‘Conversa com Bial’ discute a arte e educação como ferramentas de transformação social

Divulgação Globo

O 'Conversa com Bial' de hoje, dia 01, acontece num clima carregado de esperança no futuro ao convidar duas mulheres que são exemplos de solidariedade. Pedro Bial recebe as bailarinas e coreógrafas Dora Andrade, idealizadora da ONG Edisca, de Fortaleza – CE, iniciativa beneficiada pelo 'Criança Esperança' 2023; e Lia Rodrigues, parceira do Centro de Artes da Maré, do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
 
Dora e Lia coordenam atividades educacionais e artísticas, como cursos de formação em dança, para jovens que, numa estrutura social tradicional, não têm acesso. Elas se dedicam a replicar seu conhecimento para desenvolver esses talentos e acreditam nessa ação como motivo de transformação de realidade e perspectiva de futuro. Por meio de seus projetos, alunos e ex-alunos chegaram a viajar o mundo ou entraram na universidade. 
 
“É com essas pessoas que eu queria trabalhar [...]. Eu vejo que quando uma criança e adolescente é tocado positivamente, ele por si só é um replicador disso, dentro da sua família e da sua comunidade”, explica Dora. “Já colocamos centenas na universidade. Minha maior emoção foi ver a primeira criança nossa se graduar”, acrescenta. 
 
Lia atua em parceria da Companhia de Dança e ONG Redes da Maré, e coloca que, trabalhar no projeto, para ela, é uma incumbência cidadã: “Acho que está ligado à minha trajetória como artista, mas também como pessoa. Eu, como mulher branca, de classe média, e cisgênero [pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento], e isso num país tão desigual como o Brasil, quer dizer muita coisa; quer dizer que eu tive privilégios, e os privilégios têm responsabilidades. A minha é essa”, diz.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio. 

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato