Divulgação Globo |
O 'Expedição Rio' deste sábado, 24 de junho, começa no município de Resende, onde o rio Paraíba do Sul, personagem principal do segundo episódio, entra no estado. Em caiaques, Daniella Dias e Alexandre Henderson conversam com Pedro Oliva, único canoísta que já remou o principal rio do estado da nascente até a foz. “Não fui sozinho. Tinha um grupo me acompanhando. Foi um projeto científico. Fui recordista mundial de saltos em cachoeiras e numa das últimas descidas, no Canadá, me veio a questão: ‘e o rio da minha casa, que corta o meu quintal? Eu conheço o mundo inteiro, mas o rio Paraíba?’ ”, contou Pedro, que aceitou o desafio para cruzar os 1136 km de extensão dele: “Foi a maior distância que eu já percorri e o projeto mais bonito que já participei. Viajei tanto e descobri que tudo estava aqui”.
De lá, Daniella e Alexandre seguem para o distrito de Serrinha do Alambari para conhecer o rio Santo Antonio de um jeito diferente. A dupla sobe o leito do rio escalando obstáculos naturais, como a própria agua e pedras. “Esse lugar é lindo! Apesar de todas as dificuldades do aquatrekking, esse contato com a natureza não tem preço”, garante Alexandre Henderson.
O programa chega até Minas Gerais, bem na divisa com o estado do Rio, para conhecer um vilarejo em Itamonte banhado pelo rio Aiuruoca, e explora ainda o Parque Nacional do Itatiaia, onde fica a nascente do rio Campo Belo, principal fonte de abastecimento do município de Itatiaia. E a viagem termina na Zona Norte do Rio, mais exatamente no Grajaú, com uma escalada de tirar o fôlego no Pico do Perdido. “Um dos maiores desafios desse programa foi escalar. Eu brinco dizendo que sou atleta porque praticamos diferentes esportes e atividades no ‘Expedição Rio’, mas estar de frente para o meu medo de altura e tentar superá-lo foi algo grandioso que nunca vou esquecer”, celebrou Dani Dias.
O ‘Expedição Rio – Os rios do Rio’ vai ao ar, neste sábado, para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, logo após o ‘Jornal Hoje.’ E também será exibido aos sábados, entre junho e julho para os demais municípios do Estado do Rio e Sul de Minas Gerais.
Tags
Programação