Divulgação GNT |
Com o intuito de continuar os debates sobre o machismo no futebol, o segundo episódio da série documental ''Deixa Ela'' traz a visão das árbitras Edina Alves e Anny Albuquerque. O episódio aborda o lugar de tomada de decisões rápidas e de extrema pressão - que é historicamente masculino - e quais as maiores dificuldades e preconceitos que as poucas mulheres nesse setor no Brasil sofrem.
''Desde quando eu comecei, sempre falei para os meus amigos ‘um dia eu vou apitar um jogo da série A’. Ali, para corresponder à altura, você tinha que desenvolver um trabalho que não deixasse as pessoas acharem que mulher não consegue. Tem a parte da adrenalina, da emoção, do psicológico. Mas penso que valeu a pena, eu não desisti'', afirma Edna, a primeira mulher a apitar um clássico entre Palmeiras e Corinthians pelo Paulistão e primeira mulher a apitar um jogo de campeonato masculinho adulto da FIFA. ''A expectativa que tinha em mim e também a responsabilidade eram muito grandes, porque era muito tempo sem mulheres. Para mim já era um sonho estar na série A, imagina ir para a Copa do Mundo'', completa.
Com direção de Ana Abreu e Fernanda Frazão, a produção da FLUXA Filmes foi realizada com uma equipe composta por 90% de mulheres e as filmagens aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, em 2023. “Deixa Ela” conta com cinco episódios, exibidos semanalmente, com duração de 30 minutos cada, exibidos às quartas, às 23h30.
Tags
Programação