleita Melhor Atriz pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).  
 
Alinhada à jornada ESG da Globo, ‘Segunda Chamada’, Original Globoplay, é uma série da Globo em parceria com a O2. A obra é criada por Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac. A segunda temporada é escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com Dino Cantelli, Gionana Moraes, Maira Motta e Marcos Borges. A direção é de Joana Jabace, Henrique Sauer e Pedro Amorim; com direção artística de Joana Jabace, e direção geral de Pedro Amorim. A produção na TV Globo é de Isabela Bellenzani e na O2, de Bel Berlinck. Os episódios da série irão ao ar na TV Globo as terças e quintas após ‘Rensga Hits!' e às quartas depois de 'Segue o Jogo'. 

Entrevista com Debora Bloch
 
Qual a sua expectativa para a exibição da segunda temporada de 'Segunda Chamada' na TV aberta? Como enxerga a importância de uma série sobre educação ser vista por um número maior de pessoas?
Fiquei muito feliz quando soube que a segunda temporada vai passar na TV aberta e poder ser vista por um público maior. Estou ansiosa para saber como o público vai reagir. A primeira temporada foi exibida primeiro na TV aberta, e tivemos um retorno muito emocionante dos professores e do público em geral. Muita gente se identificou e sentiu representado, e isso não tem preço para um artista. Essa série é muito especial para mim, por falar de educação e de pessoas invisibilizadas. Uma série com a qual me envolvi completamente e que me transformou. Então, estou muito feliz que mais pessoas tenham acesso a ela e torcendo para que o público assista e se emocione.
 
De que forma este trabalho impactou na sua trajetória de vida e carreira e também na sua visão de mundo?  
Tenho muito orgulho desse trabalho e o considero um dos mais especiais que fiz na TV. Porque é uma série sobre educação, que fala sobre o Brasil real, e na qual faço uma professora, para mim a profissão mais importante num país. Senti uma grande responsabilidade e desafiada em representar essas professoras. Conheci muitas durante o processo de preparação, e meu respeito e admiração só aumentou. E o que foi mais emocionante foi o retorno que tive dessas mulheres e dos alunos quando a primeira temporada foi exibida na TV aberta. 'Segunda Chamada' é desses trabalhos raros que reúne texto e direção geniais.
 
O que foi mais marcante para você na segunda temporada da série? 
Nessa temporada a minha personagem, Lúcia, leva para estudar na escola pessoas em situação de rua. O processo de preparação foi muito marcante, nos aproximamos dessas pessoas, e conversamos com quem trabalha junto a essa população e foi um grande aprendizado, muito transformador. Espero sinceramente que a série ajude a humanizar a forma como olhamos para as pessoas em situação de rua.
 
Na sua opinião, qual é a principal mensagem desta temporada de 'Segunda Chamada' e o que o público pode esperar dos episódios?    
A série é sobre educação, mas, principalmente, sobre pessoas que não tiveram acesso a ela. O público vai entrar em contato com personagens que são invisíveis na nossa sociedade e que a gente, em geral, não costuma ver retratados na TV.  

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato