Divulgação Curta! |
Um dos mais importantes documentaristas brasileiros, Eduardo Coutinho faria 90 anos no dia 11 de maio. Para homenageá-lo, o Curta! exibe na véspera de seu aniversário, dia 10, às 22h30, e no dia 11, às 2h30 e às 16h30, o documentário "Banquete Coutinho", de Josafá Veloso, produção que propõe uma reflexão sobre a obra do cineasta, morto em 2014. No Curta!On – Clube de Documentários na Claro TV+ e na internet, o documentário está na pasta degustação. Novos cadastros têm sete dias grátis.
"Banquete Coutinho” foi desenvolvido a partir de um encontro filmado entre Eduardo Coutinho e o diretor em 2012, dois anos antes de sua morte. O depoimento é complementado por vasto material de arquivo, com objetivo de manter acesas as inquietações do cineasta e discutir sua obra. Em um dos trechos, Coutinho diz: “Uma conversa com uma pessoa é decisiva. Ou sai ou não sai. Em dez minutos se resolve isso. Se não sai, não tem filme”. O filme é da Heco Produções e foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Além de “Banquete Coutinho”, os assinantes do Curta!On podem assistir a série “O Método", de Carlos Roberto Franke e Liliana Sulzbach, que discute as formas de trabalho, os processos criativos e as possibilidades narrativas no cinema documental, a partir de entrevistas e de análises da obra de diversos diretores. Durante um ano, o professor Carlos Roberto Franke entrevistou documentaristas do Brasil e da Alemanha para seu projeto de pós-doutorado e, após reunir um vasto material sobre o tema, convidou os diretores para desenvolverem um filme que abordasse os métodos utilizados pelos realizadores.
Além de retomar as origens do cinema, relembrando os irmãos Lumiére e Robert Flaherty – pioneiros da Sétima Arte -, os episódios passam por debates como a presença do autor nos filmes do francês Chris Marker e o engajamento do jornalista Glenn Greenwald em “Citizenfour”, filme vencedor do Oscar; as reflexões do crítico e teórico de cinema Bill Nichols, sobre ética e história; e do próprio Coutinho, sobre o rigor de uma obra baseada na potência de entrevistas. Entre realidade e ficção, as discussões dão conta de uma arte – a de documentar - que não tem fronteiras e circula por esses opostos. Os episódios são “O Real e A Ficção”, “A Linguagem”, “A Ética e a História” e “O Autor e a Obra”. “O Método” é uma produção da Tempo Porto Alegre viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual.
Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 10/05
22h30 – “Banquete Coutinho” (Documentário)
Banquete Coutinho propõe olhar para a obra de Eduardo Coutinho como um grande todo. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Obra e pensamento de Coutinho resistem ao tempo. Direção: Josafá Veloso. Duração: 74 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 11 de maio, quinta-feira, às 02h30 e às 16h30; 12 de maio, sexta-feira, às 10h30; 13 de maio, sábado, às 14h15; 14 de maio, domingo, às 22h30.
No Curta!On – pasta degustação: Banquete Coutinho” (Documentário)
Para assinantes: “O Método” (Série)
“O Método” desvenda, interpreta e revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Direção: Liliana Sulzbach e Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: 10 anos.
Tags
Programação