Divulgação Globo/Cadu Pilotto |
Quem é que não tem aquela lembrança gostosa de cozinhar em família? Os aprendizados, broncas e gargalhadas enquanto preparam aquele almoço especial de domingo – ou a vez que deu tudo errado e a solução foi pedir um delivery? Essa é a mistura do 'Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua'! Neste domingo (29), Vitão, Mumuzinho, Mayana Neiva e suas respectivas mães estreiam o palco do novo reality culinário comandado por Leandro Hassum, com Paola Carosella e João Diamante no júri.
A cada semana, três diferentes duplas de mães e filhos famosos vestem o avental e partem para a aventura na cozinha, competindo entre si em duas provas. Mas aqui, diferente dos almoços de domingo, quem coloca a mão na massa são os filhos. Sandra, mãe do Vitão, Madalena, mãe do Mumuzinho, e Magdala, mãe de Mayana, podem até ajudar, mas há consequências que podem custar caro. Ao longo da dinâmica, Hassum comanda a brincadeira com muito alto astral, dá seus pitacos aos competidores e pergunta a opinião do ilustríssimo júri. Ao final dos desafios, Paola e Diamante provam os pratos e definem os eliminados. A cada domingo, apenas uma dupla sai como grande campeã.
É hora de colocar a mão na massa!
Duplas no palco. No cenário, geladeiras já abastecidas e um kit básico na bancada. As mães encaram um mini-game que define um ingrediente extra para cada uma das duplas. Feito isso, é hora da primeira prova: “O que tem na geladeira”. Os competidores têm um minuto para planejar seus pratos e o relógio começa a correr. Dentro do tempo de prova, eles precisam apresentar um prato delicioso que agrade as exigências dos jurados. As mães podem orientar, mas se resolverem partir para a ação, o cronômetro do competidor duplica de velocidade, comprometendo o tempo final. Paola e Diamante fazem a degustação, escolhem os melhores e definem a primeira dupla eliminada.
A segunda prova é a “Memória Afetiva”. A equipe do programa foi até os lares de brasileiros em busca de receitas de família, aquelas que são passadas de geração em geração. Famílias anônimas contam suas histórias e revelam os segredos desses pratos – e as duas duplas que seguem na disputa precisam preparar o almoço. Dessa vez, o mercado está aberto, mas eles têm pouco tempo para buscar novos itens para a sua cozinha. E não é só isso! A qualquer momento pode acontecer o 'Fogo na Cozinha", uma “pequena” dificuldade a mais, como, por exemplo, pilotar o fogão usando apenas uma das mãos ou ter de cozinhar ninando um bebê chorando.
Ao fim, temos uma grande campeã! Mas, na divisão do prêmio final, as três duplas ganham uma quantia em dinheiro para doar a um dos projetos parceiros do “Para Quem Doar”, plataforma criada pela Globo em abril de 2020 para conectar pessoas com organizações de todas as regiões do país que trabalham para combater e amenizar diferentes impactos sociais na vida da população em situação de risco e vulnerabilidade.
O trio do reality
À frente do programa, Leandro Hassum dispensa apresentações: o humorista já arrancou boas risadas do público ao longo dos seus 33 anos de carreira. Eis, contudo, uma curiosidade: o ator também é formado pela renomada escola de gastronomia, a Le Cordon Bleu. Ele conta que tem familiaridade com a cozinha e que sua mãe e avó são grandes referências. "Eu adoro estar na cozinha, é um programa que é a minha cara. Trabalhar com João e a Paola é um presente, são dois profissionais que eu admiro demais e respeito muito", afirma.
Já a jurada Paola Carosella fez sucesso com o grande público ao longo da sua participação no reality ‘Masterchef’. Paola é argentina e naturalizada brasileira, cozinheira, empresária, escritora, mãe e youtuber. É dona do restaurante Arturito e do café La Guapa. "Estou empolgada para este projeto! E feliz de voltar à TV, ainda mais na Globo. O programa é leve, mães e filhos na cozinha. Adoro o Leandro e o João e sei que vai ser uma experiência divertida", celebra ela.
Baiano e criado no Complexo do Andaraí, no Rio de Janeiro, João Diamante trabalhou na França com Alain Ducasse, um dos chefs mais estrelados do mundo e, desde 2016, está à frente do “Diamantes na Cozinha”, projeto dedicado a jovens em situação de vulnerabilidade social. Ele também já participou do reality ‘Cozinheiros em Ação’, do GNT, e em outro canal de TV por assinatura estreou o programa ‘Garimpeiros do Sabor’. "O programa não só é a minha cara, como acho que é a cara de todo brasileiro, com muita emoção e, sem dúvidas, muita comida boa", vibra João.
Diversão em família também no GNT
O programa de Leandro Hassum, Paola Carosella e João Diamante também está no GNT. A partir do dia 2 de fevereiro, às 21h30, sempre às quintas, o público confere o episódio que foi exibido na TV Globo no domingo anterior.
“A atração conversa com a programação do GNT precisamente por esse relacionamento que a comida tem com as pessoas, mãe e filhos. O canal tem muito disso, de falar de comida através dos afetos”, comenta Paola, que ainda tem outro projeto no GNT, o ‘Alma de Cozinheira’, com previsão de estreia para o primeiro semestre.
Confira abaixo a entrevista com LP Simonetti e Angélica Campos, diretor artístico e diretora geral do ‘Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua’
Como foram as gravações do programa? Como você avalia as performances de Leandro Hassum, Paola Carosella e João Diamante? Rolou uma boa sintonia entre eles?
Angélica: As gravações foram muito divertidas, e com muitas performances surpreendentes dos filhos na cozinha. Tanto boas surpresas, como pratos nem tão bons (risos). Leandro, Paola e João formam um trio perfeito para o programa. Leandro com seu humor rápido, a elegância de Paola ao julgar, mas sempre cheia de afeto, e João sempre com boas dicas, sorrisão e com bons argumentos ao degustar os pratos.
LP: As gravações correram super bem para um formato novo, fomos surpreendidos pelo espírito competitivo das duplas, e pela emoção de todos a cada final de prova.
Como foi a escolha dos três? O que levaram em consideração para a escalação desse time?
LP: Já conversávamos sobre a ideia desse formato há algum tempo e, em paralelo, também tínhamos o desejo de trabalhar com Paola e João. E como a dinâmica é a de um game show divertido, ninguém melhor que o Hassum pra apresentar. Ficamos muito felizes com a escolha, os três tiveram uma química muito boa e o resultado ficou leve e divertido.
Quais foram os maiores desafios que vocês encararam ao longo das gravações?
Angélica: Gravar um formato novo é sempre um desafio. Todas as áreas precisam entender o que o programa quer entregar, qual o tom, o timing de cada desafio. E isso exige muita pré-produção e muita conversa com todos os profissionais envolvidos. Mas nós trabalhamos com uma equipe muito dedicada e acostumada a fazer realities e isso facilita muito o processo.
A segunda prova da competição é a ‘Memória Afetiva’, que são receitas de família de diversos lares em diferentes partes do Brasil. Como foram essas gravações?
Angélica: Nossas equipes foram a 10 casas em diferentes partes do país para apresentarmos as receitas que fazem parte das histórias dessas famílias. São receitas conhecidas no nosso país e que têm uma importância especial.
LP: Depois de uma longa pesquisa de personagens e pratos típicos dos lares brasileiros, escolhemos os que tocam as pessoas. Histórias de lembranças de mães, de avós, do almoço de domingo, que nos emocionassem, essa foi a nossa busca. Fomos com nossas equipes a essas cidades em busca de pratos do dia a dia do brasileiro.
Alguma participação surpreendeu vocês? Ou algum momento curioso/engraçado que possam compartilhar?
Angélica: Em todos os episódios temos momentos surpreendentes, engraçados. Nossos convidados deram um show no programa. Não necessariamente fizeram pratos shows, mas se divertiram muito no programa (risos). Todos vieram na vibe de aproveitar com suas mães ou filhos esse momento.
LP: Fiquei surpreso com todos os convidados. É muito curioso e divertido assistir um momento de intimidade entre mães e filhos que não podemos viver, a não ser que sejamos convidados para as casas deles.
O reality reúne mães e filhos e traz essa conexão da cozinha afetiva, em família. O que o público pode esperar do programa? Emoções, surpresas, momentos divertidos?
Angélica: O programa tem de tudo. É divertido, a gente se identifica com a relação das mães e seus filhos, tem emoção, tem superação. É bem legal ver os filhos orgulhosos de conseguirem entregar um prato de uma receita que eles nunca se imaginaram cozinhando. É um programa com gostinho de casa.
LP: Broncas, filhos muito bravos com as mães, arrependimentos pelas broncas, choro de emoção (risos), ou seja, um cardápio muito divertido.
‘Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua’ tem produção de Maiana Timoner, direção artística de LP Simonetti e direção geral de Angélica Campos. A direção de gênero é de Boninho.
Tags
Programação