Divulgação |
Para celebrar a vida e a obra do experiente sambista Martinho da Vila, bamba que comemora 85 anos neste domingo (12), a TV Brasil apresenta uma edição especial do Samba na Gamboa com o veterano ao meio-dia. O homenageado festeja a trajetória e o legado artístico com sucessos do seu repertório em um animado encontro com o também cantor e compositor Diogo Nogueira, apresentador do programa.
Anfitrião e convidado revisitam a carreira do irreverente artista e destacam sua importância no universo do samba com muita música, histórias e risadas. Martinho da Vila e Diogo Nogueira entoam clássicos do sambista que marcaram época e fazem parte do cancioneiro do gênero como "Canta, canta minha gente", "Ex-amor" e "Disritmia".
Ao longo da atração, Martinho da Vila demonstra seu gosto pelo partido alto e sua relação com a África. A importância desse vínculo para celebrar a ancestralidade negra tão presente em sua obra é expressa em diversas faixas de sua longa discografia.
O sambista fluminense natural de Duas Barras revela a Diogo Nogueira que seus laços com a folia já pareciam predestinados: nasceu em um sábado de carnaval. Tão afeito ao tema, Martinho José Ferreira carrega em seu nome artístico a escola de samba do coração.
De 1938 para cá, porém, não foi só de samba que o bamba viveu. O também escritor teve formação variada e diversos trabalhos, mas para alegria dos amantes da cultura, decidiu se dedicar exclusivamente à carreira musical. Ainda na juventude Martinho apurou o gosto pelas letras, acordes e sons em blocos.
Tags
Programação