Divulgação |
Neste domingo, dia 13/08, é comemorado o Dia dos Pais e o Canal Brasil preparou uma programação especial em homenagem à data. A partir das 12h, será exibida uma seleção de longas e curtas-metragens, entre ficções e documentários, com temáticas que abordam diversos perfis e estilos de comportamento familiares. Entre os filmes escolhidos, estão os sucessos "Cine Holliúdy", "2 Filhos de Francisco" e "Marte Um" e o curta inédito "Movimento".
O documentário "Ademã – A Vida e As Notas De Ibrahim Sued", de Isabel Sued Perrin, filha de Ibrahim, e Paulo Henrique Fontenelle, abre a mostra às 12h. Coproduzido pelo Canal Brasil, o filme narra a trajetória do jornalista que revolucionou a imprensa brasileira com sua coluna diária que durou 45 anos. Às 13h50, vai ao ar "Gonzaga de Pai para Filho", de Breno Silveira, que, inspirado na biografia de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, conta a trajetória de vida da lenda da música brasileira desde a sua origem pobre, no sertão do nordeste, até a complicada relação com seu filho Gonzaguinha.
Outra obra de Breno Silveira, "2 Filhos de Francisco" será exibida às 15h55. O filme acompanha a relação entre Francisco, vivido por Ângelo Antônio, com os filhos Zezé di Camargo (Marcio Kieling) e Luciano (Thiago Mendonça). O curta-metragem inédito "Movimento" estreia às 20h15, com o cotidiano do diretor Gabriel Martins com sua filha Tereza, nascida na pandemia do Coronavírus em 2020, junto com Rimenna, sua mulher.
Com as dramáticas e bem-humoradas histórias de Lineu (Marco Nanini), Nenê (Marieta Severo), Tuco (Lúcio Mauro Filho), Maria Isabel (Guta Stresser) e Agostinho (Pedro Cardoso), "A Grande Família: O Filme", de Maurício Farias, vai ao ar às 20h30. Dirigido por Halder Gomes, "Cine Holliúdy" dá continuidade à mostra às 22h15 e acompanha as tentativas de Francisgleydisson (Edmilson Filho) para fazer com que as pessoas voltem ao cinema depois da chegada da televisão a uma cidade do interior do Ceará na década de 1970.
No encerramento da programação especial, "Marte Um", de Gabriel Martins, traz, às 23h50, a história do cotidiano de uma família periférica nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas) sonha em ser astrofísico e participar de uma missão colonizadora de Marte, apesar das condições adversas e do sonho do pai do menino de que ele seja jogador de futebol. O longa passou por festivais internacionais como o Festival de Sundance, e nacionais, como o Festival de Gramado, onde foi vencedor de quatro prêmios.
Mostra Dia dos Pais
Horário: Domingo, 13/08, a partir de 12h
Ademã – A Vida e as Notas de Ibrahim Sued (2022) (114’)
COPRODUÇÃO
Horário: Domingo, 13/08, às 12h
Classificação: 12 anos
Direção: Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle
Sinopse: Filho de imigrante libanês, Ibrahim Sued foi um jornalista que inovou e criou seu estilo na imprensa escrita através da sua coluna diária, que durou 45 anos. Ele também foi fotógrafo e radialista, apresentava o telejornal ao vivo no início da TV e, no final do programa, dava seu furo (notícia em primeira mão) - sua marca registrada. O documentário é um relato emocionante de Isabel Sued, que, por meio de entrevistas, fotos e filmes do arquivo pessoal, foi em busca da trajetória do pai, figura fundamental da imprensa brasileira, dos anos 1950 até sua morte, em 1995.
Gonzaga – De Pai Pra Filho (2012) (120’)
Horário: Domingo, 13/08, às 13h50
Direção: Breno Silveira
Classificação: 12 anos
Sinopse: Conheça a trajetória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e a sua relação com seu filho, Gonzaguinha, um símbolo da MPB. Uma história que fala da integração do Brasil por meio do afeto e da música, a mesma música que os uniu, os consagrou e os distanciou.
2 Filhos de Francisco (2005)(136’)
Horário: Domingo, 13/08, às 15h55
Classificação: Livre
Direção: Breno Silveira
Sinopse: A história de Francisco, um homem simples e pobre, cujo sonho era ver os seus filhos se tornarem estrelas da música sertaneja e que se esforçou ao máximo para que isso acontecesse.
Movimento (2020) (12’)
INÉDITO
Horário: Domingo, 13/08, às 20h15
Direção: Gabriel Martins
Classificação: Livre
Sinopse: Tereza, nascida na pandemia do Coronavírus em 2020, é cuidada por seus pais Rimenna e Gabriel.
A Grande Família: O Filme (2007)(104’)
Horário: Domingo, 08/08, às 12h05
Classificação: 10 anos
Direção: Maurício Farias
Sinopse: Impressionado com a morte de um colega de trabalho, Lineu passa mal e vai ao médico. Ele acha que morrerá em breve e se deprime, recusando-se a ir ao tradicional baile em que conheceu Nenê. Sentindo-se rejeitada, ela convida um ex-namorado para provocar o marido.
Cine Holliúdy (2012)(91’)
Horário: Domingo, 08/08, às 15h35
Classificação: 12 anos
Direção: Halder Gomes
Sinopse: Nos anos 70, habitantes de uma cidade do interior passaram a desfrutar de um bem até então desconhecido: a televisão. Porém, o aparelho afastou as pessoas do cinema. Agora, cabe ao proprietário do cinema local tentar atrair o público de volta.
Marte Um (2022) (115’)
COPRODUÇÃO
Horário: Quinta, 13/07, às 20h30
Classificação: 16 anos
Direção: Gabriel Martins
Sinopse: "Marte Um", de Gabriel Martins, traz a história do cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas) mora na periferia e sonha em ser astrofísico e participar de uma missão colonizadora de Marte, que acontecerá em 2023. Apesar das condições adversas e do sonho do pai do menino de que ele seja jogador de futebol, ele não desiste e passa grande parte dos seus dias estudando através de vídeos e palestras sobre astronomia na internet. A perseverança do menino e a superação dos dilemas familiares é o que inspira a história.
Tags
Programação