Reportagem da Record TV sobre desaparecidos na fronteira dos EUA que levou à prisão de suspeitos é finalista do Prêmio Latino-americano de Jornalismo Investigativo "Javier Valdez"

Divulgação Record TV

O Repórter Record Investigação é finalista do Prêmio Latino-americano de Jornalismo Investigativo "Javier Valdez" com a reportagem "Desaparecidos na Fronteira". O prêmio é promovido pelo Instituto Prensa Y Sociedad (IPYS), referência na promoção do jornalismo investigativo na América Latina e um dos mais importantes do gênero na região. O especial, que mostrou o drama de famílias de brasileiros que sumiram ao tentar chegar ao Estados Unidos ilegalmente, teve grande repercussão e levou à prisão de alguns coiotes que participaram do esquema.

Selecionada dentre mais de mil inscrições de diversos países, a matéria é uma das 32 finalistas escolhidas pelo júri. Além da indicação ao prêmio, o programa vai representar a Record TV em um painel sobre Direitos Humanos na Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo promovida pela instituição, a Colpin22, que será realizada em novembro no Rio de Janeiro. No evento, serão anunciados os vencedores da premiação.

O jornalístico, exibido em março deste ano, revelou que parentes dos imigrantes que partiram do Brasil na tentativa de chegar aos EUA pela fronteira com o México desconhecem como e por que eles sumiram. 

São homens, mulheres e crianças que se arriscam atrás do sonho americano e tornam-se reféns de um esquema lucrativo de tráfico de pessoas. E enfrentam rotas perigosas, dominadas pelos cartéis mexicanos, em uma viagem imprevisível.

Divulgação Record TV

O Repórter Record Investigação também conseguiu chegar até os coiotes brasileiros que atuam na região de Governador Valadares, Minas Gerais, o principal polo de migração clandestina. Os criminosos cobram quantias exorbitantes para enviar pessoas ilegalmente aos Estados Unidos.

Após a exibição, a Polícia Federal fez várias operações e prendeu os suspeitos denunciados pelo especial. O juiz responsável pela quebra do sigilo dos acusados citou nominalmente o Repórter Record Investigação em sua decisão, como prova do envolvimento dos aliciadores no esquema de imigração clandestina.

A reportagem exclusiva é de Mariane Salerno, Marcus Reis, Mariana Ferrari, Leandro Pasqualin, Mikael Fox, Renan Larangeira e Leonardo Chaves.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato