Divulgação Globo/Paulo Belote |
Passaporte na mão, mochila nas costas e aquele refresco gostoso no início do ano. Vai começar a imersão na realidade paralela do ‘Big Brother Brasil’. Quando chega janeiro, os fãs já estão preparados para acompanhar cada acontecimento da casa mais vigiada do país. Dentro dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, brothers e sisters – anônimos e já conhecidos – chegam à disputada residência temporária e se envolvem na dinâmica que vale milhões. Mas, é em todo o Brasil que ressoam os desdobramentos da história que não permite que ninguém fique de fora do game.
A 23ª temporada do BBB já começa de um jeito diferente: pela primeira vez, uma casa de vidro dá as boas-vindas a quatro candidatos antes mesmo do início oficial do reality. De lá vêm mais dois participantes, além dos 20 integrantes já anunciados para a temporada. Divididos novamente entre Pipoca e Camarote, eles são as 22 pessoas responsáveis por protagonizar uma nova história de 100 capítulos, que começa na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro, e cuja premiação final ainda é desconhecida, mas a maior de toda a história do programa. O valor pago como recompensa ao vencedor pode aumentar durante a temporada, e todos devem colaborar para que o prêmio seja o maior possível.
A dinâmica deste ano recebe mais alguns elementos extras que esquentam a disputa. A chegada do “Poder Coringa”, uma espécie de “card do poder”, dá vantagem a um jogador toda semana. Forte candidato a se tornar um dos trunfos mais disputados da edição, o recurso tem tudo para apimentar a corrida pelo primeiro lugar do BBB 23. Funciona como um leilão: antes das compras, um benefício diferente no jogo aparece à disposição dos confinados. São várias as possibilidades, mas apenas um participante pode usufruir do poder. Dentro do confessionário, cada confinado determina quantas estalecas – poucas, muitas, todas? – está disposto a pagar para arrematar o privilégio. Ao final dos lances, o resultado é divulgado para todos. Na estratégia, vale de tudo: corrida para ver quem entra antes no confessionário, blefe sobre ter dado mais ou menos estalecas, segredo sobre o lance... Resta saber até onde os participantes vão em busca do poder.
Já a posição mais privilegiada do ‘Big Brother Brasil’ ganha um upgrade e tanto na edição 23. Nesta temporada, o líder da semana tem à disposição os privilégios já conhecidos pelo público – dorme em um aposento exclusivo, define quem é Vip e quem é Xepa, indica alguém direto ao paredão, fica imune aos votos da casa e tem uma festa em sua homenagem – e uma pitada a mais de mordomia. Em seu quarto, agora também se encontra uma grande central de controle. Nela, o todo-poderoso pode acessar, de maneira limitada e pré-determinada, diversos comandos que possibilitam uma visão privilegiada do jogo. Dentre eles, assistir ao que acontece no restante da casa com áudio; descobrir o total de votos que recebeu até então; e a possibilidade de despertar os participantes na hora que desejar. As funções, mesmo com limite de acesso, tornam o posto de líder ainda mais valioso e estratégico no percurso rumo ao primeiro lugar.
Uma grande novidade também está reservada para o dia de eliminação. Quem deixa o ‘Big Brother Brasil’, em geral, ainda tem muita coisa a dizer. Por isso, no BBB 23, o participante que sai do jogo tem uma última chance de abrir o verbo. Pela primeira vez, o eliminado pode deixar um recado em vídeo para alguém que ainda está na disputa. E melhor: o vídeo é endereçado e exibido na tela da casa, diante de todos os confinados. Se vai ser uma bomba, um conselho, um alerta, um veneno ou até mesmo uma informação duvidosa que pode prejudicar o jogo do rival, só descobriremos após a primeira eliminação. Por enquanto, que comecem os palpites!
“Fazer diferente está na essência do BBB. Este ano, a temporada já começou de uma forma inédita, com uma casa de vidro sendo transmitida antes da inauguração da moradia principal dos brothers. De lá, saíram dois participantes que se juntarão aos 20 já selecionados. Pela primeira vez, a casa recebe 22 participantes em uma única entrada. São muitas as possibilidades”, comenta Rodrigo Dourado, diretor artístico do BBB. Dourado também destaca o objetivo de promover novas experiências aos confinados: “Tudo isso vem cercado de dinâmicas que criamos para esquentar o game, surpreender os jogadores e gerar entretenimento para o público. A primeira semana do jogo vai ser agitada e com novidades que dependem da participação dos fãs. A galera de casa vai ter um papel determinante do início ao fim do BBB 23”, adianta o diretor.
Prestes a iniciar o segundo ano no comando do programa, Tadeu Schmidt mantém a animação de estreante. “O Tadeu do BBB 23 está muito mais tranquilo e, certamente, vai curtir ainda mais. No ano passado, eu estava muito atento em entender tudo e focado em experimentar, em descobrir... Agora, não. Já sei como as coisas funcionam e estou ansioso para curtir muito desde os primeiros momentos”, declara. Em relação aos novos recursos do game, o apresentador opina: “Eu estou muito animado com o fato de as estalecas possibilitarem aos participantes comprar um poder no jogo – acho que vai ser muito interessante. E também com o ineditismo de o prêmio ir mudando durante a temporada. Isso é uma grande novidade, nunca teve, e vai ser muito lega! Vai mexer mais ainda com os participantes”.
Amor, treta e humor caminhando lado a lado
Peça fundamental de toda boa história, o humor não fica de fora da nova edição do ‘Big Brother Brasil’. Os quadros ‘CAT BBB’ e ‘Big Terapia’, já consagrados com o público, retornam na 23ª temporada. E uma estreante no time promete fazer todo mundo se divertir com os melhores diálogos do reality – toda semana, um vídeo inédito da ilustradora Rafaella Tuma vai mostrar o que está em alta na rotina dos participantes. Brincando com situações vividas pelos confinados e também com o que repercute fora da casa, os humorísticos prometem ainda mais risadas e interações com os fãs do programa.
Rafa Tuma pretende não deixar escapar os momentos icônicos da edição, e adianta que vai usá-los como inspiração e fonte para suas criações. “Vou ter um período intenso de correria e imersão no BBB para não deixar passar absolutamente nada! Minha missão é fazer o espectador sorrir. Tenho certeza de que essa junção de animações e BBB vai ser o puro suco do entretenimento brasileiro”, aposta.
Já Paulo Vieira, que não dispensa aos convidados semanais do ‘Big Terapia’ um conselho sincero, acredita que os participantes eliminados vão se divertir ainda mais este ano. No quadro, o humorista analisa de maneira inusitada o comportamento dos confinados, ajudando os fãs do reality a entender o que acontece com os brothers nos momentos de tensão da disputa. “Ano passado, quando entraram na casa, os participantes não sabiam que o ‘Big Terapia’ existia. Então, para eles, era uma surpresa. Deu muito certo, mas acredito que agora, sabendo da intenção, eles vão vir muito mais animados e rendendo mais ainda para essa entrevista”, destaca.
Pelo ‘CAT BBB’, Dani Calabresa está pronta para continuar recebendo todo tipo de solicitação do público e manter o diálogo próximo com os fãs. Além de, vez ou outra, encarnar os personagens da casa, proporcionando boas risadas aos espectadores. A humorista é só empolgação para voltar ao ar: “Na minha opinião, o BBB é o programa mais comentado do país, então, fazer parte disso é muito especial. É um desafio diferente para minha carreira de atriz e apresentadora. Sinto que o meu carinho pelo reality como espectadora ajuda na hora de sugerir piada, brincadeiras ou imitações para a equipe de redação. Eu realmente sou fã do ‘Big Brother Brasil’! Não vejo a hora de voltar a atender ao telefone do ‘CAT BBB’”.
Os assinantes Globoplay seguem tendo a chance participar do ‘CAT BBB’ enviando um áudio sobre os brothers e sisters para o Whatsapp da plataforma, no número (21) 99821-2619, ou diretamente pelo globoplay.com/whatsapp. As melhores mensagens são selecionadas e podem aparecer no programa.
A casa mais desejada do Brasil
Se os brasileiros pudessem escolher um lugar para passar uma temporada, em qualquer lugar do mundo, a resposta de muitos certamente seria a casa do ‘Big Brother Brasil’. Para atender ao desejo de alguns deles – os sortudos integrantes da Pipoca e do Camarote – e com inspiração nas maiores viagens que o BBB pode proporcionar, a casa desta edição apresenta destinos que vão de paisagens naturais e urbanas a um passeio por outra dimensão. Afinal, lá é o lugar onde tudo acontece de maneira única, como nunca se viu.
Centro de todos os encontros e principal ponto de reunião do grupo de confinados, a sala tem tudo que um bom viajante pode querer. Na decoração deste cômodo, itens que remetem ao local perfeito para o planejamento de uma nova jornada, além de lembranças trazidas dos mais variados destinos.
Já os quartos apresentam a oposição entre deserto e fundo do mar. Em um deles predominam os tons terrosos, e os elementos rochosos e arenosos são protagonistas da decoração e das estampas. No outro, conchas, algas e animais marinhos preenchem as roupas de cama, chão e paredes do cômodo. Os aposentos do líder seguem no andar de cima, mas agora com um upgrade: a chegada de uma central de controle que conta com bancada de comandos, leitor biométrico e sensor touch.
E se existisse um lugar perfeito para o teletransporte, o confessionário seria um forte candidato a preenchê-lo. Na nova temporada, o espaço promove uma viagem lúdica aos participantes e representa a ponte entre as duas realidades do reality: a de dentro e a de fora da casa. Luzes coloridas posicionadas em forma de espiral, a famosa cadeira ao centro e formas geométricas do chão ao teto dão a sensação de adentrar uma realidade paralela.
Na hora da comida, não tem escapatória: é Vip ou Xepa. E o local de cada grupo nas duas cozinhas mais vigiadas do país já está repaginado. Quem for Vip, vai usufruir de um cômodo que lembra o aconchego de uma casa de serra, com direito a uma lareira artificial e a móveis e cores amadeiradas predominando no ambiente. Já a Xepa vai preparar a comida em uma cozinha típica de casa de praia, com tons azuis e verdes na paleta de cor e um destaque à parte na mesa de refeições, cujo tampo faz alusão a uma grande prancha de surf. Os fogões dos dois grupos continuam posicionados frente a frente, garantindo a troca de olhares entre quem cozinha com maior ou menor variedade de alimentos a cada semana.
O banheiro da nova casa remete a uma gruta, com pedras e folhas dando charme ao ambiente. Vale lembrar que o consumo consciente segue sendo regra e o desperdício de água, seja na hora do banho ou em qualquer outra ocasião, pode colocar todo mundo no “tá com nada”.
A área externa tem muros que reúnem paisagens de diferentes destinos em um só lugar, indo dos arranha-céus de grandes metrópoles à calmaria das áreas residenciais, com direito a um painel com grafite exclusivo produzido por artistas que fazem parte da equipe da TV Globo. A piscina ainda garante frescor e lazer para os dias de sol e, bem ao lado dela, fica o inédito bar molhado, que pode ser abastecido em ocasiões especiais, surpreendendo os confinados com bebidas para quebrar a rotina.
Também no gramado, a academia, desta vez, representa um farol. Para facilitar o planejamento de jogo dos participantes, além de aparelhos de musculação, o cômodo conta com poltronas para acomodar aliados e o já tradicional painel tático que possibilita montar e visualizar diferentes estratégias para o game. As paredes têm uma textura que remete à ferrugem, lembrando a aparência da grande estrutura à beira-mar.
Cenografia e produção de arte para uma Big temporada
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Globo/Paulo Belote |
Para dar vida e cor à nova casa do ‘Big Brother Brasil’ foram necessários cerca de cinco meses de obra e muitos mais de planejamento. Na definição do tema, passando pelo projeto, orçamento e execução, o trabalho começou antes mesmo de o BBB 22 terminar. À frente da cenografia do programa, Camila Costa revela que o grande estímulo de sua função é transformar a casa com um projeto inovador. “O maior desafio é trabalhar novamente na mesma casa, nos mesmos ambientes, e trazer uma nova roupagem. O ineditismo é algo que buscamos em toda temporada e sentimos uma realização muito grande quando vemos que conseguimos entregar isso”, conta a cenógrafa.
Camila explica o conceito da nova residência: “A casa do BBB 23 concentra informações de múltiplos destinos. Não nos prendemos a representações de países ou cidades específicas, mas trouxemos o tema ‘viagem’ de forma ampla. São tipos de viagem: para a serra, para a praia, para o deserto, fundo do mar ou até mesmo para o espaço”, descreve. “O exterior, por exemplo, é uma grande metrópole, com áreas que remetem a territórios comerciais, residenciais e a espaços mais underground, atendendo a todos os gostos”, completa.
Para decorar e preencher os cômodos, a equipe de produção de arte trabalhou na seleção e na criação de objetos e estampas que destacassem a identidade escolhida para cada ambiente. Na sala, um cuidado especial na reunião de itens que ajudam a fazer alusão a destinos espalhados por todo o mundo. “Como ali é a ‘sala do viajante’, buscamos souvenirs que representam lugares icônicos e peculiares tanto do exterior, quanto do Brasil. Temos, por exemplo, as fitinhas do Senhor do Bonfim; uma brincadeira com os cadeados das pontes, que são marcantes mundialmente para casais apaixonados; esfinges do Egito; pratos marroquinos; além de binóculos, bússolas e mapas, que também aparecem no restante da casa”, enumera Luis Fernando Cardoso, produtor de arte do BBB.
Já para lembrar o deslocamento dos viajantes, a equipe preparou para os participantes malas de rodinha que têm patches e broches gráficos aplicados, além de etiquetas personalizadas que reproduzem as tradicionais tags de identificação de bagagem. Também estão entre as idealizações da produção de arte as estampas das roupas de cama dos quartos; a primeira urna de sorteio arredondada do ‘Big Brother Brasil’, no formato de um globo terrestre; o novo design do roupão do líder; e peças inéditas do tabuleiro tático do quarto do todo-poderoso que, desta vez, trazem a fisionomia dos brothers e sisters esculpida em cristais translúcidos. “Para a gente, esta é uma vedete do nosso trabalho”, destaca Luis Fernando em referência à última criação.
A atuação da cenografia e da produção de arte vai além da conceituação da casa. Para a ornamentação de festas e ações e para a produção de equipamentos das provas semanais do programa, o trabalho já começou. Depois da fase de conceituação, cada atividade é preparada com cerca de três semanas de antecedência de sua realização. “Com o passar dos anos, fomos evoluindo muito as festas. A cenografia passou a criar painéis que não criava antes, a produção de arte começou a inserir elementos aéreos e flutuantes, em uma criação conjunta que beneficia muito o resultado que é percebido pelos participantes, pelo público e pelas marcas parceiras”, exemplifica o produtor de arte. “Já nas provas, criamos elementos muito inusitados porque eles atendem a uma demanda específica, que só o BBB tem. É um desafio que a gente gosta! Tem momentos em que achamos que não vai dar certo, mas acabamos conseguindo. São os deuses da produção que estão a nosso favor (risos)”, brinca.
Identidade visual para o programa e para seus competidores
Em um jogo onde todo mundo quer ver e ser visto, não pode faltar a marca registrada. Por isso, em todos os canais por onde acessa conteúdo do BBB, o público se depara com um minucioso trabalho de cores, ícones, formas e personagens que imediatamente transportam para o universo do reality. Por trás deste trabalho, a equipe de videografismo apresenta, este ano, uma identidade visual marcada pela suavidade e pela quebra do alto nível de contraste.
Na paleta da edição, que passeia predominantemente por tons de laranja, azul e amarelo, o degradê marca a transição de cores. Novos ícones representam as atividades inéditas, como o “Poder Coringa”, e traduzem em imagem os já conhecidos grupos Camarote e Pipoca. Há novidades visuais programadas também para o estúdio do apresentador Tadeu Schmidt, que está ainda mais interativo no BBB 23.
Uma surpresa à parte é reservada aos roBBBs: desta vez, a personalidade de cada robô está mais evidente e convida o público a interagir e conhecê-los melhor. “Reforçamos as características individuais desses personagens porque queremos que o público os reconheça como eles são. O roBBB laranja é o personagem principal, o líder. A rosa tem um lado mais ‘influencer’, está sempre com o celular na mão, nas redes sociais. O roxo aparece em tela nos momentos de festa, é o DJ. O azul pequenininho é o anjo querubim, já o verde é o competidor. A roBBB amarela é a mais descolada, tem atitude, e também é mais jovem que os demais; está ligada a dinâmicas de comportamento. E o roBBB monstro aparece para apimentar o jogo, acompanhado do b-22, que flutua ao lado dele e ri de tudo que ele faz; eles são uma dupla como Dick Vigarista e Muttley”, descreve o designer Rodrigo Cipriano, que comanda a equipe.
E não é só na arte do programa que mora a personalidade. Os espectadores assíduos de BBB já sabem a curiosidade que dá quando o alerta “Despensa” aparece na tela da casa para os brothers e sisters buscarem seus looks para festas ou vestimentas apropriadas para as ações do jogo. Nem sempre glamourosas – já que podem ser uma fantasia de monstro ou um uniforme com apetrechos de prova – mas sempre bem produzidas e pensadas para atender ao conforto e bem-estar dos confinados, as roupas dos participantes são elementos que dão o tom a momentos de disputa, de festa ou de brincadeiras na casa.
Nas provas, as peças colocam os confinados em condições de igualdade. Já nas festas e ações é o oposto: é a hora de cada um brilhar do seu jeito mais particular.
Para isso, antes mesmo da estreia, a equipe de figurino trabalha em busca do estilo característico de cada participante, e 100% das peças produzidas são customizadas por ela antes de chegarem aos confinados.
As pesquisas para este trabalho começam às cegas, já que antes de os participantes serem revelados os profissionais recebem apenas as medidas aproximadas de cada um, sem saber de quem se trata. “Assim como o público, não sabemos nada sobre eles. Vamos conhecendo e entendendo a identidade visual de cada um pelos itens que eles trazem na mala para o programa. E esse processo dura toda a temporada. Observamos 24 horas por dia e vamos descobrindo as cores de preferência, quem gosta ou não de salto, quem usa mais acessórios...”, revela Mara Santos, figurinista do BBB.
Os dummies que auxiliam os participantes em momentos específicos do confinamento já viraram um ícone do programa, e também ficam sob os cuidados da equipe de figurino do reality. Este ano, o personagem está com um novo visual, vestindo um macacão amarelo e branco. Já no lugar da máscara, o sorriso: “É um dummy feliz”, conta Mara. A figurinista também elege outra fantasia bastante querida, desta vez, por sua equipe: “Os monstros são a nossa paixão e diversão. Neles a gente pira. Eu adoro a hora de me vestir para testar o tamanho, checar a mobilidade, ver se passa pelas portas...”, se diverte.
A superprodução do maior reality show do país
Interface do diretor com a equipe, a produção do BBB tem a missão de planejar e organizar tudo o que é necessário para que o reality chegue à casa de milhões de brasileiros todos os anos. Provas, festas, ações, programas ao vivo e dinâmicas especiais envolvem a rotina dos brothers e sisters confinados, dia a após dia. E a cada temporada, há ainda as surpresas que só se revelam ao longo da competição. Como o próprio nome diz, é a realidade que se torna show para o grande público, mas não sem muito esforço e dedicação por trás das câmeras. “Eu ainda me assusto, apesar de estar no meu quinto ano de BBB, com o tamanho que tem esse programa, com a proporção que ele toma no ar e com a paixão das pessoas que ele mobiliza”, conta Mariana Mónaco, responsável pela produção do ‘Big Brother Brasil’.
Líder de uma grande equipe, formada por quase 30 pessoas, ela afirma que a parceria com o diretor artístico Rodrigo Dourado e a paixão dos profissionais envolvidos ajudam muito no desafio que é colocar de pé uma nova edição do reality show. Como quem vê de perto e faz tudo acontecer, Mariana diz que o poder de realização do programa é muito grande e muito rápido, graças a um trabalho de qualidade e dedicação que se aprimora há duas décadas.
Para ela, o aspecto mais cativante de fazer parte do BBB, além de estar por trás de um dos principais produto de entretenimento do país, é ver o lugar que ele ocupa na sociedade. “É sobre colocar um conteúdo de entretenimento na TV e isso alegrar o dia a dia das pessoas. E, ainda, poder mudar a vida dos participantes que estão lá dentro. Eu vejo como eles têm as vidas transformadas, principalmente os Pipocas, mas também os Camarotes”, observa.
Tão intenso para quem vive o jogo dentro e fora da casa, o BBB é também muito pujante para quem o faz. E não são poucos os integrantes de seus bastidores: cerca de 500 pessoas, em diferentes frentes de atuação, são necessárias para entregar ao público as 24 horas diárias que vão ao ar de janeiro a abril na TV Globo. “Eu entro em uma edição do BBB uma pessoa e saio outra. Tenho saltos de evolução pessoal e profissional muito grandes. O programa nos leva a desafios e a extremos. Não tem como não sair diferente de um projeto como esse”, declara Mariana Mónaco.
A produtora não esconde seu momento preferido na rotina do ‘Big Brother Brasil’, que considera ser a consolidação de seu trabalho: “Quando a gente se reúne para fazer o programa ao vivo, que é o nosso carro-chefe, e conclui mais um dia, é uma satisfação enorme. Ali é como se a gente estivesse amarrando tudo aquilo que estamos entregando. É muito legal! Os dias de prova também são muito emocionantes. Fora os dias de eliminação, em que às vezes tem viradas que acontecem durante um intervalo, e tudo muda”, descreve.
Na tela e nos bastidores do BBB
Dias e noites intensos, muitas câmeras para acompanhar, programas ao vivo, provas, festas e, este ano, 22 histórias para contar. Comandar o maior reality show do Brasil não é tarefa simples; são vários os desafios. Mas, nos bastidores, Rodrigo Dourado vibra com a chegada de mais uma temporada sob sua direção artística: “O ‘Big Brother Brasil’ é um programa muito vivo, e eu, assim como toda a equipe, fico sedento por conhecer as novas histórias que vão se desdobrar com o decorrer do jogo. É incrível como os participantes direcionam o rumo da narrativa e nos surpreendem a cada dia”.
Embora as dinâmicas escolhidas pela direção e equipes para cada semana mexam com a competição, Dourado destaca a imprevisibilidade de um reality como o BBB. “É uma história contada pelos participantes, a tal da ‘dramaturgia às avessas’. Isso é muito interessante. Quando você coloca as pessoas dentro da casa, entrega uma página em branco na mão delas e diz que a regra é fugir do paredão e chegar à final. O que eles vão fazer depende de cada um. A gente escolhe indivíduos. Quando você junta esses indivíduos, a explosão acontece no coletivo. As pessoas são umas sozinhas, mas elas se revelam outras dependendo das suas companhias”, constata.
Já na frente das câmeras, Tadeu Schmidt cumpre o papel de mediador entre público e brothers. Ao mesmo tempo em que é o fio condutor do reality, passando os principais acontecimentos do BBB para os espectadores, é também o único contato dos participantes com o mundo exterior. Elogiado pelos textões de eliminação que entregou na última edição, o apresentador confirma que o momento em questão é o preferido em sua rotina no programa. “É até estranho falar isso, porque alguém está indo embora ali, mas faz parte do jogo. Eu gosto pelo fato de ser um momento decisivo. É uma hora de muita energia, atenção, tensão e emoção. Existe uma concentração de todo mundo em torno daquele resultado, das palavras que estão sendo ditas. Então, é realmente o meu momento preferido e eu capricho o máximo que posso”, revela.
Na entrevista a seguir, Tadeu fala mais sobre sua expectativa para a nova temporada.
ENTREVISTA COM O APRESENTADOR TADEU SCHMIDT
O que mudou do Tadeu Schmidt estreante no BBB 22 para o Tadeu que chega ao BBB 23?
O Tadeu do BBB 22 estava prestes a descobrir como era o programa. Por mais que eu assistisse ao reality, não tinha como saber como cada coisa funcionava tecnicamente ou como eu tinha que me preparar para cada momento. O Tadeu do BBB 23 já aprendeu tudo isso, já sabe como se preparar, já sabe como funciona cada questão técnica, de áudio, de vídeo, de delay, de comunicação. Então, o Tadeu do BBB 23 está muito mais tranquilo e, certamente, vai curtir ainda mais. No ano passado, eu estava muito atento em entender tudo e focado em experimentar, em descobrir... Agora, não. Já sei como as coisas funcionam e estou ansioso para curtir muito desde os primeiros momentos.
O que mais te surpreendeu e te cativou no programa?
O que mais me impressionou no BBB foi o poder que ele tem de mexer com as pessoas. É incrível, é algo que só o futebol também consegue fazer: ter torcida, exaltar os ânimos, virar assunto o dia inteiro. Qualquer coisa que acontece no BBB se torna relevante na vida das pessoas. Também chamou muito a minha atenção a emoção que vemos nos participantes, aquelas pessoas que estão vivendo ali um momento único na vida delas. Mesmo os integrantes do Camarote, que já são conhecidos, vivem uma experiência transformadora. Fazer parte desse momento é um privilégio extraordinário.
Qual novidade desta edição você acha que vai movimentar mais a disputa?
Eu estou muito animado com o fato de as estalecas possibilitarem aos participantes comprar um poder no jogo – acho que vai ser muito interessante. E também com o ineditismo de o prêmio ir mudando durante a temporada. Isso é uma grande novidade, nunca teve, e vai ser muito legal! Vai mexer mais ainda com os participantes.
Qual o maior desafio da sua função de apresentador do ‘Big Brother Brasil’?
O maior desafio, que eu mesmo me impus, foi o de ser justo. Me preocupo em não interferir no jogo, em apenas coordenar as dinâmicas para que elas fluam bem.
Sabemos que os “textões” de eliminação são um ponto alto para você no BBB. É o momento que mais curte na rotina do programa?
O momento da eliminação é mesmo o meu preferido. É até estranho falar isso, porque alguém está indo embora ali, mas faz parte do jogo. Eu gosto pelo fato de ser um momento decisivo. É uma hora de muita energia, atenção, tensão e emoção. Existe uma concentração de todo mundo em torno daquele resultado, das palavras que estão sendo ditas. Então, é realmente o meu momento preferido e eu capricho o máximo que posso. Desde o domingo, quando se forma o paredão, eu começo a pensar em como vai ser o discurso, que estilo vou usar. Mas tem muitos momentos legais no BBB. Eu adoro as provas, talvez pelo meu histórico com o esporte; a família toda é de atletas. Eu até hoje sou um atleta amador e sou apaixonado por esporte. A competição do BBB é como um esporte em que eu sou, ao mesmo tempo, o juiz, a confederação da modalidade, porque preciso passar as regras, e o narrador. É muito legal, eu curto muito a vibração das provas. Curto muito também o papo com os participantes. Não dá tempo de ficar conversando tanto – por mim, a gente faria 20 minutos só de conversa – mas eu acho o maior barato, adoro!
Como tem sido a troca com o público desde a última edição?
É muito melhor do que eu poderia sonhar! Eu sabia da exaltação dos ânimos dos fãs com o BBB, e é impossível passar a temporada sem receber uma crítica; é natural. Mas se colocar em uma planilha todos os comentários negativos – que não são de todo ruim, porque é bom ouvir da pessoa que algo não foi legal e tentar ajustar. Quando alguém faz uma análise com educação eu acho superlegal, busco avaliar para tentar melhorar e fazer diferente – em comparação com o que eu recebi de carinho... caramba, eles somem! É como colocar uma bolinha de gude ao lado de um caminhão. Eu recebi carinho demais, muito mais do que achava que poderia receber. Foi emocionante e importante para mim durante o BBB, porque é um período de bastante dedicação, e essa resposta do público me dá força. E depois do BBB, como as pessoas vieram falar comigo que adoraram a minha apresentação do programa! Trouxeram algum elogio, uma palavra de carinho. Essa é uma das coisas que eu vou levar para sempre na minha memória.
Sustentabilidade no BBB 23
Água de reuso nos banheiros, sistema exclusivo de captação de água de chuva, energia limpa e 100% renovável são algumas das ações de sustentabilidade colocadas em prática ao longo da história do BBB. Este ano, elas ainda ganham o reforço do incentivo à coleta seletiva e à compostagem como parte da política de descarte de resíduos. As iniciativas têm potencial de fomentar importantes discussões junto ao público, mostrando aos fãs do reality caminhos para apoiar a preservação ambiental com mudanças na rotina diária. O movimento acompanha o compromisso de valorizar e proteger a biodiversidade, promover a consciência ambiental e respeitar os limites naturais do nosso planeta, assumido publicamente pela Globo em sua agenda ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança) e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Como incentivo às práticas sustentáveis, no BBB 23, os participantes terão, semanalmente, recompensas em estalecas pela qualidade do lixo que entregarem após a realização de sua coleta seletiva. Os brothers ganharão uma quantia a mais da moeda interna a depender do resultado obtido no ranking previamente estabelecido pela equipe de direção, com o apoio da área de Gestão Ambiental da Globo, que avalia o nível de eficiência na separação dos resíduos da casa. A ação estimula que os moradores da casa mais vigiada do Brasil estejam atentos à separação dos resíduos e se ajudem na tarefa cotidiana, em busca de gerar menos impacto para o meio ambiente e dar bons exemplos ao público.
O potencial de alcance do BBB reitera a importância de contar com ações como essas a cada nova edição. Em 2022, mais de 155 milhões de pessoas acompanharam o reality na TV Globo e no Multishow. Nas redes sociais, o programa gerou muita conversa da estreia à grande final; foram mais de 123,4 milhões de tweets publicados durante a temporada. “Ao implementarmos ações de sustentabilidade no BBB, com todo o seu potencial de repercussão na TV aberta, streaming, canais pagos e redes sociais, incentivamos também o público a colocar em prática pequenas mudanças que, no fim do dia, fazem grande diferença para o planeta e beneficiam toda a humanidade”, explica Mauricio Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.
Gonzales conta que a concretização das ações demanda estudos aprofundados em razão da dinâmica do programa, e por isso elas evoluem a cada ano. “Em 2023, estamos trazendo a compostagem como forma de descarte dos resíduos orgânicos, por exemplo. E para as iniciativas serem colocadas em prática, realizaremos um treinamento com todos os participantes, para que saibam como os resíduos devem ser descartados ou reaproveitados, além de como empregar no dia a dia as demais ações implementadas”, salienta.
Big em muitas dimensões
São 60 câmeras transmitindo o dia a dia dos brothers e sisters durante toda a temporada de confinamento. Mas, para quem não perde nada do ‘Big Brother Brasil’, a maratona pode ir muito além. Globoplay, Multishow, gshow, globo.com e g1 fazem parte do ecossistema da #Rede BBB, disponibilizando, repercutindo ou divulgando o reality.
No Globoplay, os fãs do programa começaram a acompanhá-lo antes mesmo da estreia. A partir das câmeras direto da Casa de Vidro, foi possível conferir os candidatos a integrarem a nova edição. Após o início do BBB23, oficialmente, a plataforma ainda vai disponibilizar 11 câmeras ao vivo e um mosaico com sinais simultâneos para que os assinantes acompanhem a rotina dos participantes na casa. Quem não é assinante pode conferir o programa na íntegra, além de curtir as edições do ‘Click BBB’; episódios do ‘Bate-papo BBB’ e o ‘Big Day’, com a revelação dos novos participantes da casa. O responsável pelo reinado da semana poderá convidar os brothers para curtir a sessão ‘Cinema do Líder’, em que os participantes assistem a títulos do catálogo Globoplay e da TV Globo. O filme escolhido será exibido na TV Globo para o público de casa logo após o programa. E os assinantes do Globoplay + Canais Ao Vivo, que têm acesso ao Multishow, terão ainda mais BBB ao vivo.
Logo após a transmissão na Globo, o Multishow exibe 1 hora de conteúdo na íntegra direto da casa mais vigiada do país, além de flashes ao vivo ao longo do dia, durante a programação. Já o ‘BBB – A Eliminação’ estreia no dia 18 e agora em um novo horário: toda quarta, às 20h. A cada semana, Ana Clara e Bruno De Luca recebem o eliminado do jogo para um bate-papo divertido com direito a participação do público, dinâmicas e quadros de sucesso. O ‘TBT BBB’ também está de volta sempre às quintas, às 20h, no canal Humor Multishow no Youtube, onde o público poderá acompanhar a entrevista de Ana Clara e Bruno De Luca com os participantes do reality para comentar todos os detalhes sobre sua trajetória no programa. Na semana final da edição, todos os brothers e sisters se reúnem no Multishow para participar do programa ‘O Reencontro’ e fazer o famoso acerto de contas. E não para por aí: o canal ainda contará com os programas ‘A Invasão’ e ‘Inimigos do Fim’ para fechar bem a edição relembrando os momentos marcantes vividos ao longo do confinamento.
Durante o BBB 23 o foco no gshow será ainda maior! O portal de entretenimento da Globo segue como o ambiente digital e oficial para a cobertura do BBB, com as votações que definem a trajetória do jogo e conteúdos exclusivos para o público. No ponto de encontro dos fãs do reality ainda estarão disponíveis resumos em vídeo e playlists com tudo o que os participantes fazem na casa, a repercussão na web sobre o programa, enquetes, produções originais, podcasts e muito mais. Este ano, o gshow amplia a cobertura dedicada ao programa e prepara uma série de novidades, que começam com a revelação das três apresentadoras que estarão à frente dos conteúdos originais em vídeo e podcast: Vivian Amorim, Jeska Grecco e a influenciadora Patrícia Ramos.
O trio e uma série de convidados estarão presentes na ‘Maratona Big Day’, uma live no gshow e no Globoplay, com flashes ao vivo na programação do Multishow, que vai trazer todas as curiosidades dos brothers e sisters e as primeiras reações do público e de famosos sobre os confinados. O ‘Bate-papo BBB’ também continua na edição deste ano, mas agora terá duas apresentadoras: Vivian Amorim, que já comandou o programa em outras edições, e a influenciadora Patrícia Ramos, que faz sua estreia. Com exibição toda terça após as eliminações, no gshow e no Globoplay, o programa vai contar com interatividades ao vivo com o público, um cenário novo e com as primeiras reações dos participantes assim que deixam a casa do BBB.
A ‘Live do Líder' é outra atração que retorna direto da casa mais vigiada do Brasil, transmitida às quartas-feiras antes da festa do líder, com exclusividade no gshow. Quem também está em contagem regressiva para mais uma temporada é o podcast ‘BBB Tá On’, comandado por Jeska Grecco e que estreia várias novidades, incluindo episódios em vídeo, que terão a presença da influenciadora Patrícia Ramos, e trarão todos os desdobramentos do reality, entrevistas e convidados especiais.
Outra estreia é a página ‘BBB Hoje’, um espaço dentro do portal de entretenimento da Globo para o usuário consumir os acontecimentos mais relevantes de cada dia no game. Na página dos participantes, o público poderá acompanhar o status dos confinados, assistir ao raio-x do dia e conferir o queridômetro. E a cobertura dos eventos agora tem um lugar privilegiado no gshow. Para apresentar de forma ágil o que repercute no universo do reality, cada dinâmica terá uma página própria para os usuários acompanharem em tempo real, com textos e vídeos, os acontecimentos da formação do paredão, Jogo da Discórdia, eliminação, festas, provas e muito mais.
Já o portal gastronômico da Globo, Receitas, vai aproveitar como mote criativo o bate-papo mais conhecido do programa quando o assunto é alimentação: Vip x Xepa. Serão publicadas receitas preparadas pelos participantes e a nova aposta são as dicas da cozinha, como por exemplo: “Qual a forma correta de usar o espremedor de laranja?”; “Como tirar o gosto forte do fígado?”; “Qual a forma mais rápida de lavar louça?”; entre outras. Para reforçar o conteúdo editorial, continuam as receitas do almoço do líder e do almoço do anjo. Os vídeos de pratos divertidos preparados pelos brothers e sisters que foram sucesso na edição passada, seguem no BBB 23. A novidade é que influenciadores digitais serão convidados a reproduzir alguma receita inserida no Receitas.
No g1, a cobertura jornalística traz informações sobre os principais acontecimentos do programa, com temas regionais, geracionais, saúde, mas também com memes, serviços ou curiosidades. Tudo isso com uma experiência multiformatos, que entrega de matérias a vídeos.
Na maior homepage do país, a globo.com, a jornada do público será intensa. Na edição de 2023, além do componente de votação, com um atalho para o usuário votar no gshow desde a formação do paredão até a eliminação da semana, a página terá também uma lista com acesso rápido às páginas dos participantes, com o resumo de toda a trajetória de cada um no programa.
O ‘BBB 23’ tem apresentação de Tadeu Schmidt, produção de Mariana Mónaco, direção artística de Rodrigo Dourado e direção de gênero de Boninho. O programa estreia no dia 16 de janeiro e vai ao ar de segunda a sábado, após ‘Travessia’, e domingos, após o ‘Fantástico’.
Além da exibição diária na TV Globo, o BBB 23 pode ser visto 24 horas por dia no Globoplay, que conta com 11 câmeras ao vivo, um mosaico com sinais simultâneos, dispõe do programa na íntegra, edições do ‘Click BBB’ e o ‘Bate-papo BBB’. Todos os dias, após a transmissão na TV Globo, o Multishow exibe uma hora de conteúdo ao vivo da casa, flashes ao longo do dia e o ‘BBB – A Eliminação’, exibido às quartas, às 20h. No gshow, além de votar e decidir quem sai do jogo, o público pode acompanhar conteúdos exclusivos, como o ‘Bate-Papo BBB’, o podcast ‘BBB Tá On’, a ‘Live do Líder’ e resumos do que de melhor acontece na casa.