Divulgação |
De 16 a 26 de fevereiro, Berlim sedia a 73ª edição de um dos principais festivais de cinema do mundo, a Berlinale. E para celebrar, durante o mês de fevereiro, a MUBI retoma sua tradição e exibe uma programação especial, com filmes inéditos e exclusivos premiados no evento em 2022. Festival em Foco: Berlinale apresenta o documentário Mutzenbacher (Ruth Backermann), Robe of Gems (Natalia López Gallardo), Agitação (Cyril Schäublin) e o vencedor do Urso de Ouro, Alcarràs (Carla Simón).
Mutzenbacher (2022) – Disponível a partir de 16/2
Documentário vencedor do prêmio de Melhor Filme na competição Encontros, no Festival de Berlim do ano passado. A diretora austríaca Ruth Beckermann anuncia num jornal uma audição para um filme baseado no romance pornográfico Josefine Mutzenbacher or The Story of a Viennese Whore. E acompanha cem homens, de diversas idades, confrontados com o texto. O resultado é um panorama sobre masculinidade e sexualidade.
Robe of Gems (2022) – Disponível a partir de 20/2
O drama dirigido pela boliviana Natália López Gallardo venceu o Urso de Prata em 2022. No interior do México, uma comunidade é atormentada pela constante ameaça de violência. Três mulheres de diferentes classes sociais – uma empregada, sua rica patroa e uma policial – são tragicamente afetadas por um caso de desaparecimento relacionado a um crime de cartel. O filme também foi exibido em diversos festivais internacionais, entre eles, a Mostra SP e BFI London Film Festival.
Agitação (2022) – Disponível a partir de 22/2
O filme rendeu ao suíço Cyril Schäublin o prêmio de Melhor Diretor na competição Encontros, na Berlinale 2002. No drama, novas tecnologias estão transformando uma cidade relojoeira do século XIX na Suíça. A jovem operária Josephine (Clara Gostynski) produz a roda de agitação, girando no coração do relógio mecânico. Exposta a novas formas de organizar dinheiro, tempo e trabalho, ela se envolve com o movimento anarquista.
Alcarràs (2022) – Disponível a partir de 24/2
Grande vencedor do festival de Berlim ano passado – levou o Urso de Ouro, e está indicado ao Oscar® de Melhor Filme Internacional. O segundo longa-metragem de Carla Simón acompanha a família Solé, que passa os verões colhendo frutas de seu pomar, em uma pequena vila catalã. Quando surgem planos para instalar painéis solares e cortar árvores, os familiares enfrentam repentinamente o despejo e a perda de muito mais do que sua casa.
Outros 47 filmes fazem parte do especial dedicado aos destaques da Berlinale. Entre eles, The Future (Miranda July), Fabian – O Mundo Está Acabando (Dominik Graf), Alabama Monroe (Feliz van Groeningen), O Dono da Noite (Paul Schrader), Beira-Mar (Filipe Matzembacher, Márcio Reolon) e O Conformista (Bernardo Bertolucci).