Canal Brasil exibe mostra com filmes que já ganharam o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Divulgação

O 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, maior premiação do audiovisual nacional, acontece dia 23 de agosto no Rio de Janeiro. A cerimônia terá transmissão ao vivo do Canal Brasil, que também preparou uma mostra de filmes vencedores em anos anteriores. A programação especial tem início no sábado, dia 5 de agosto, e vai ao ar aos sábados e domingos do mês, sempre às 18h. 

O primeiro final semana da mostra será de documentários musicais. No sábado, dia 5, vai ao ar "O Mistério do Samba", de Lula Buarque e Carolina Jabor, que traz o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela e foi vencedor nas categorias Melhor Montagem Documentário e Melhor Longa-Metragem Documentário, além de ter uma indicação a Melhor Trilha Sonora, em 2009. "Raul - O Início, o Fim e o Meio" será exibido no domingo, 6, e conta a trajetória de Raul Seixas, um dos maiores cantores e compositores da música brasileira. O longa ganhou, em 2012, os prêmios de Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Montagem de Documentário, e ainda foi indicado a Melhor Direção, para Walter Carvalho. 

“Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, sobre a vida e carreira do cantor, é a atração de sábado, dia 12. Dirigida por Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, a obra foi vencedora de quatro categorias em 2010: Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som. No domingo, 13, será exibido “Divinas Divas”, que tem direção de Leandra Leal e resgata a história da primeira geração de artistas travestis a fazer sucesso na agitada cena cultural do Rio de Janeiro, como Rogéria, Valéria e Jane Di Castro. Coproduzido pelo Canal Brasil, o filme ganhou o prêmio de Melhor Montagem de Documentário em 2018 e foi indicado nas categorias Melhor Som, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Roteiro Original.

No último final de semana da mostra, vão ao ar “Vinícius”, de Miguel Faria Jr., no sábado, 19, e “Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz, no domingo, 20. O primeiro conta a vida e trajetória artística do músico, poeta e diplomata Vinicius de Moraes e venceu dois prêmios em 2007, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado a Melhor Direção (Miguel Faria Jr.), Melhor Roteiro Original e Melhor Som. O filme que encerra a mostra foi um dos grandes vencedores da edição de 2021. A obra de Bárbara Paz com relatos marcantes sobre Hector Babenco ganhou os troféus de Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem, Melhor Som e Melhor Montagem Documentário. 

Mostra Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O Mistério do Samba (2008) (88’)
Horário: Sábado, 05/08, às 18h
Classificação: Livre
Direção: Lula Buarque e Carolina Jabor

Sinopse: A história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela, incluindo entrevistas com sambistas e músicas que povoam o imaginário popular. Participações de Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.

Raul - O Início, O Fim e O Meio (2010)  (128')
Horário: Domingo, 06/08, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Walter Carvalho

Sinopse: O rock brasileiro nunca seria o mesmo não fosse pela icônica figura de Raul Santos Seixas. O cantor e compositor é dono de alguns dos maiores hinos da nossa música e tem sua trajetória revisitada no filme.

Simonal - Ninguém Sabe O Duro Que Dei (2009) (86’)
Horário: Sábado, 12/08, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal 

Sinopse: Um documentário sobre a vida, a carreira controversa e o declínio de um dos maiores cantores do Brasil, Wilson Simonal.

Divinas Divas (2017) (110’) 
COPRODUÇÃO
Horário: Domingo, 13/08, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Leandra Leal

Sinopse: O documentário resgata a história da primeira geração de artistas travestis a fazer sucesso na agitada cena cultural do Rio de Janeiro. Aos 17 anos, Leandra Leal fazia pesquisa para viver uma nova personagem e descobriu uma história familiar ainda inédita. Seu avô foi pioneiro ao abrir o próprio palco, o Teatro Rival, há mais de cinco décadas, para um show protagonizado por homens vestidos de mulher. Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína, Marquesa e Brigitte de Búzios marcaram época com um espetáculo transgressor, quebrando paradigmas e enfrentando o regime militar. 

Vinícius (2005) (121’)
Horário: Sábado, 19/08, às 18h
Classificação: 12 anos
Direção: Miguel Faria Jr.

Sinopse: Reconstituição da vida e trajetória artística do músico, poeta e diplomata Vinicius de Moraes, com depoimentos de amigos, familiares e colegas, imagens raras de arquivo, inserções de shows variados e trechos de um pocket show em sua homenagem.

Babenco, Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2020) (74’)
Horário: Domingo, 20/08, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção:  Bárbara Paz

Sinopse: Em relatos marcantes sobre as memórias, amores, reflexões, intelectualidade e a frágil condição de saúde de Hector Babenco, o documentário revela o quanto seu amor pelo cinema o manteve vivo por tantos anos. Vencedor do prêmio Bisato D’Oro, concedido pela crítica independente, no Festival de Veneza (Itália). Indicado para representar o Brasil na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato