Divulgação Globo |
Vivendo entre o Rio de Janeiro e Paris, Christiane Jatahy é um dos nomes mais importantes do teatro contemporâneo mundial. Ela aproveita sua temporada no Brasil para um bate-papo com Pedro Bial. No 'Conversa com Bial' desta segunda-feira, dia 24, a autora e diretora teatral percorre por momentos de sua vida e carreira: ela foi a primeira brasileira a ganhar o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, um dos prêmios mais importantes para artistas do mundo.
No ‘Conversa’, a carioca fala sobre a infância e os traumas que a levaram a se expressar através da arte; da carreira de atriz e a transição para o trabalho como autora. Sobre o trabalho de diretora, o programa exibe trechos de alguns projetos em que ela esteve á frente, como o filme “A falta que nos move”, de 2011, e o espetáculo “Julia” (adaptação a peça ‘Senhorita Julia’ de August Strindberg), de 2012. Ela traz ainda a bem-sucedida proposta de misturar as linguagens de teatro e cinema e do seu mais recente trabalho, a peça “Depois do Silêncio”, que estabelece um diálogo entre o livro "Torto Arado" (2019), de Itamar Vieira Jr, e o filme "Cabra marcado para morrer" (1984), de Eduardo Coutinho.
Divulgação Globo |
O programa de amanhã, dia 25, prossegue tendo o cinema como eixo da conversa. Pedro Bial recebe os humoristas Edmilson Filho e Haroldo Guimarães, protagonistas da série ‘Cine Holliúdy’, que estreia a terceira temporada no próximo dia 27 na TV Globo. Ambos cearenses, cultivam uma forte amizade desde a infância, e exploram histórias juntos, bem como o aspecto cultural de seu estado. Sobre ‘Cine Holliúdy’, Edmilson comenta a trajetória do título: “A gente começou com um curta-metragem, feito em 2004. Deste curta-metragem passamos mais seis, sete anos tentando dinheiro para fazer um longa, e conseguimos um prêmio de baixo orçamento do Ministério da Cultura em 2009. Filmamos em 2010, e o filme só foi sair em 2013, e desse filme, virou uma sequência, que virou uma série, e que já está na terceira temporada”, conta.
Haroldo faz um paralelo entre a história da série e a amizade dos personagens com a própria amizade com Edmilson. Em linhas gerais, nesta temporada, Francisgleydisson, o qual Edmilson dá vida, recebe uma proposta irrecusável de um investidor misterioso (Alexandre Borges) para manter seu cinema de pé. Munízio, encenado por Haroldo, melhor amigo de Francis, é o único que sabe do tal pacto. “Munízio é como se fosse o Sancho Pança de Don Quixote, e é isso mais ou menos que exercemos na vida pessoal. Eu acredito que um amigo é um abrigo que você pode voltar sempre [...]. O Edmilson é um amor fraternal incrível que eu tenho”, diz Haroldo.
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.
Tags
Programação