Copa Delas faz retrospecto da fase de grupos e prognóstico do mata-mata

Divulgação TV Brasil

A TV Brasil apresenta um panorama sobre a primeira fase do Mundial de Futebol feminino na edição inédita do videocast Copa Delas nesta quinta (3), ao vivo, às 14h30. A produção esportiva conduzida pela jornalista Marília Arrigoni aborda o desempenho das seleções na disputa de grupos da competição e debate as expectativas para o cruzamento das próximas partidas, em jogos eliminatórios de mata-mata.

No programa inédito, a apresentadora da emissora pública recebe para o bate-papo Amanda Storck, gerente de Futebol Feminino do Fluminense, e Rafael Alves, criador e editor-chefe do podcast Planeta Futebol Feminino. Os convidados fazem um retrospecto do Mundial e um prognóstico para os próximos duelos do campeonato realizado entre os meses de julho e agosto na Austrália e na Nova Zelândia.

Os especialistas destacam os resultados das rodadas iniciais de confrontos da Copa do Mundo. Também analisam os pontos positivos e negativos das seleções e da competição. Ainda comentam as expectativas para os próximos embates do torneio que envolvem as 16 classificadas para as oitavas de final.

Seleção brasileira não avança no Mundial

A fase de grupos marcou a terceira eliminação da seleção brasileira nessa etapa da competição, sendo a primeira desde 1995. O Brasil deixa a Copa do Mundo com quatro pontos, em terceiro lugar na chave F. As seleções da França, com sete pontos, e Jamaica, com cinco, seguem para a disputa pelo título.

O elenco canarinho liderado pela craque Marta, escalada como titular apenas na última partida, empatou com a Jamaica por 0 a 0 no terceiro jogo do torneio. A eliminação precoce do escrete treinado pela técnica sueca Pia Sundhage surpreendeu. O trabalho do atual ciclo é tema de reflexão no Copa Delas.

A equipe nacional estreou com vitória de 4 a 0 sobre o Panamá. Na segunda rodada, o país perdeu por 2 a 1 para a França e terminou a participação com o melancólico resultado de igualmente sem alteração de placar na peleja com a Jamaica.

Fomento à modalidade contribui para equilíbrio da competição

Além do Brasil, seleções favoritas como Canadá e Alemanha deram adeus à Copa do Mundo ainda na fase de grupos. Curiosamente as duas adversárias que deixaram precocemente a competição também somaram apenas quatro pontos com uma vitória, um empate e uma derrota.

Atual campeã olímpica da modalidade, a seleção canadense sofreu uma goleada de 4 a 0 para a coanfitrião Austrália na última rodada do grupo A. O empate de 0 a 0 entre Irlanda e Nigéria garantiu o time africano na próxima fase do Mundial.

Bicampeã mundial, a Alemanha ficou de fora do mata-mata da Copa do Mundo pela primeira vez na história após empatar em 1 a 1 com a Coreia do Sul no último confronto da etapa inicial do torneio. A seleção europeia foi superada por Colômbia e Marrocos, ambas com seis pontos. O triunfo das africanas sobre as sul-americanas por 1 a 0 na rodada final assegurou a presença de ambas nas oitavas de final.

Os convidados do videocast Copa Delas ainda falam sobre a evolução do futebol feminino mundo afora. Eles comentam a redução da disparidade entre a performance e o aparente fim da hegemonia da atleta dos EUA em um panorama do esporte cada vez mais globalizado.

O trabalho de base, a valorização do desenvolvimento tático e a estruturação de campeonatos nacionais favorecem o fortalecimento da modalidade. O desempenho surpreendente de seleções estreantes e a melhora no rendimento das equipes asiáticas e africanas é outro aspecto em pauta.

Iniciativa desenvolvida para plataformas digitais migra para a TV

No ar desde junho, o videocast Copa Delas foi transmitido, inicialmente, apenas nas plataformas digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Agora, o conteúdo da atração esportiva entra no ar em tempo real pelo YouTube da TV Brasil e também fica disponível no Spotify da Radioagência Nacional e no YouTube da Rádio Nacional.

As primeiras dez edições do programa produzido pelas emissoras públicas da EBC apresentaram as 32 seleções organizadas em oito grupos no Mundial de Futebol Feminino. A série também rendeu dois episódios especiais sobre a seleção brasileira e a respeito das políticas públicas para o futebol feminino.

O objetivo do Copa Delas é informar o público sobre as seleções que competem no torneio internacional, de forma descontraída, mas com conteúdo relevante. Os comentaristas convidados, que estudam e acompanham o futebol feminino, atuam em diferentes mídias, desde rádio e televisão, até redes sociais.

A apresentadora Marília Arrigoni explica que a iniciativa deu tão certo e, por isso, migrou da internet para a televisão. O conteúdo ganhou repercussão e teve um saldo positivo com a publicação dos primeiros episódios. "É um esporte em que o Brasil se destaca pelos talentos, e que ganhou projeção mundial a partir de diretrizes da Fifa para que os países invistam nesta modalidade", afirma.

De acordo com a jornalista Verônica Dalcanal, coordenadora do projeto junto com Marília Arrigoni e Beatriz Arcoverde, a cobertura do futebol feminino sempre esteve presente na programação da TV Brasil. Ela destaca a importância que o canal público confere ao esporte.

"A TV Brasil transmitiu a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2015 na televisão aberta. A modalidade sempre tem espaço nos programas Stadium e No Mundo da Bola. A iniciativa do videocast se soma a essa preocupação de cobrir e dar o devido valor ao futebol feminino", destaca.

Próximas edições ao vivo do videocast Copa Delas
03/08 – Quinta-feira, às 14h30 – 3ª rodada
08/08 – Terça-feira, às 14h30 – Oitavas de final
14/08 – Segunda-feira, às 14h30 – Quartas de final
16/08 – Quarta-feira, às 14h30 – Semifinais
21/08 – Segunda-feira, às 14h30 – Final

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato