Divulgação TV Brasil |
A TV Brasil presta tributo ao saudoso músico João Donato neste sábado (22), a partir das 23h15, com a exibição, em sequência, de dois shows exclusivos do veterano na telinha do canal público para os programas Cena Instrumental e Todas as Bossas.
As produções apresentadas por Bia Aparecida resgatam interpretações do artista para obras de dois álbuns antológicos de sua carreira: o premiado "Sambolero" (2008) e o histórico "Quem é Quem" (1973), respectivamente. Os conteúdos já estão disponíveis sob demanda no app TV Brasil Play.
A primeira homenagem destaca uma das mais recentes performances de João Donato que faleceu nesta segunda (17), aos 88 anos. O espetáculo com o repertório do disco "Sambolero" foi gravado em abril do ano passado no histórico estúdio 3 da TV Brasil, no Rio de Janeiro, para o Cena Instrumental.
Repleto de depoimentos, o show intimista na companhia de lendários parceiros - o baterista Robertinho Silva e o baixista Luiz Alves - foi a última participação do músico na emissora pública. Com talento e disposição, João Donato esbanjava humor e técnica na execução de sua criativa sonoridade.
Logo depois, à 0h15, entra no ar o segundo especial em tributo ao experiente multi-instrumentista. O programa Todas as Bossas exibe o show de lançamento do célebre álbum "Quem é Quem", realizado 45 anos depois da estreia do disco, em 2018, na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro.
A genialidade e o legado deixado por João Donato são reverenciados na atração em que o próprio cantor, compositor e pianista toca e solta a voz para recordar os principais sucessos das sete décadas de trajetória. A produção musical icônica foi registrada com exclusividade pela TV Brasil.
Projeto "Sambolero" venceu Grammy Latino
Com um vigor jovial, o homenageado pela TV Brasil e os demais integrantes do João Donato Trio interpretam o repertório do bamba para o álbum "Sambolero" no estúdio da emissora pública. O trabalho conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino, em 2010. O projeto marcou a primeira vitória de um artista brasileiro na categoria.
Durante o programa Cena Instrumental, João Donato presenteia o público com reflexões sobre a vida e a obra. "Levar alegria por onde passa é uma missão bastante bonita", conta o astro que completa o raciocínio. "Ouvir uma música que nos deleita... Você ficar contente e feliz é o grande segredo", avalia o ícone da música nacional que ainda conta lembranças da infância.
Habilidade ao mesclar referências
Na telinha da TV Brasil, João Donato destaca algumas das principais obras autorais do vasto catálogo de sua discografia. O reverenciado álbum "Sambolero" reúne clássicos compostos por João Donato com grandes personalidades da música nacional.
O repertório inclui as canções "Bananeira", "Amazonas", "Brisa do Mar", "Lugar Comum", "Nasci para Bailar", "Ê menina" e "Sambou, sambou", entre outras. A emocionante apresentação exclusiva para o canal público resgata a sonoridade que marca o entrosamento do afinado trio.
O show intimista revista passagem importante da consagrada carreira de João Donato. O disco é um registro histórico das mais de cinco décadas de estrada do pianista junto com Robertinho Silva na bateria e Luiz Alves no contrabaixo. "Sambolero" foi o primeiro projeto de estúdio reunindo os três artistas.
A cumplicidade do trio em ação é nítida. O público confere essa relação ao assistir à interpretação e ver a entrevista do João Donato. "É difícil falar sobre eles. A convivência de quarenta, cinquenta anos. A gente já sabe o que tocar em um simples olhar. Isso é bom porque é reflexo da música", afirma.
Na longeva trajetória de interação, eles demonstram a virtuose em uma performance que atravessa diversos gêneros musicais com leveza. O espetáculo revela o modo bem particular de João Donato combinar referências da bossa nova ao jazz, passando pelo samba e bolero, com sua rara e hábil execução.
Lançamento tardio do disco "Quem é Quem"
Idealizado e gravado entre janeiro e agosto de 1973, o álbum "Quem é Quem" só foi lançado oficialmente por João Donato 45 anos depois, em 2018. A TV Brasil acompanhou a apresentação com exclusividade, exibida no programa Todas as Bossas na época, e a transmite agora no especial em tributo ao mestre.
Gravado há cinco décadas e divisor de águas na carreira do bamba, o trabalho consistiu no primeiro em que as composições de João Donato ganharam letras. Também representou a chance para o público conferir o artista cantando suas próprias composições.
Naquela oportunidade, como a gravadora não investiu no projeto para realizar um lançamento à altura do álbum, João Donato tomou uma iniciativa inusitada, e, literalmente, lançou uma caixa de discos do alto do Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro. Aos 84 anos de idade e 70 de carreira, o veterano decidiu fazer um show especial para lançar o disco mesmo tanto tempo depois.
Com presença de palco marcante e energia surpreendente, João Donato faz um espetáculo à altura e como manda o figurino. No repertório, ele toca e canta sucessos como "A Rã", "Ahiê", "Até Quem Sabe?" e "Cala a Boca Menino", obras que mostram a musicalidade e o swing únicos do saudoso ídolo.
João Donato se apresentou no histórico ao lado de Luiz Alves (baixo), Rubinho (bateria), Ricardo Pontes (sax e flauta) e José Arimatea (trompete). A produção teve, ainda, a participação especial da percussionista Lan Lanh. Já no canto, o espetáculo reuniu as vozes de Amanda Bravo e Doralyce.
Tags
Programação