Sem Censura recebe a cineasta Laís Bodanzky

Divulgação

No programa Sem Censura desta segunda-feira (20), a apresentadora Marina Machado recebe a cineasta Laís Bodanzky para um bate-papo sobre cinema. A diretora fala sobre a carreira, o estilo de fazer cinema e do futuro da arte cinematográfica frente aos novos meios de consumo e plataformas de streaming. Ela comenta ainda do legado de sua atuação como presidente da Spcine e da diversidade de gênero e raça dentro do mercado audiovisual.

Laís Bodanzky nasceu na cidade de São Paulo, em 1969, filha da professora de História da Arte, Lena Coelho, e do cineasta, Jorge Bodanzky. Teve aulas de atuação com o diretor teatral Antunes Filho e se formou em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Estreou na direção com Cartão Vermelho, curta-metragem selecionado para o New York Film Festival, em 1995. Em 1999, realizou o documentário Cine Mambembe – O Cinema Descobre o Brasil.

Em 2001, ganhou reconhecimento internacional com Bicho de Sete Cabeças, o primeiro longa-metragem da diretora que aborda a questão das drogas, problemas familiares e dos abusos em hospitais psiquiátricos, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno e estrelado por Rodrigo Santoro.

Em 2007, dirigiu Chega de Saudade e, em 2010, realizou o longa As Melhores Coisas do Mundo, obra que estreou no Festival de Cinema de Roma e ganhou o Prêmio APCA de melhor filme do ano. Em 2017, Como Nossos Pais teve sua première no Festival de Cinema de Berlim e recebeu vários prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Seu longa-metragem mais recente, A Viagem de Pedro, lançado em 2022, apresenta um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro I.

A cineasta assina ainda a produção dos longas de animação Uma História de Amor e Fúria, de Luis Bolognesi e Perlimps, de Alê Abreu. Na televisão, realizou trabalhos documentais importantes como A Guerra dos Paulistas, Lutas.doc e Mulheres Olímpicas.

Em 2019, Bodanzky foi convidada para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, e ganhou o direito de votar nos filmes do Oscar. No mesmo ano, assumiu a presidência da Spcine, empresa da prefeitura de São Paulo responsável por todo o setor audiovisual da cidade, onde ficou até 2021.

Nesta edição, participam como debatedores convidados Juliano Dip, jornalista da Band, e Flavia Guerra, jornalista, documentarista, curadora e crítica de cinema. O público também interage por meio das redes sociais, utilizando a hashtag #SemCensura.

O programa Sem Censura vai ao ar às segundas-feiras, às 21h, com transmissão para todo o país em TV aberta por intermédio das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública – TV, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e por outras plataformas, como Facebook, Twitter e Youtube.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato