Agro Nacional: médica divide tempo entre consultório e lavoura

Divulgação

Neste domingo (12), o episódio inédito do Agro Nacional revela a curiosa história de uma médica que divide o tempo entre o consultório e a lavoura de grãos em Itapeva, interior de São Paulo. Durante o programa, exibido na TV Brasil às 9h, o público vai saber como a oftalmologista utiliza filosofias que aprendeu na medicina no mundo rural. 

A equipe de produção também foi até a Fazenda Paiaguás, no Mato Grosso, para ver como a implantação de uma biofábrica on farm ajudou a aumentar a produtividade no local. A biofábrica potencializa o manejo biológico de pragas e diminui o uso de insumos químicos trazendo ganhos ambientais e econômicos significativos. 

Na Bahia, a atração da emissora pública investiga os benefícios do uso de insumos biológicos como biopesticidas, biofertilizantes e bioestimulantes nas lavouras. Uma das principais vantagens da utilização do controle biológico é a sua versatilidade e utilidade para um bom manejo do solo, controle de pragas e doenças, e até mesmo para aumentar a eficiência dos insumos químicos. 

No programa de domingo, o público acompanha a série ‘Seu Dinheiro é Capim’ com Janaína Martuscello, zootecnista, doutora em forragicultura e professora da Universidade Federal de São João Del Rey, de Minas Gerais. Ela fala da importância de tratar a pastagem como se fosse lavoura e de entender o valor do capim.

O Agro Nacional destaca ainda a piscicultura, criação de peixes em ambientes controlados, e mostra a produção de tilápia no município de Rifaina, no interior paulista. Introduzida no país na década de 1950, a tilápia teve uma ótima adaptação nas águas doces brasileiras. 

Ainda durante este episódio, a produção da TV Brasil leva ao ar uma matéria deliciosa com receita e tudo. A reportagem revela como as flores comestíveis são ricas em nutrientes e podem ajudar tanto no sabor como no visual de pratos requintados.

O programa viaja também até o município de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, para saber como a tecnologia tem contribuído no monitoramento da ferrugem asiática nas plantações de soja. A ferrugem asiática é a principal doença que atinge a cultura da soja no Brasil e provoca perdas consideráveis aos agricultores. 

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato