Maurício de Sousa é entrevistado por Marcelo Tas no Provoca desta terça (27)

Divulgação/Giovanna Carvalho

Nesta terça-feira (27/6), Marcelo Tas entrevista, no Provoca, Maurício de Sousa, um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras. Ele fala no bate-papo sobre a infância, início de carreira, os ‘nãos’ que recebeu, canta um trechinho da canção Granada, e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 
O cartunista conta que, com sete anos, sua mãe o levava para cantar nos programas de calouros que tinham nas rádios. “Eu tinha a voz parecida com a do artista espanhol Agustin Lara e cantava, por exemplo, a música Granada, em espanhol. E em todos os programas que eu ia, eu ganhava em primeiro lugar (...) tinha um rapaz que animava a plateia e quando eu cantei, todo mundo aplaudiu e eu ganhei. Ele me pôs no ombro, e esse mocinho magro que me colocou no ombro, pra andar pra lá e pra cá, era o Adoniran Barbosa”, revela o cartunista.
 
Em outro momento do programa, Tas pergunta se Maurício recebeu muito não. “Recebi alguns nãos sonoros, para não dizer gritantes. O primeiro foi na Folha de S.Paulo. Vim de Mogi das Cruzes, com uma pasta cheia de desenhos que minha mãe tinha visto e achado bonito (...) mostrei meus desenhos para o diretor de arte, ele deu uma olhada, fechou e falou: “menino, faz outra coisa na vida, esquece de desenho que não dá dinheiro pra ninguém”. A pessoa que me disse isso era um dos dois, três maiores ilustradores do Brasil”, conta.
 
Ao sair da redação, o cartunista conta para Tas que encontrou um jornalista que falou que ele havia mostrado seus desenhos para uma pessoa que não o conhecia e sugeriu para Maurício começar a trabalhar lá em qualquer coisa, fazer amizades e depois mostrar os desenhos para amigos, colegas. “Eu segui o que ele falou, ele me deu um trabalho de copidesque (...) virei repórter policial depois de um tempo; meu texto era muito sofisticado para reportagem policial, (...) fui pro coloquial, que me ensinou a caber o texto no balãozinho de história em quadrinhos. Então estava tudo aberto para eu criar a primeira historinha, mostrei para os amigos da redação, eles publicaram e pagaram (...) eu quero ser desenhista de história em quadrinhos”, disse na época.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato