Cena do documentário “Meu amigo Fela” (Divulgação: Curta!On) |
O Curta!On – Clube de Documentários preparou uma seleção especial de produções para o mês de maio, incluindo documentários sobre artistas nacionais e personalidades internacionais que lutaram pela igualdade racial, além de três novas séries em seu catálogo. Cada uma dessas produções traz uma perspectiva única sobre arte, música e luta por direitos.
Dentre as novidades está “Meu Amigo Fela”, documentário que presta uma homenagem ao músico nigeriano Fela Kuti, conhecido por sua luta contra a opressão e a corrupção em seu país. O inédito “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro” é um documentário exclusivo do Curta!On que retrata a vida e a carreira do icônico cineasta Melvin Van Peebles, que desafiou as convenções de Hollywood em uma época de intensas tensões raciais nos Estados Unidos. Já “Tela sobre Tinta” é uma série documental composta por cinco episódios independentes, cada um dedicado a um artista de destaque no cenário nacional. São protagonistas dos episódios: Anna Bella Geiger, Luiz Aquila, Athos Bulcão, Celeida Tostes e Farnese de Andrade
Além dessas produções, o Curta!On também apresenta duas novidades entre as séries de seu catálogo. “Terra Prometida” é uma animação que apresenta um mergulho profundo no passado brasileiro e na conexão do país com o regime nazista. A série traz à tona informações e fatos que foram mantidos ocultos por décadas e mostra como a ideologia do nazismo influenciou a sociedade brasileira de maneiras mais profundas do que se imaginava. Já “Salve o Prazer” é uma série documental que apresenta a vida e obra de Carlos Filho, mais conhecido como Cafi. Com uma trajetória artística que abrangeu 4 décadas, o fotógrafo, cenógrafo e artista plástico deixou sua marca na cultura brasileira. A série foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
O Curta!On – Clube de Documentários pode ser acessado através da ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar.
Confira as sinopses das novidades do catálogo:
''Tela sobre Tinta'' (série em 5 episódios)
A série “Tela sobre Tinta” cria um acervo documental de Arte Brasileira com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os maiores influenciadores do atual panorama das artes plásticas no Brasil. Juntos, esses artistas influenciaram grande parte dos nomes que atuam hoje no mercado nacional e internacional, ora como professores, ora como agentes de experimentação em linguagens e estilos pouco explorados. Direção: Malu De Martino. Duração: 30 minutos. Classificação: Livre.
''Meu Amigo Fela'' (Documentário)
Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. No filme a complexidade da vida de Fela é desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore. Direção: Joel Zito Araujo. Duração: 94 minutos. Classificação: Livre.
''Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro'' (Documentário)
Em 1971, Melvin van Peebles revolucionou a figura do herói negro no cinema americano com seu filme “Sweet Sweetback´s Baadassss Song”. Este gesto cinematográfico inédito se tornou uma referência essencial e deu origem ao movimento Blaxploitation. Direção: Catherine Bernstein e Martine Delumeau. Duração: 52 minutos. Classificação: Livre.
''Terra Prometida'' (série em animação em 6 episódios)
Série de documentários sobre imagens distorcidas, memórias fabricadas e responsabilidades ocultas. A verdadeira postura do Brasil diante do terror do nazismo e o alcance de sua ideologia que influenciou algumas políticas públicas nacionais. Direção: Paschoal Samora. Duração: 26 minutos. Classificação: 16 anos.
''Salve o Prazer'' (Série)
Salve o Prazer é um telefilme documental, dirigido por Lírio Ferreira e Natara Ney e realizado pela Luni Produções. Um mergulho na vida e obra do fotógrafo, cenógrafo e artista plástico Carlos Filho, conhecido como Cafi. Pernambucano, radicado no Rio e vivente do mundo, ele participou da vida cultural brasileira durante 4 décadas, desde os anos 1960 até sua morte no réveillon de 2019. Cafi protagonizou todas as filmagens do projeto, revendo suas trajetórias, encontrando parceiros e amigos e revelando novos olhares. Entre seus muitos trabalhos estão as históricas capas de discos de grandes nomes da música brasileira. Foram quase 300 no total, começando com o icônico Clube da Esquina, com a foto dos 2 meninos. Salve o Prazer é um tributo à arte, ao talento e ao amor pela vida. Direção: Natara Ney e Lírio Ferreira. Duração: 52 minutos. Classificação: 14 anos.
Tags
Programação