Reprodução/ TV Aparecida |
Nesta terça-feira (6/12), às 21h30, o "Aparecida Debate" vai falar sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Símbolo da arquitetura e o mais antigo Centro de Ciência do país, a construção, há quatro anos, foi quase toda consumida por um terrível incêndio. O resultado foi uma perda incalculável para a história do Brasil.
O local, situado na Quinta da Boa Vista, no bairro carioca de São Cristóvão, já abrigou um acervo de grande importância histórica e figurou como um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. O palácio serviu de residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, e abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889.
O programa da TV Aparecida, comandado pelo jornalista Eduardo Miranda, vai abordar a reconstrução do Museu da Quinta da Boa Vista e a previsão de reabertura para 2027.
E para comentar sobre o significado do Museu e a atual fase das reformas, a produção receberá no estúdio da emissora Suzana Lopes Salgado Ribeiro, professora, escritora e pesquisadora. Ela é graduada em história pela Universidade de São Paulo, fez mestrado e doutorado no programa de história social, além de ser coordenadora geral do Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Taubaté (SP).
Já pela internet será entrevistado Alexander Kellner, paleontólogo e diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Também foi Chefe do Departamento de Geologia e Paleontologia e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Zoologia. Atualmente ele é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Membro da Academia Brasileira de Ciências.
"Aparecida Debate", terça-feira, às 21h30
Tags
Programação