Divulgação Globo |
No terceiro episódio do 'Expedição Rio', que vai ao ar neste sábado, 1º de julho, Daniella Dias e Alexandre Henderson conhecem a Ceasa em Irajá, na Zona Norte do Rio, e embarcam na boleia de um caminhão até Magé, na Baixada Fluminense, para acompanhar a rotina de Luciana, agricultora que vive na região da Bacia do Rio Inhomirim. O programa segue até Pau Grande, onde os apresentadores aceitam o desafio de jogar futebol na terra natal de Garrincha. A viagem segue pelas águas do velho Paraíba do Sul, desta vez, nas regiões Norte e Noroeste do estado e vai até onde esse rio tão importante para o estado encontra o mar.
Na Ceasa, a segunda maior central de abastecimento da América Latina, os dois madrugaram para mostrar a movimentação no local por onde passam diariamente 50 mil pessoas, entre elas, Luciana, caminhoneira, que domina todas as etapas do processo da produção rural: planta, colhe, entrega e vende legumes. “Sou moradora e produtora de Magé, venho aqui três vezes por semana, trago aqui a minha mercadoria e a mercadoria de outros produtores da nossa região de Magé e eu estou nessa luta há mais de 20 anos e na boleia, há 10”, conta ela.
Foi em Pau Grande, que recebeu recentemente o título de Patrimônio Cultural Imaterial do estado, que Daniella e Alexandre viveram umas daquelas experiências para vida: jogaram uma pelada com parentes de Garrincha no gramado onde o craque deu seus primeiros dribles. “Foi uma alegria conhecer parte da família do Garrincha, um homem que deu tantas alegrias pro nosso país e ainda está no imaginário das pessoas. Com certeza, vai ter muita gente rindo do nosso ‘talento’ futebolístico. A gente participa das atividades com alegria e riso frouxo nos momentos intrépidos. É muito prazeroso fazer um programa em que a gente se diverte trabalhando, conhecendo pessoas, ouvindo histórias e dividindo com o público as impressões que nos tocam”, garante Alexandre.
A descida do rio Dois Rios, que desagua no Rio Paraíba do Sul, de boia cross em pneus de caminhão também está entre as melhores aventuras vividas pelos apresentadores neste episódio. “Eu deixei toda fala para o Alexandre, eu só queria aproveitar o melhor da vida”, brinca Daniella Dias.
Os dois ainda devolveram ao rio Paraíba do Sul peixes oriundos do projeto Piabanha, que, há décadas, trabalha na preservação de espécies ameaçadas ou em extinção. “É o ‘Expedição Rio’ dando as mãos para quem luta pelo velho Paraíba”, exalta Alexandre.
O ‘Expedição Rio – Os rios do Rio’ vai ao ar, neste sábado, para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, logo após o ‘Jornal Hoje.’ E também será exibido aos sábados, para os demais municípios do Estado do Rio e Sul de Minas Gerais.
Tags
Programação