Divulgação Globo |
Em entrevista à jornalista Míriam Leitão, que irá ao ar nesta quarta-feira, dia 30, às 23h30, na GloboNews, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), coordenador do grupo de transição de Justiça e Segurança Pública, elogiou o relatório parcial concluído pela equipe ontem. O documento contempla diagnósticos para 17 temas distintos, entre eles, o fortalecimento da fiscalização da Amazônia, o controle do armamento da população, a criação do sistema único de segurança pública e o combate aos crimes cibernéticos. O relatório final ficará pronto no dia 11 de dezembro, na véspera de Luiz Inácio Lula da Silva ser diplomado presidente da República pelo Tribunal Superior Eleitoral. Perguntado se aceitaria o cargo de ministro da Justiça, Dino, que é ex-juiz federal, disse que aguarda a decisão de Lula: “Espero a escalação do técnico”.
O senador eleito acredita que as Forças Armadas e a polícia do Distrito Federal serão garantidoras da posse do novo presidente com paz e segurança. “As instituições são mais fortes que os delírios”. Para ele, a política não é decidida pela polícia, mas pelo voto popular. “É inadmissível que forças de segurança sejam apropriadas por extremistas para politização das funções. A democracia tem o dever de combater quem tenta destrui-la”.
O coordenador do grupo de Justiça e Segurança Pública também falou que os crimes ambientais terão atenção especial, com a criação de uma diretoria especializada. “Vamos enfrentar o problema da Amazônia com tecnologia (embargos remotos), com mais presença física dos agentes e revogação de todos os atos que dificultam o controle e a fiscalização dos crimes ambientais”.
A entrevista completa com Flávio Dino vai ao ar no programa ‘Míriam Leitão’, nesta quarta-feira, dia 30, às 23h30, na GloboNews.
Tags
Programação