Divulgação |
A TV Brasil apresenta sete novas séries documentais em sua programação a partir deste sábado (10) e domingo (11). A emissora pública estreia uma sequência de conteúdos inéditos aos finais de semana com atrações sobre temáticas diversas como literatura, cultura contemporânea, automobilismo, culinária e turismo. As edições dos programas ainda ficam à disposição para acompanhar no app TV Brasil Play.
As novidades na telinha do canal aos sábados são os seriados Imortais da Academia, produção que aborda grandes autores nacionais, às 7h; Geekland, uma imersão no universo dos games, tecnologia, apps, filmes e séries, às 11h; Tunadas, sobre esportes a motor, em seguida, às 11h30; Receitas Brasil, para abrir o apetite, às 12h30; e a segunda temporada do reality Geohunters, logo depois, às 13h.
Já aos domingos, a TV Brasil traz para o público dois programas que incrementam a sequência de obras da emissora sobre o país, as belezas do território continental e destinos encantadores. A primeira estreia é Belle Époque e as Fazendas Históricas, às 10h. Mais tarde, o destaque é Terra Brasil, às 19h. A série explora aventuras em viagens por regiões preservadas com foco na fauna, flora, clima e história dos destinos.
Imortais da Academia – sábado, dia 10/12, às 7h
Revelar o presente e o passado da Academia Brasileira de Letras (ABL) é o mote da série Imortais da Academia que a TV Brasil apresenta aos sábados, às 7h. Com 42 episódios de 26 minutos, a produção destaca os ocupantes das eternizadas cadeiras de uma das mais respeitadas instituições culturais do país.
Com narração de Fernanda Montenegro, o programa conduzido pelos próprios acadêmicos e por estudiosos de diferentes áreas mostra o espectro multifacetado que forma a ABL por meio da genealogia de cada uma de suas quarenta cadeiras.
A proposta é contar a história não apenas da literatura nacional, mas também do Brasil e de seu tempo. Produzido pela Giros, o seriado Imortais da Academia revela a casa de Machado de Assis para além da congregação de ilustres pensadores brasileiros. A entidade acompanha transformações socioculturais em um país em constante transformação.
Com o título "Cadeira 1: Abaixo o tatibitati", a edição de estreia da série analisa a vida e a obra de alguns dos acadêmicos que já tiveram a honra de ocupar o prestigiado lugar. São lembrados a atual titular, Ana Maria Machado, o fundador, Luís Murat, e o escritor goiano Bernardo Élis que derrotou Juscelino Kubitschek. De polêmicas a anedotas, a cadeira 1 da ABL sempre foi marcada pela intensidade.
Geohunters – Segunda temporada – sábado, dia 10/12, às 13h
A segunda temporada do reality Geohunters ganha a telinha da TV Brasil neste sábado (10), às 13h. Com seis episódios de 43 minutos, a produção combina cultura e uma jornada instigante repleta de mistério enfrentada pelos caçadores de aventura Fernando Pessiqueli e Rayssa Kirinus.
Os apresentadores viajam para resolver enigmas e descobrir as particularidades dos locais visitados, assim como as características históricas e geográficas da região. Muito suor, adrenalina e gratas surpresas estão no roteiro da série que, de forma descontraída, atrai almas jovens de todas as idades.
Para solucionar os enigmas propostos, a dupla precisa de coragem, inteligência, destreza e criatividade. O verdadeiro prêmio é a trajetória percorrida, os amigos que colecionam e as dificuldades para vencer os desafios. Costumes, histórias, arquitetura local e natureza servem de inspiração em cada destino.
A interação com a natureza oferece uma maneira curiosa de fazer turismo. Além da experiência de admirar o meio ambiente, as viagens fomentam reflexões sobre a história e a geografia dos locais visitados. Com direção de Marcelo Perri, a série da Paco Huberts estreia em Serra Negra.
No primeiro programa, a edição mostra a produção artesanal de cachaça e chocolates da cidade. Os apresentadores ainda conhecem um personagem cheio singularidades: o inventor Pedrinho criou um verdadeiro Museu dos Robôs empregando materiais descartados.
Belle Époque e as Fazendas Históricas – domingo, dia 11/12, às 10h
A produção Belle Époque e as Fazendas Históricas realiza uma viagem no tempo para descobrir como o café se tornou o principal produto da economia do país em certa época. Para isso, recorre diretamente à própria história nacional. A TV Brasil exibe o seriado com 10 episódios de 25 minutos aos domingos, às 10h.
A série documental retrata o trabalho de preservação dessa história por meio de muitas fazendas da época do café que eram a força motriz da economia nacional. O programa traça um panorama sobre diversas propriedades localizadas em estados da região Sudeste.
Grande parte da narrativa tem como fio condutor a arquitetura de cada local. O café fomentou a economia brasileira nos tempos da colônia. Carla Albuquerque dirige a atração da Medialand. O primeiro episódio encanta o público com um dos casarões mais bem preservados do Brasil do Império.
Terra Brasil – domingo, dia 11/12, às 19h
O seriado Terra Brasil enaltece os ecossistemas e os biomas nacionais ao desvendar paisagens incríveis, conhecer áreas de vasta natureza conservada e visitar unidades de conservação com ampla biodiversidade. A TV Brasil mostras o programa aos domingos, às 19h.
O biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt apresentam ao público informações sobre a fauna, a flora, o clima e a história de regiões de rara beleza. Em cada edição, os especialistas comentam as características de cada destino e indicam a importância das espécies locais.
Com 40 episódios organizados em quatro temporadas, a série da Medialand tem direção de Carla Albuquerque. O programa de estreia traz um passeio pela Vila de Paranapiacaba em que os visitantes se deparam com plantas, saberes da natureza e áreas da Mata Atlântica intactas.
Tags
Programação