Reprodução |
Comandante do D.O.M, restaurante brasileiro que integra o seleto grupo das casas que têm duas estrelas do Guia Michelin, Alex Atala é um dos nomes mais influentes e conhecidos da culinária brasileira. O que talvez muita gente não saiba, contudo, é que ele também tem um sonho de brilhar em outra área: praticante de jiu-jitsu desde os anos 1990, o paulista de 54 anos ainda mantém uma aspiração de lutar profissionalmente.
''Até hoje, com mais de 50 anos, penso em lutar em nível profissional'', contou o chef durante participação no Resenha UFC Fight Pass, programa semanal de debates de plataforma de streaming. “Em tudo que eu faço, tento me dedicar ao máximo para ser pelo menos bom. Treinei muito jiu-jitsu para não ser ruim”, completou.
Atala começou a praticar jiu-jitsu nos anos 1990, mas se afastou dos tatames por causa dos compromissos na cozinha. Retomou depois, por influência dos filhos, e manteve a arte suave como uma parte importante de sua rotina. “Toda vez que chego em casa e tiro minha faixa preta, me emociono e choro de orgulho”, relatou.
O Resenha também contou com o narrador André Azevedo, o comentarista Demian Maia e a correspondente Evelyn Rodrigues, que fazem parte do time de transmissão do UFC Fight Pass. Especialista em jiu-jitsu e brasileiro com mais vitórias na história do UFC, Maia tem treinado com Atala.
“Quando o Alex começou a treinar na minha academia, por volta de 2011, pensei que por ser um chef renomado ele não levaria o jiu-jitsu a sério. Mas eu fiquei impressionado com o nível de dedicação dele, que treinava três ou quatro horas por dia. Ele seguia a rotina de um atleta profissional”, contou o lutador e comentarista.
Além de falar sobre sua rotina no esporte, Atala aproveitou a participação no Resenha para fazer uma série de desafios. Em um deles, reviu cenas de lutas de Demian Maia e fez as vezes de comentarista, falando sobre aspectos técnicos e fundamentos.
O Resenha UFC Fight Pass é um programa semanal do UFC Fight Pass, plataforma de streaming que o UFC lançou no Brasil em 2023. Assinantes podem rever a qualquer momento a participação de Alex Atala e outros conteúdos, incluindo a íntegra de todos os eventos do UFC e de outras 20 organizações.
Tags
Programação