Documentário inédito aborda a jornada milenar da cannabis: origem, políticas e impactos

Divulgação Curta!

As discussões sobre a utilização da maconha — ou cannabis — têm se arrastado por milênios. O documentário inédito "Cannabis: A História Através dos Tempos", a ser exibido com exclusividade no Curta!, explora seu uso, as políticas e os impactos dessa erva mundialmente. 

Ao investigar as origens da cannabis, a produção inglesa, dirigida por Piers Garland, transporta o público para um passado distante, quando a utilização da planta era fundamental para a vida das civilizações antigas, fosse no uso como fibra têxtil e material de construção ou no potencial medicinal. Entre os exemplos, estão as tinturas centenárias, as impressões de rascunhos da Constituição Americana e as primeiras cópias da Bíblia. 

Ao longo do século passado, no entanto, passaram a ser discutidas e implementadas políticas de proibição do consumo da cannabis em muitos países. O documentário explora os motivos por trás dessas políticas e analisa como a desinformação, a propaganda e os interesses econômicos moldaram a opinião pública em relação à planta.

Ao examinar a questão da legalização, o documentário destaca os debates em curso em diferentes partes do mundo. Ele aborda as evidências científicas que mostram os benefícios medicinais da cannabis, especialmente no tratamento de condições como epilepsia, dor crônica e doenças relacionadas ao câncer. Também examina as preocupações levantadas em relação ao uso recreativo, como a saúde pública e a segurança dos usuários.

Um dos entrevistados, o Dr. Mikael Sodergren, diz que “não há dúvida de que esta planta tem propriedades medicinais muito significativas. Ainda que faltem pesquisas médicas nos últimos 50, 60, 70 anos para compreender plenamente as propriedades e os componentes farmacêuticos ativos, que podem ser benéficos para o tratamento de certas doenças”. 

O filme ainda lança luz sobre as desigualdades sociais e raciais associadas às políticas de drogas, destacando como certos grupos têm sido desproporcionalmente afetados pela criminalização da cannabis. A produção, da EM Productions, traz uma reflexão sobre a necessidade de uma abordagem mais justa e equitativa em relação à planta.

"Cannabis: A História Através dos Tempos" também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, acessado na ClaroTV+, ou no site CurtaOn.com.br. A estreia é na Sexta da Sociedade, 16 de junho, às 23h.

Rosaly Lopes: a astrônoma brasileira na NASA é tema do quarto episódio de série inédita sobre ciência nacional

''Aqui no Brasil, a gente não tem uma cultura de conhecer nossos cientistas, mas tenho certeza que vocês estarão diante de uma das maiores cientistas brasileiras de todos os tempos''. É dessa forma que Rosaly Lopes é apresentada na abertura do quarto episódio de ''Cientistas Brasileiros'''', série inédita que vem sendo exibida pelo Curta! com exclusividade. A direção é de Rodrigo Grota. 

A narrativa detalha a trajetória de Rosaly desde a infância, quando ela se encantou pelo espaço. Aos 4 anos, seus pais lhe contaram sobre a missão do astronauta russo Yuri Gagarin e a chegada do homem à lua, despertando nela uma grande paixão. Mais tarde, por conselho da irmã mais velha, decidiu estudar astronomia. 

Aos 18 anos, Rosaly deixou o Brasil para estudar astronomia em Londres e, desde 1991, trabalha na NASA. Especialista em geologia e vulcanologia dos planetas, já recebeu diversos prêmios, incluindo a Medalha Carl Sagan da Sociedade Americana de Astronomia e o prêmio Ambassador da União Americana de Geofísica. Com mais de 120 trabalhos e oito livros publicados, é uma referência em sua área de atuação.

Rosaly Lopes ressalta que é gratificante ser reconhecida como cientista brasileira em suas viagens ao redor do mundo. E que ao mencionar sua atuação na NASA, as pessoas demonstram ainda mais interesse e admiração. Ela destaca a diversidade de pessoas que trabalham na NASA, vindas de diferentes países e culturas e que estão unidas por um propósito comum de explorar o espaço. “Isso me inspira muito. A área espacial une a humanidade. Isso é a nossa casa, é o nosso lar”, acredita.

Composta por cinco episódios, “Cientistas Brasileiros” apresenta importantes nomes da produção científica nacional, de ontem e de hoje. Além de Rosaly Lopes, as outras figuras de destaque na série são: Bartolomeu de Gusmão, Oswaldo Cruz, Nise da Silveira e Marcelo Gleiser. A produção é da Kinopus Audiovisual e foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). 

A produção completa pode ser assistida também no Curta!On – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo. A estreia do episódio é na Quinta do Pensamento, 15 de junho, às 23h. 

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 12/06

21h – ''Ventos que Sopram - Maranhão'' (Documentário)

Pelos ares do Maranhão, sobretudo a ilha de São Luís, circula uma forte cultura popular, repleta de lendas, mistérios e música. Neste documentário, o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro guia o espectador em uma viagem pelas “encantarias” de sua terra natal: “Essa atmosfera de mágica e mistério é muito presente na produção musical do estado. São Luís também carrega a mística de cidade de poetas”, afirma ele. Baleiro transita por belas paisagens e encontra músicos e trovadores que o ajudam a contar a história da música maranhense e a dar conta da variedade rítmica do estado. Juntos, eles formam um caldeirão musical diverso e, ao mesmo tempo, único, de origens africanas, ameríndias e ibéricas. Entre os artistas locais, estão Patativa, Tutuca Viana, Sergio Habibe, Tião Carvalho e Chico Maranhão. Direção: Neto Borges. Duração: 77 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de junho, terça-feira, às 01h e às 15h; 14 de junho, quarta-feira, às 09h.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 13/06

23h – ''Novo Mundo, Pintura de Rua na América Latina'' (Série) – Episódio: ''Chile''

As imagens que ilustram os muros das cidades modernas guardam uma estreita relação com os seus habitantes. Na América Latina, essa relação é ainda mais profunda, uma vez que a sua arte urbana nasceu ligada a processos de resistência, rebelião e transformação que marcaram as últimas décadas. A realidade de indivíduos e grupos silenciados na cultura “formal” ganha voz neste fenômeno social e estético, que traz à tona traumas, reivindicações e sonhos. A série explora um país diferente a cada episódio. Direção: Belisario França e Juan Tamayo. Duração: 60 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de junho, quarta-feira, às 03h e às 17h; 15 de junho, quinta-feira, às 11h; 17 de junho, sábado, às 21h; 18 de junho, domingo, às 11h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 14/06

23h05 – ''Éramos Todos Loucos'' (Documentário)

Os realizadores da comédia “Vai trabalhar, vagabundo”, de 1973, reveem e comentam, 40 anos depois, o filme-manifesto mais oblíquo, suingado e debochado dentre vários que aquela geração produziu contra a falsa moral e bons costumes do autoritarismo vigente. “Vai trabalhar vagabundo” criou para os censores da época uma dificuldade ao se verem diante de uma expressão da alma carioca, encarnada no genial personagem Secundino Meireles, o Dino, eternizado na interpretação de Hugo Carvana. O ator, formado na chanchada, dirigiu um filme emblemático, que representou o renascimento da comédia carioca, como seus amigos contam nos depoimentos gravados para este documentário, realizado pelos filhos de Carvana. Direção: Pedro Carvana e Rita Carvana. Duração: 49 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 15 de junho, quinta-feira, às 03h05 e às 17h05; 16 de junho, sexta-feira, às 11h05.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 15/06

23h – ''Cientistas Brasileiros'' (Série) - Episódio: ''Rosaly Lopes''

Retrato da astrônoma e vulcanologista Rosaly Lopes (1957) através de entrevistas com ela mesma, seus familiares e colegas do Laboratório de Propulsão a Jato e da NASA. Direção: Rodrigo Grota. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de junho, sexta-feira, às 03h e às 17h; 17 de junho, sábado, às 12h30; 18 de junho, domingo, às 18h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 16/06

23h – ''Cannabis: A História Através dos Tempos'' (Documentário)

A cannabis tem sido vital para o progresso da humanidade ao longo de milênios. Somente neste último século, a humanidade passou a proibir uma das plantas mais úteis do nosso planeta, dando início à chamada “guerra às drogas”. Mas na medida em que as percepções em relação às drogas ilícitas mudam e a sua legalização se expande, voltamos a olhar para a cannabis. Direção: Piers Garland. Duração: 58 min. Classificação: 18 anos. Horários alternativos: 17 de junho, sábado, às 03h e às 16h30; 18 de junho, domingo, às 22h.

Sábado, 17/06 

20h30 – ''Caminhos dos Orixás'' (Série) - Episódio: “Nanã - O vodun da sabedoria: O feminismo ancestral da mãe das mães”

A série se debruça sobre os principais orixás do candomblé, seus arquétipos e suas representações. Nanã, tema deste episódio, está no princípio e no fim de tudo e de todos. Seu domínio é a terra molhada (lama ou barro), os mangues, as chuvas, as sabedorias dos mais velhos, a ancestralidade. Nanã é a avó da justiça, sobretudo para as mulheres. Para falar com Omolú e com Egun Egun é preciso recorrer a Nanã, pois só a ela, eles ouvem. Direção: Betse de Paula. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horário alternativo: 18 de junho, domingo, às 10h30.

Domingo, 18/06 

19h – ''Krenak'' (Documentário)

A história do povo indígena krenak de Resplendor, Minas Gerais, desde a declaração da "guerra justa" pelo rei português D. João VI, em 1808, até o desastre ambiental no Rio Doce causado pela ruptura da barragem de minérios em Mariana, em 2015. Direção: Rogério Corrêa. Duração: 74 min. Classificação: Livre.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato