Divulgação Curta! |
O documentário inédito "Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro", a ser exibido com exclusividade pelo Curta!, é uma homenagem à vida e obra do cineasta Melvin Van Peebles, que revolucionou o cinema americano ao criar um novo modelo de herói negro nas telas. A produção, dirigida por Catherine Bernstein e Martine Delumeau, retrata a trajetória de Melvin Van Peebles, desde sua infância em Chicago até o sucesso alcançado com "Sweet Sweetback´s Baadassss Song" (1971).
A história de Sweetback foi uma chamada política e uma declaração revolucionária contra a injustiça e a violência sofrida pelas minorias nos Estados Unidos. Produzido de forma independente por Van Peebles - que também escreveu o roteiro, dirigiu, atuou como protagonista e compôs a música - o filme arrecadou US$ 15 milhões. O sucesso da produção abriu caminho para um novo gênero cinematográfico, conhecido como Blaxploitation, que apresentou personagens negros em papéis de destaque.
O documentário "Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro" mergulhou nos bastidores da produção do filme, acompanhando as lutas enfrentadas por Van Peebles para realizar sua visão cinematográfica. Seus filhos e neto, que hoje são produtores, diretores e atores, testemunham o impacto duradouro de "Sweet Sweetback's Baadassss Song" e como a obra provou que existe vida além de Hollywood. Para seus familiares, embora Melvin Van Peebles não tenha se tornado um dos principais cineastas da Nova Hollywood, seu legado no cinema e sua influência são inegáveis.
"Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro" também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar. A estreia é na Quarta de Cinema, 17 de maio, às 23h.
‘Tela sobre Tinta’ traz a obra de Athos Bulcão
O legado de Athos Bulcão na arte brasileira é inegável, especialmente em Brasília, onde suas obras são uma marca registrada da cidade. Como designer e artista plástico, ele soube unir sua criatividade e técnica para criar projetos únicos e memoráveis. O terceiro episódio da série "Tela sobre Tinta", que vem sendo exibida pelo Curta!, faz um mergulho na vida e obra de Athos Bulcão – falecido em 2008 -, um dos mais importantes artistas plásticos do país, que se destacou por sua habilidade em mesclar arte e arquitetura em seus projetos.
Em imagens de uma entrevista de arquivo, Athos Bulcão compartilha um pouco de sua filosofia de trabalho ao contar que permitia que a criatividade fluísse livremente, mas sem perder a noção do que estava sendo feito. Esse equilíbrio pode ser visto em sua obra, que apresenta uma mistura de formas abstratas, cores vibrantes e geometria.
Em depoimento, Valéria Cabral, diretora da Fundação Athos Bulcão, destaca a relevância do artista para Brasília e para o Brasil, já que sua presença na cidade durante 50 anos deixou um legado cultural significativo. O museu a céu aberto criado por Bulcão é um exemplo disso, “uma verdadeira maravilha” que apresenta algumas de suas mais icônicas obras.
Para o arquiteto e professor José Carlos C. Coutinho, Athos Bulcão foi um grande artista e continuará sendo um exemplo de como integrar arte e arquitetura. Seus projetos criaram espaços que são verdadeiras obras de arte, e sua habilidade em transitar por diferentes técnicas e suportes é inspiradora.
A série “Tela sobre Tinta” é composta por cinco episódios independentes, cada um dedicado a um artista de destaque no cenário nacional. Além de Athos Bulcão, também são protagonistas em outros episódios: Anna Bella Geiger, Luiz Aquila, Celeida Tostes e Farnese de Andrade. A produção completa está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessada na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. A estreia do episódio é na Terça das Artes, 16 de maio, às 21h.
Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 15/05
22h30 – “Ney - À Flor da Pele” (Documentário)
"Ney À Flor da Pele" é um documentário de longa-metragem centrado no impacto das performances de Ney Matogrosso em seu público e na reverberação desse impacto na cultura brasileira, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Uma antologia audiovisual, toda composta por imagens de arquivo. A melhor maneira de conhecer Ney é estar com ele nos palcos. Direção: Felipe Nepomuceno. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 16 de maio, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 17 de maio, quarta-feira, às 10h30; 20 de maio, sábado, às 15h; 21 de maio, domingo, às 21h40.
Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 16/05
21h – “Tela sobre Tinta” (Série) - Episódio: “Athos Bulcão”
Das fotomontagens aos figurinos para teatro, do Sambódromo à Catedral de Brasília, o documentário visita a obra de Athos Bulcão em seu amplo espectro. Nas palavras do professor e arquiteto JC Coutinho: “a obra de Athos é a presença dessas obras nos espaços externos na cidade”. Direção: Malu De Martino. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de maio, quarta-feira, às 01h e às 15h; 18 de maio, quinta-feira, às 09h; 20 de maio, sábado, às 20h30; 21 de maio, domingo, às 10h30.
Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 17/05
23h – “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”
Em 1971, Melvin Van Peebles revolucionou a figura do herói negro no cinema americano com seu filme “Sweet Sweetback´s Baadassss Song”. Este gesto cinematográfico inédito se tornou uma referência essencial e deu origem ao movimento Blaxploitation. Direção: Catherine Bernstein e Martine Delumeau. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de maio, quinta-feira, às 03h e às 17h; 19 de maio, sexta-feira, às 11h; 20 de maio, sábado, às 16h30; 21 de maio, domingo, às 23h.
Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 18/05
22h30 – “Romance de Formação” (Documentário)
Quatro jovens precisam lidar com as aspirações e anseios de uma vida repleta de realizações. São estudantes de grandes instituições acadêmicas - Harvard e Stanford (EUA), Karlshire (Alemanha) e PUC-Rio (Brasil). Direção: Julia De Simone. Duração: 74 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de maio, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 21 de maio, domingo, às 18h45.
Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 19/05
20h30 – “A batalha do passinho” (Documentário)
Surgido nas favelas cariocas, o Passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário “A Batalha do Passinho - O Filme”, dirigido por Emilio Domingos, acompanha de perto esse fenômeno e mostra a evolução dessa cultura. Direção: Emílio Domingos. Duração: 73 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 20 de maio, sábado, 00h30; 21 de maio, domingo, às 11h25.
Sábado, 20/05
21:05 – “Grandes Cenas” (Série) – Episódio: “Central do Brasil”
A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em "Central do Brasil" (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15 min. Classificação: Livre. Horário alternativo: 21 de maio, domingo, às 11h05.
Domingo, 21/05
20:15 – “Janela da Alma” (Documentário)
O que o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders, a atriz Marieta Severo e o músico Hermeto Pascoal têm em comum? Eles e mais quinze personalidades com problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total, dão depoimentos revelando sua percepção do mundo no documentário "Janela da Alma". Direção: João Jardim e Walter Carvalho. Duração: 73 min. Classificação: Livre.
Tags
Programação