Divulgação |
O dia 2 de novembro, feriado nacional de Finados, é para os cristãos um momento de recordar os entes queridos que se foram, bem como refletir sobre a nossa existência na Terra. Mas se abordar o tema da morte não é fácil nem para os adultos, imagine então o luto na infância? E neste contexto que o "Aparecida Debate" vai conduzir no programa desta terça-feira (1/11), às 21h30, na TV Aparecida.
Com apresentação de Guilherme Machado e participação de dois convidados, o "Aparecida Debate" vai mostrar que a perda para as crianças desperta emoções bem complexas, desde as pequenas coisas, como um brinquedo que estraga ou um jogo onde ele sai derrotado. Então falar sobre a morte de uma pessoa especial não é algo fácil.
Segundo levantamento feito pela produção, estudos indicam que viver o luto é importante para todos nós, até mesmo na infância, embora seja comum aos mais velhos evitarem falar sobre o assunto. Questões dentro dessa pauta serão discutidas no programa, entre elas: como falar sobre a perda com uma criança? Qual a importância do apoio para ela enfrentar esse período? Como ajudá-las a compreender o sentido da morte na fé cristã?
Para ajudar nesta reflexão, participará do debate pela internet Lucélia Elizabeth Paiva, doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e autora do livro "A arte de falar da morte para crianças", lançado pela Ideias e Letras, parte do Grupo Editora e Gráfica Santuário.
Também em vídeo chamada a atração contará com o Padre Uériques Oliveira Santos, vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo, na cidade de Jaú, no Estado de São Paulo.
"Aparecida Debate", terça-feira, às 21h30.
Tags
Programação