Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é o assunto do 'Conversa com Bial' desta terça

Divulgação Globo

Hoje, dia 13, data dos 110 anos de Luiz Gonzaga, é dia de celebrar um dos principais representantes da cultura popular brasileira, que levou o título de Rei do Baião, principalmente por ter popularizado a musicalidade típica do sertão nordestino. Paulo Vanderley, um morador da região em que Gonzaga nasceu – na cidade de Exu, em Pernambuco –, e que o conheceu ainda criança, é o autor da biografia definitiva, que está sendo lançada em memória ao músico. No 'Conversa com Bial', Paulo se une a Chambinho do Acordeon para relembrar momentos emblemáticos da história de Gonzaga e afirmar sua importância.
 
Com suporte de imagens inéditas de Gonzaga em shows e ensaios, que emocionam os convidados, resgatam, para além do talento, sua personalidade, abordando, por exemplo, sua generosidade. Gonzaga presenteou inúmeras pessoas, das quais acreditava no talento, com uma sanfona. “Ele falou que foram mais de 200 sanfonas presenteadas, mas, nas minhas contas, foram cerca de 140, 150 [...], ele fez isso com Dominguinhos, Genário, Waldonys”, diz Paulo. O autor também cita a relação de Gonzaga com Dominguinhos: “A primeira sanfona que deu a Dominguinhos ele tinha apenas nove anos”, completa.
 
Outra relação forte de Gonzaga era com o pai, Januário, e com o filho, Gonzaguinha. Houve uma inspiração geracional para a música, quase como uma reação em cadeia, que é aprofundada na conversa. 
 
Chambinho do Acordeon, que tem em Gonzaga sua principal referência, foi ainda o escolhido para dar vida a ele no filme “Gonzaga, de Pai para Filho”, e conta uma curiosidade sobre o dia em que recebeu a notícia que estaria no elenco. “Fui fazer minha turnê de São João, no Piauí, e decidimos visitar o Museu Gonzagão, em Exu [...], quando saí do mausoléo, as pessoas estavam lá fora chorando, porque tinham me ligado falando que eu já estava no filme. Naquele momento senti uma coisa espiritual, de que era para mim. Sou muito grato a Luiz Gonzaga porque acredito que ele mandou um aviso lá de cima”, revela.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato